Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Maquiagem pode danificar máscaras de proteção

Médicos recomendam que produtos de beleza não sejam usados para garantir a reutilização eficiente do item de proteção

Beleza|Do R7

Maquiagem não é recomendada
Maquiagem não é recomendada Maquiagem não é recomendada

É hora de segurar a vaidade. Especialistas garantem que usar maquiagem com máscaras de proteção isso pode afetar a capacidade de reutilização, além de potencialmente torná-las menos eficazes. 

Quem estiver usando uma máscara de pano, é importante seguir as diretrizes do OMS para evitar a propagação de gotículas durante a pandemia do coronavírus. Verifique se a sua máscara cobre o nariz e a boca, que você lava as mãos após a remoção e faça o descarte (ou reutilização) adequadamente.

Em ambientes médicos, onde a possibilidade de transmitir uma doença é geralmente maior, muitos profissionais de saúde seguem outro princípio para garantir que suas máscaras sejam uma barreira eficaz para gotículas que podem espalhar patógenos prejudiciais: tirar a maquiagem antes de usar uma máscara ou ignorar a maquiagem completamente.

Uma das razões pelas quais os médicos estão tomando essa precaução extra é conservar máscaras, que continuam em falta. Anne Liu, médica de doenças infecciosas da Stanford Health Care, diz que quando a maquiagem fica nas máscaras, elas são consideradas contaminadas - o que representa um problema principalmente em centros de saúde que buscam maneiras de limpar máscaras para reutilização.

Publicidade

"Muitos lugares estão coletando N95s para esterilização, mas se houver maquiagem, ela é considerada suja ou contaminada e não podemos esterilizá-los", disse Ane Liu à revista Allure.

A maquiagem usada sob uma máscara também pode danificar o tecido, tornando-o uma barreira menos eficaz, de acordo com Cassandra M. Pierre, médica de doenças infecciosas do Boston Medical Center.

Publicidade

"Para máscaras cirúrgicas e máscaras N95, e possivelmente para máscaras de pano, a maquiagem causa sujeira nas máscaras e pode levar à diminuição da filtragem do ar", diz ela. "Você precisa se proteger dos patógenos potencialmente prejudiciais no ar, e os detritos da sujeira causarão menos eficiência na máscara ou na capacidade do respirador de filtrar".

Pierre diz que qualquer maquiagem que toque a máscara pode impedir a capacidade de filtrar gotículas, incluindo batom, blush, base e até protetor solar com cor. Mas não é apenas maquiagem: os produtos masculinos, como loção pós-barba, também podem tornar a máscara menos eficiente. O mesmo acontece com produtos para cuidados com a pele, como protetor solar ou loções pesadas à base de creme que podem se agarrar à máscara.

Publicidade

Pierre recomenda evitar qualquer coisa que possa causar sujeira visível no tecido da máscara. Se você aplicar protetor solar ou um produto para cuidados com a pele, como protetor solar ou loção, ela recomenda o uso de formulações mais finas ou a espera de colocar uma máscara até que o produto seja totalmente absorvido pela pele.

Teoricamente, a maquiagem também pode prejudicar a eficácia de uma cobertura facial de pano ou bandana, mas essas são mais fáceis de lavar em casa. Lembre-se de que a lavagem repetida de máscaras de tecido pode enfraquecer as fibras ao longo do tempo, também afetando sua eficácia.

Não é uma diretriz oficial, mas, como regra geral, se você estiver se aventurando em público, a aposta mais segura é evitar produtos em qualquer parte do seu rosto que possam sujar a máscara. Mas aplicar produtos de cuidados com a pele e maquiagem acima do nariz é totalmente bom - e incentivado, se isso melhorar o seu humor. "Levante os olhos, rímel e sobrancelhas, mas não use maquiagem na boca", diz Liu.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.