Manchas de pele merecem atenção especial

Alterações na pele podem representar apenas questões estéticas, mas também revelar sérias doenças

Cuidados simples e diários contribuem para uma pele sem manchas

Cuidados simples e diários contribuem para uma pele sem manchas

Dr Obotdean/Freepik

Ter uma pele bonita, saudável e radiante é o desejo de muita gente. Ainda mais para quem é adepto da skincare. Mas e quando surgem as manchas na pele? Elas podem aparecer ao longo do tempo, geradas por exposição solar, alergias, doenças e envelhecimento, ou por questões genéticas.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) explica que elas podem ser de diferentes tamanhos, formatos, causas e cores. Na maioria das vezes é questão estética, mas também podem indicar problemas de saúde, como câncer de pele. Por isso, procure sempre um médico.

De acordo com o médico dermatologista Enio Zyman, as manchas são uma resposta às agressões por meio de pigmentações com a melanina, espessamentos localizados e aumento dos vasos sanguíneos locais. Sendo assim, essas alterações na aparência local se transformam em manchas e sinais. Zyman diz que as manchas podem ser classificadas de duas formas:

● Hipercromia: manchas escuras causadas por excesso de pigmentação
● Hipocromia: manchas claras por falta de pigmentação

A boa notícia é que a prevenção às manchas pode ser feita por meio de cuidados simples e diários, como hidratação adequada da pele, uso de fotoprotetores, alimentação balanceada e evitar exposição excessiva ao sol.

O que fazer quando aparecer manchas?
Em primeiro lugar é procurar um dermatologista, pois, segundo o Enio Zyman, há inúmeros procedimentos para o tratamento de manchas. Cada um deles é realizado conforme o diagnóstico. “Utilizamos antimicrobianos para tratar as de origem infecciosa; clareadores e filtros solares para lesões pigmentares e laser, peelings ou microagulhamentos em casos de lesões inestéticas. Em determinados casos, quando o tratamento não é satisfatório, usamos maquiagens corretivas”, explica o especialista.

Por falar em maquiagens, a Linha Make Asepxia, marca especialista na limpeza de peles mistas e oleosas, apresenta sua linha de maquiagens composta pela Maquiagem Líquida Autoajustável e pelo Pó Compacto.

Maquiagem Líquida Autoajustável

Maquiagem Líquida Autoajustável Asepxia

Maquiagem Líquida Autoajustável Asepxia

Divulgação/Asepxia

Com tecnologia exclusiva combinada a ingredientes de origem natural, a Maquiagem Líquida Autoajustável Asepxia tem consistência de base e fórmula única, que se adapta a vários tons de pele. O cosmético tem efeito primer e FPS15. Além de maquiar a pele, ainda cuida controlando a oleosidade e o brilho ao esconder cravos e espinhas enquanto age para diminuí-los. Ela deve ser aplicada em todo o rosto, reforçando nas partes com cravos e espinhas, podendo ser reaplicada se necessário, ao longo do dia.

Pó Compacto

Pó Compacto Asepxia

Pó Compacto Asepxia

Divulgação/Asepxia

Composto por cinco tons (marrom, bege escuro, bege médio, bege claro e marfim), o Pó Compacto da Asepxia tem fórmula exclusiva multibenefícios com ativos para cuidar da pele oleosa e mista e FPS 20. O produto absorve e controla a oleosidade, ajuda a prevenir cravos e espinhas, reduz o tamanho dos poros, unifica o tom, não resseca e cobre visivelmente as marcas do rosto. Todos os produtos possuem efeito matte, têm eficácia comprovadas e foram dermatologicamente testados.

Essas dicas são um oferecimento de Asepxia em parceria com o portal R7. Conheça os produtos da linha ao clicar aqui!

Fontes consultadas:
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia): [internet]. Acesso em: setembro, 2021
Dr. Enio Zyman, dermatologista (CRM-SP 39.974): Entrevistado em: outubro, 2021

Últimas