Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba como evitar o envelhecimento precoce causado pelo sol

Aos 53 anos, Mateus Carrieri chama atenção em 'A Fazenda' ao aparecer com a pele muito bronzeada no confinamento

Beleza|Do R7

Efeito cumulativo do sol resulta em envelhecimento precoce no rosto
Efeito cumulativo do sol resulta em envelhecimento precoce no rosto Efeito cumulativo do sol resulta em envelhecimento precoce no rosto

Mateus Carrieri é o participante mais velho da 12ª edição de A Fazenda. Aos 53 anos, o peão virou alvo de brincadeiras entre os colegas e chegou a pedir apoio de aposentados e pensionistas para permanecer no reality. Bronzeado e preocupado com a aparência, foi justamente os efeitos do sol no peão que chamou a atenção de telespectadores. Em cada formação de roça, ele ostenta uma pele cada vez mais queimada.

Mateus costuma ficar exposto ao sol sem proteção
Mateus costuma ficar exposto ao sol sem proteção Mateus costuma ficar exposto ao sol sem proteção

Os raios ultravioleta são os principais responsáveis pelo aumento das rugas, manchas, flacidez e até o perigo do câncer. Bolhas, insolação e queimaduras também surgem quando há excesso de sol. Para Daniel Coimbra, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o foco deve ser a prevenção – e o inesquecível protetor solar.

“No caso do Mateus, o que ocorre é o efeito cumulativo, um dos maiores vilões do envelhecimento. Quanto maior a exposição, maiores os efeitos.” Segundo o dermatologista, as consequências mais comuns, como produção de manchas, destruição do colágeno e formação de células cancerígenas, são facilmente reparadas durante a juventude.

Segundo o dermatologista, chega um momento em que o corpo não consegue mais fazer reparos como antes. “Aí acontecem os efeitos mais severos, como rugas, pele opaca, e câncer de pele", explica. 

Publicidade

O bom e velho protetor solar ainda é o principal escudo, mesmo dentro de casa. “São vários tipos de radiação que estamos expostos ao longo do dia, mesmo em frente à tela do notebook e celular, por exemplo.”

Já em relação ao envelhecimento precoce, Coimbra explica que a exposição excessiva ao sol muda o fototipo da pele com o passar dos anos, tornando-a mais sensível. “No consultório existem tratamentos contra o envelhecimento, como as tecnologias a laser. O problema é que peles como a dele, que se expuseram muito ao sol, absorvem a energia do laser e podem manchar .”

Publicidade

Para quem já sofre com os efeitos da exposição excessiva, o dermatologista indica uma rotina intensa de hidratação e foto proteção da pele. “A gente não consegue voltar atrás o que já se expôs, mas consegue melhorar daqui para frente”, explica Daniel. “Não é só protetor para ir para a praia, a gente tem que lembrar que luz visível e outros tipos de radiação também envelhecem.”

Lipo, silicone e rinoplastia: veja as plásticas dos peões de A Fazenda

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.