Beleza Noivo de Gretchen não está só: homens estão mais vaidosos 

Noivo de Gretchen não está só: homens estão mais vaidosos 

Pandemia fez crescer número de homens que buscam tratamentos para rejuvenescimento facial

  • Beleza | Do R7

Esdras  mostrou o antes e depois de retirar a papada

Esdras mostrou o antes e depois de retirar a papada

Reprodução/Instagram

Esdras Souza, o noivo de Gretchen, mostrou o resultado de uma cirurgia plástica para retirada da papada e de um implante capilar feitos recentemente. Esdras não está sozinho nessa busca por procedimentos de rejuvenescimento. Em 2019, segundo a The Aesthetic Society foram realizados mais de 1,3 milhão de tratamentos estéticos em homens, sendo a cirurgia de pálpebras um dos três procedimentos mais frequentes.

No início de 2020, a The Aesthetic Society, principal sociedade médica de cirurgia plástica dos Estados Unidos, previu que haveria um boom na procura de procedimentos estéticos pelos homens durante o ano, seguindo a tendência de 2019. Embora 2020 tenha sido tudo, menos previsível, parece que a sociedade acertou.

Noivo de Gretchen remove papada às vésperas do casamento

Segundo Tatiana Nahas, oftalmologista especialista em Cirurgia Plástica Ocular, Chefe do Serviço de Plástica Ocular da Santa Casa de São Paulo, em comparação com 2019, houve um aumento considerável de pacientes homens que buscam o consultório para melhorar a aparência facial.

“Mensalmente, os homens representavam cerca de 30% ou menos dos atendimentos na clínica. Hoje, a conta está mais equilibrada. Vários fatores explicam a vaidade masculina em alta.

"A pandemia, sem dúvida, teve um papel essencial nessa alta demanda. Por causa da desaceleração econômica global, alguns homens têm mais tempo livre, o que facilita o comprometimento com a cirurgia e a recuperação. Ou seja, com mais tempo disponível, eles estão mais interessados e preocupados com o autocuidado”, diz a especialista.

Reunião no Zoom

O outro fator determinante para o desejo de melhorar a aparência facial é que hoje, no “novo normal”, a região dos olhos é a que mais se destaca, seja numa reunião virtual ou pessoalmente, principalmente quando se usa a máscara.

"Nessas plataformas, os rostos são vistos de uma perspectiva um pouco diferente do que se seria pessoalmente. Além disso, quando você está numa reunião presencial, por exemplo, você não está se vendo."

Segundo a médica, isso muda quando você usa um aplicativo de vídeo, que funciona como se fosse um espelho. "Ao se olhar no espelho durante muitas horas, naturalmente é mais fácil perceber aquilo que lhe incomoda na aparência”, comenta a dra. Tatiana.

Avaliação minuciosa

Embora o rejuvenescimento facial seja uma tendência entre os homens, é preciso fazer uma avaliação minuciosa, considerando a anatomia masculina, que é totalmente diferente da feminina. Eliminar a aparência cansada, sem perder a masculinidade, é o pedido número um deles.

Além do excesso de pele nas pálpebras superiores (dermatocaláze), eles se queixam das chamadas bolsas de gordura das pálpebras inferiores e das olheiras escurecidas.

"A blefaroplastia pode ser feita em ambas as pálpebras. Já as olheiras podem ser tratadas por meio do preenchimento com ácido hialurônico, entre outras técnicas”, explica a dra. Tatiana.

A médica explica que a medicina estética voltada para o rejuvenescimento facial evoluiu muito nos últimos anos. “Antes, os resultados não eram tão naturais, ou seja, era nítido que a pessoa havia se submetido a algum procedimento. Hoje é totalmente diferente”.

A avaliação e o plano de tratamento são feitos de forma individual, seguindo a anatomia do paciente, seus traços e seus objetivos. Isso também explica uma procura maior por tratamentos estéticos pelos homens, já que cirurgia plástica é um verdadeiro tabu entre eles.

Além das bolsas de gordura nas pálpebras inferiores, eles também se incomodam com as rugas, por exemplo. “Num plano de tratamento para rejuvenescer a face, podemos incluir várias técnicas, como a cirurgia plástica ocular, a aplicação da toxina botulínica, bem como melhorar o contorno facial com preenchimento, usando o ácido hialurônico”, analisa a dra. Tatiana.

Últimas