Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fios desalinhados na quarentena? Saiba como cortar o cabelo em casa

Nem todo mundo está disposto a esperar o fim do isolamento para dar um trato no cabelo. Hair designer dá dicas de como fazer isso sozinho

Beleza|Do R7

A apresentadora Sabrina Sato cortou o cabelo do pai durante o isolamento
A apresentadora Sabrina Sato cortou o cabelo do pai durante o isolamento A apresentadora Sabrina Sato cortou o cabelo do pai durante o isolamento

A esta altura do isolamento social, muita gente está precisando acertar as pontas do cabelo ou até mesmo fazer um corte completo, no caso dos homens que estão acostumados com o cabelinho na régua. Até a apresentadora Sabrina Sato se arriscou a dar um jeito nas madeixas do pai e, depois de alguns sustos, o corte deu certo.

A cabeleireira Vanessa Oliveira, hair designer do espaço Salão Beleza Fidalga, explica que é um risco, mas que dá sim para seguir algumas dicas básicas e dar um jeito no cabelo sem sair de casa.

“Existe uma questão de técnica e materiais que nem sempre a gente tem em casa. Mas falando para o lado masculino, às vezes o homem tem uma maquininha para fazer a barba e aí já dá pra fazer o pezinho em casa”, explica.

Para proteger a pele do atrito da máquina a sugestão é passar hidratante ou condicionador para trazer alívio depois do corte. Na hora de finalizar a nuca, para quem tem companhia no isolamento, o ideal é contar com a ajuda de outra pessoa. Para os que estão sozinhos, a finalização na parte traseira ficaria impossibilitada. A dica é caprichar no limite entre o cabelo e a barba.

Publicidade

No caso das mulheres, Vanessa recomenda aguardar o fim da quarentena para que o corte seja feito por um profissional. “O corte é uma das coisas que dá pra gente tentar segurar um pouco mais, às vezes essa pontinha pode trazer um resultado não muito agradável. Um corte errado pode prejudicar a imagem imediata que ela tem dela mesma”.

Mas, para quem mesmo assim quer se arriscar, o ideal seria tentar um corte reto que não demanda tanta técnica. “É alinhar bem os fios e tentar o máximo possível fazer bem reto, seguindo a partir de uma linha que ela vai puxar do primeiro fio como base para toda a extensão do cabelo”, explica a cabeleireira.

Publicidade

Outro ponto levantado por Vanessa é de que as tesouras de uso doméstico, como as usadas para cortar papel, não são recomendadas para o corte de cabelo. “Às vezes podem não trazer um alinhamento específico”.

Para quem tem medo de causar algum desastre nos fios, a recomendação é investir em finalizadores e novos penteados. “Os homens podem usar a cera com uma gotinha de óleo, isso já traz um efeito bacana com menos volume e cabelo mais alinhado. Já para as mulheres, usar um rabo de cavalo e criar outros penteados pode ser uma saída”.

Publicidade

Videoaula com um profissional

Nos Estados Unidos, uma campanha de apoio aos cabeleireiros que tiveram suas atividades paralisadas pelo isolamento social se tornou viral através da plataforma “Você provavelmente precisa de um corte de cabelo”.

O site conecta pessoas que querem dar um tapa no visual com profissionais de beleza de todo o mundo. Os interessados precisam desembolsar a quantia de 18 dólares, o equivalente a 90 reais, por uma videoaula com um cabeleireiro que dará orientações sobre como cortar o cabelo por conta própria.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.