Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Já errou no tom quando comprou uma base? Saiba como usar produtos para corrigir a cor

Para deixar o tom da pele uniforme, também é possível usar os corretivos coloridos para disfarçar manchas e imperfeições na pele

Beleza|Pedro Garcia, do R7

Saiba como corrigir um tom de base
Saiba como corrigir um tom de base Saiba como corrigir um tom de base

Quem nunca errou o tom na hora de comprar uma base que atire a primeira pedra. Pode ser que você tenha comprado pela internet ou testado errado em uma loja, mas há técnicas e produtos que podem te salvar de ficar com aquela base encalhada na gaveta. Misturar dois tons de maquiagem, adicionar um pouco de pó compacto, ou comprar um corretor de base são opções para corrigir esse erro.

Na hora de comprar uma base, é preciso sempre prestar atenção no tom e no subtom da pele, para não correr o risco de ficar com um aspecto alaranjado, por exemplo. O maquiador Emerson Damas explica que o subtom é a "cor secundária da pele. Não é uma cor nítida, mas que complementa o tom que enxergamos com facilidade". Ele pontua que existem quatro subtons principais e diz que a maior parte das bases do mercado nacional não leva essa cor de fundo da pele em consideração.

Por conta disso, às vezes é necessário corrigir a cor de alguma maquiagem. Eliane Dalla Vecchia, CEO da marca de cosméticos Dalla, explica que um corretor de tom de base funciona para escurecer o tom ou deixá-lo mais claro. "A base é um produto que costuma durar por um bom tempo, e ter em mãos um produto de tom ou subtom errado é muito frustrante para a experiência do consumidor", pontua.

A empresária também ensina a melhor maneira de aplicar o corretor. "O produto precisa ser dosado na quantidade exata para atender ao tom da pele em que será aplicado, por isso, é importante colocá-lo em uma superfície adequada e ir dosando até chegar na tonalidade desejada", diz.

Publicidade

Corretivos coloridos

Mesmo quando alguém compra a base certa, ideal para o tom e subtom de pele, ainda corre o risco do produto não ficar uniforme em todo o rosto. Isso acontece porque na pele há algumas imperfeições e variações de cor

Emerson Damas explica que é possível resolver esse problema com um produto específico. "Mesmo nas propostas de peles bem naturais, nunca gostamos de deixar manchas ou olheiras em evidência, né? Com os corretivos coloridos vou anulando as manchas que me incomodam antes de qualquer passo da make", diz.

Publicidade

Esse item de maquiagem também é conhecido como corretivo de subtom da pele e serve para neutralizar olheiras, manchas e espinhas. Ao contrário dos corretivos tradicionais, esses são em cores que fogem dos beges, marrons e rosados dos tons da pele. As cores mais comuns são: verde, amarelo, salmão, laranja, lilás e vermelho.

Segundo o maquiador, cada uma dessas cores tem uma finalidade específica. Com o corretivo verde, é possível camuflar manchas avermelhadas, como espinhas, O amarelo ajuda a esconder manchas arroxeadas, como hematomas e espinhas. Os corretivos laranja e salmão neutralizam olheiras mais escuras, que são azuladas e amarronzadas. Quando o corretivo é lilás, ele serve para uniformizar manchas amareladas, brancas e amarronzadas, como melasma. Já o vermelho neutraliza tons esverdeados, geralmente presentes nas veias.

Publicidade

Emerson ainda ensina a maneira correta de usar esse tipo de produto, para você não passar nenhum perrengue na hora de fazer a make. "O indicado é usar antes da base e sempre selar com um pó para que não misture com os produtos que vierem depois", finaliza.

Fotos de famosas sem maquiagem chamam atenção e viralizam na web

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.