Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Guia das ruivas: O que você precisa saber para aderir à cor do momento

Colorista dá dicas para deixar os fios parecidos com os de Marina Ruy Barbosa

Beleza|Isadora Tega, do R7

Ruivo Marina Ruy Barbosa é tendência no Brasil
Ruivo Marina Ruy Barbosa é tendência no Brasil Ruivo Marina Ruy Barbosa é tendência no Brasil

Não há como negar: o ruivo é a cor do momento. Nos últimos anos, a tonalidade caiu no gosto das brasileiras e fez com que muitas criassem coragem e mudassem radicalmente o visual. Não é para menos... quando o trabalho é bem feito, o resultado fica incrível.

Mas, para conseguir o ruivo dos sonhos, parecido com o da atriz Marina Ruy Barbosa, é preciso seguir algumas recomendações. João Bosco, hairstylist e colorista do conceituado Salão 1838, em São Paulo, conversou com o R7 e contou tudo o que você precisa saber para aderir à cor. Confira a seguir:

Qualquer mulher, com qualquer tipo de cabelo, pode ficar ruiva?

João Bosco (J.B.): O ruivo está entre os tons do momento. Essa tendência é perfeita para realçar personalidade da mulher. Mesmo sendo uma coloração que orne melhor com pessoas mais claras, é possível adequar o tom de acordo com a sua pele. Morenas com a pele de fundo mais amarelado, por exemplo, precisam tomar certo cuidado com essa tonalidade para não acentuar mais a tonalidade da pele, por isso, é importante criar um contraste. Pode apostar no cobre mais intenso, e as morenas mais bronzeadas se adequam com tons abertos, como cereja. Na dúvida, sempre é melhor falar com um profissional para indicar a melhor opção para valorizar sua beleza.

Como deve ser feita a manutenção da cor?

J.B.: A raiz pode ser retocada uma vez por mês, mas, quem não quer deixar nenhum contraste entre a cor natural e a coloração, pode ir ao salão a cada quinze dias.

Publicidade

O cabelo tingido de ruivo exige muita hidratação?

J.B.: Como qualquer procedimento de coloração, se houver a necessidade descolorir, o cabelo precisa estar saudável para receber o pigmento, pois a agressão pode ser dupla. Porém, o processo químico para ficar ruiva não resseca tanto quando o loiro, por exemplo, pois são tons mais baixos e não abrem tanto a cutícula do fio. Para mantê-los saudáveis, é preciso investir em uma rotina de hidratação com produtos ricos em óleos essenciais, como argan, e apostar em produtos para reter a cor. Isso fará toda diferença para manter o visual impecável.

E o desbotamento? O cabelo fica com cor de “água de salsicha”?

J.B.: O ruivo é uma cor que desbota com facilidade, por isso, exige produtos específicos para cabelos coloridos. Também é preciso manter uma rotina de hidratação e respeitar o período de retoque.

Publicidade

O ruivo vermelho vibrante ainda existe?

J.B.: O vermelho vibrante foi a sensação da década de 1970 com os movimentos undergrounds e, depois, foi revisitado nos anos 1990. Foram dois momentos em que a beleza era caracterizada pelo exagero ou com um quê de ousadia. Hoje, não acredito que o vermelhão surja com a mesma força de quando era tendência absoluta entre os jovens de 20 ou 40 anos atrás. Claro, é possível ousar sempre que quiser e realçar a personalidade, mas, para não cometer deslizes de beleza, o ideal é consultar um visagista e um hairsylist qualificado para essa transformação.

Dicas de produtos para manter seu ruivo "divo"

Lowell Color Use - Shampoo - 240ml

Publicidade

O Lowell Color Use - Shampoo foi desenvolvido com Complexo de Yacon, Filtro Solar Quaternizado, Goji Berry e Proteína do Arroz. A combinação de ingredientes especiais protege os fios dos processos oxidativos do envelhecimento e da radiação solar, mantendo a vivacidade da cor e a saúde dos cabelos. Possui tensoativos suaves de alta performance, que limpam de maneira eficaz mas sem ressecar, e também proporcionam brilho intenso e durabilidade da cor.

Lowell Color Use - Condicionador Selante – 200ml

O Lowell Color Use - Condicionador Selante possui fórmula específica para os cuidados diários com os cabelos coloridos, composta de nanoemulsão de Silicone Aminofuncional, Filtro Solar Quaternizado, Goji Berry e Proteína do Arroz. Ele penetra profundamente na fibra capilar e atua seletivamente em fios porosos e danificados, promovendo intenso condicionamento e retenção da cor em mais de 50%. Também neutraliza resíduos alcalinos, uniformizando os fios e aumentando a adesão das cutículas à fibra capilar.

Acquaflora Hidratante sem enxágue Pós-Coloração – Manutenção da Cor – 240 ml

O Hidratante sem Enxágue Pós-Coloração – Manutenção da Cor elimina o frizz, desembaraça, finaliza o penteado e protege os fios submetidos a colorações ou mechas, reparando a fibra e preservando a beleza e o brilho dos cabelos.

Acquaflora Máscara Pós-Coloração – Manutenção da Cor – 250g

A Máscara Pós-Coloração – Manutenção da Cor repara e hidrata profundamente os cabelos submetidos a colorações ou mechas.

Fluido Concentrado Reestruturante – Pós-Coloração – Manutenção da Cor – 12 ml

O Fluido Concentrado Reestruturante Pós-Coloração – Manutenção da Cor é um tratamento profundo, de dose única, indicado para cabelos submetidos a colorações ou mechas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.