De bem com a pele com Asepxia Saiba quais são os cuidados com a pele antes e depois da make

Saiba quais são os cuidados com a pele antes e depois da make

Preparação do rosto e demaquilação corretas são essenciais para uma make arrasadora e ao mesmo tempo saudável para a pele

Rotina skincare pré e pós-make fará toda a diferença em seu rosto

Rotina skincare pré e pós-make fará toda a diferença em seu rosto

Divulgação/Freepik

Você é vaidosa e se maquia todos os dias? Saiba que a pele do seu rosto exige cuidados especiais. Para isso, é fundamental criar hábitos de skincare tanto na pré-make quanto na demaquilação (pós-make).

Barbara Carneiro, dermatologista e membro da Associação Brasileira de Medicina Estética e Sociedade Portuguesa de Medicina Estética, explica os preparos para a pele do rosto receber a maquiagem. “A pele deve ser previamente limpa com sabonete adequado, tônico para fechar os poros, um prime e um hidratante antes da base ou corretivo”, recomenda.

O processo de demaquilação também é parecido. Nesse caso, a dermatologista recomenda:

● Usar demaquilante ou água micelar
● Lavar a pele com água e sabão adequado para o tipo de pele de cada pessoa
● Fazer uso de tônico adequado para pele
● Finalizar com hidratantes específicos para cada tipo de pele

Outro ponto que a dermatologista pede atenção é na hora de comprar a maquiagem. “Devemos ficar atentos quanto ao vencimento e evitar maquiagem com parabenos, petrolato, ftalatos, chumbo. Uma maquiagem de boa qualidade é essencial para a saúde da pele”, explica Barbara Carneiro.

No caso de quem sofre com acne, a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) recomenda produtos que não sejam comedogênico e livres de óleo.

Por falar em maquiagens, a Linha Make Asepxia, marca especialista na limpeza de peles mistas e oleosas, conta com uma linha de maquiagens composta pela Maquiagem Líquida Autoajustável e pelo Pó Compacto. O cosmético tem efeito primer e FPS15, que além de maquiar ainda controla a oleosidade e o brilho da pele, escondendo cravos e espinhas enquanto age para diminuí-los.

Usar maquiagem todos os dias faz mal à pele?
De acordo com a médica, “não faz mal se for retirada adequadamente todo dia, se higienizar adequadamente os pincéis, se hidratar a pele e usar produtos indicados para seu tipo de pele. Temos que ter sempre em mente que uma maquiagem de boa qualidade não significa maquiagem cara”, afirma a dermatologista.

Dormir de maquiagem faz mal!
Segundo a dermatologista, "essa prática obstrui os poros, impedindo a pele de respirar, aumentando a probabilidade de surgimento de acne e oleosidade. A longo prazo, faz com que a pele perca a viscosidade e o envelhecimento será acelerado. Não durma nunca de maquiagem”, alerta Barbara Carneiro.

Como guardar a maquiagem?
De acordo com a SBDPI (Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Piauí), o banheiro é o pior lugar para guardar sua maquiagem, pois é um ambiente muito úmido, onde há acúmulo de vapor e variação de temperatura, o que acelera a degradação das maquiagens.

Também não é recomendado carregar todas as maquiagens em uma nécessaire dentro da bolsa. O ideal é levar somente o essencial para o retoque e manter as maquiagens fresquinhas em casa. A entidade recomenda armazenar as maquiagens em um local seco e longe do calor.

Portal R7

Essas dicas são um oferecimento de Asepxia em parceria com o Portal R7.

Fontes consultadas:
Dra. Barbara Carneiro, dermatologista e membro da Associação Brasileira de Medicina Estética e Sociedade Portuguesa de Medicina Estética (CRM-BA 26230/CRM-SP 202968). Entrevistada em: novembro, 2021
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) [internet]. Acesso em: novembro, 2021
SBDPI [internet]. Acesso em: novembro, 2021

Últimas