Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Para evitar os riscos do peeling, conheça outros procedimentos de rejuvenescimento para pele preta

Dermatologistas também explicam que o processo de clareamento não é 100% contraindicado para pessoas negras

Beleza|Gabrielle Pedro, do R7

Ao contrário do que muitos acreditam, pessoas de pele preta também podem fazer peeling
Ao contrário do que muitos acreditam, pessoas de pele preta também podem fazer peeling Ao contrário do que muitos acreditam, pessoas de pele preta também podem fazer peeling

O peeling é um tratamento buscado por pessoas que almejam o tão sonhado rejuvenescimento facial ou simplesmente querem eliminar algumas manchinhas do rosto. Como existem muitos mitos em torno da saúde da pele negra, há quem pense que pacientes pretos não podem se submeter ao procedimento, mas isso não é uma regra.

Katleen Conceição, chefe do ambulatório de dermatologia para pele negra da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, explica que pessoas com fotótipos altos têm mais risco de produzir manchas e queloides na pele. Ela faz um alerta sobre a importância de consultar um bom profissional.

"Qualquer procedimento na pele negra tem um grande risco de pigmentação. Por esse laser, o do peeling, ser muito profundo, o risco de manchar e causar cicatrizes e queloides é ainda maior", reforça.

Embora exija cautela maior, há alguns tipos de peeling que podem ser oferecidos a pacientes negros. "Os peelings com ácido retinoico e ácido glicólico são os mais seguros para pele negra, mas vale ressaltar que ainda assim podem ter riscos. Por isso, é importante que sejam bem indicados e realizados por profissionais especializados", avalia.

Publicidade

Como a descamação do procedimento provoca a sensação de "renovação da pele", alguns interessados acreditam que essa é a melhor técnica para retardar o envelhecimento. Entretanto, a dermatologista Christine Guarnieri, do Hospital Moriah, lista outros procedimentos indicados para os pacientes negros. "Boas opções são os tratamentos injetáveis, como a toxina botulínica, o ácido hialurônico e os bioestimuladores de colágeno."

Katleen acrescenta alguns: "Gosto bastante do laser de picossegundos, do laser 1927 fracionado, microagulhamento robótico e ultrassom microfocado".

Publicidade

Além dos vários procedimentos realizados em consultório, as duas especialistas alertam sobre a importância de seguir uma rotina de skincare, com filtros solares e cremes hidratantes.

"Um dos maiores mitos que falam sobre as peles pretas é que não precisam de filtro solar. Sabemos que todo tipo de pele necessita de proteção diária contra as radiações UV. Também falam que a pele é firme e não precisa de tratamento, mas essa informação também é falsa. A partir dos 35 anos perdemos a capacidade de produzir colágeno, em maior ou menor velocidade, dependendo da nossa genética, hábitos e cuidado", esclarece Christine.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.