Gisele é adepta do método
Reprodução/InstagramQue atire a primeira pedra a mulher que nunca quis ter um abdômen sarado como o de Gisele Bündchen, Adriana Lima e outras famosas. Se você é uma delas, temos uma boa notícia: essas celebridades utilizam um método que promete reduzir a circunferência abdominal e que pode ser praticado por quase qualquer um.
O método hipopressivo (ou Ginástica Abdominal Hipopressiva), criado pelo fisioterapeuta belga Marcel Caufriez, é um treino de postura e respiração, conforme explica Cláudia Dutkiewcz, representante oficial de Caufriez no Brasil.
"É uma técnica que tonifica a musculatura da faixa abdominal e perineal por meio das pautas posturais, que trabalham as fibras musculares ativadas em posturas. Com isso, conseguimos reduzir entre 5 e 8 cm de circunferência abdominal", explica.
Os movimentos trabalhados são basicamente de encolher a barriga - daquele jeito que muitos fazem para sair mais magros nas fotos -, mas de uma maneira específica e, claro, com acompanhamento profissional.
Fisioterapia x Fitness
O método é composto por duas frentes: terapêutica, para tratar difunções corporais, e voltada à educação física, ao fitness, que melhora a condição física e o rendimento esportivo de quem o pratica. "Uma frente não depende da outra. Mas ambas diminuem a pressão intra-abdominal e tonificam a caixa abdominal", afirma Cláudia.
Efeitos além da barriga
Cláudia explica que, além de trabalhar a faixa abdominal, a técnica ainda beneficia outras partes do corpo. "Ela utiliza diversos músculos, então, acarreta em melhoras vasculares nos membros inferiores, na postura e causa aumento metabólico, porque os exercícios são de alta intensidade", afirma.
O método e a gravidez
A Ginástica Hipopressiva pode ser uma grande aliada das mulheres no pós-parto, já que facilita a recuperação e definição do abdômen e evita a diástase - que é o afastamento dos músculos abdominais e do tecido conjuntivo que causa flacidez e dor lombar. Thais Fersoza foi uma celebridade que aderiu à técnica após o nascimento de Melinda, primeira filha com Michel Teló.
Mas atenção: mulheres grávidas NÃO podem praticar o método. "Ele pode ser utilizado como preparação para a gestação, para que a musculatura perineal seja preparada e as mulheres sofram menos. Não é indicado para gestantes", explica Cláudia.
Veja também: Dieta queridinha de famosos promete emagrecimento rápido