Cuidados essenciais para a pele negra no verão

Médica dermatologista fala sobre as precauções com a pele negra na estação mais quente do ano

Asepxia conta com produtos específicos para os cuidados de cada tipo de pele

Asepxia conta com produtos específicos para os cuidados de cada tipo de pele

Jessica Felicio/Unsplash

A pele negra produz alto nível de melanina, substância natural que promove a pigmentação da pele e contribui para proteção contra raios ultravioleta (UV), mas isso não quer dizer que ela não necessite de cuidados à exposição ao sol, ainda mais no verão.

A médica dermatologista Carolina Milanez explica os motivos. “A pele negra precisa de proteção solar diariamente. Apesar de não queimar com facilidade, ela tem a característica de se bronzear facilmente. Temos que lembrar que o sol mais intenso no verão aumenta as chances de manchas e também o risco de câncer”, afirma a especialista.

A médica aproveitou para passar algumas dicas e precauções de cuidados com a pele negra na época mais quente e ensolarada do ano.

Como controlar a oleosidade facial da pele negra?
Com o aumento das temperaturas e umidade, a oleosidade tende a ser maior. Para controlá-la, é preciso seguir uma rotina de limpeza da pele:

● Lave o rosto com sabonete para pele oleosa entre duas e três vezes ao dia
● Use hidratante específico para pele oleosa
● Aplique filtro solar oil free (sem óleo)
● Em alguns casos, complemente o tratamento antioleosidade com medicamentos tópicos ou orais indicados por um médico

Como deve ser a maquiagem da mulher negra no verão?
Mais importante que o tipo de maquiagem, é se conscientizar de que ela precisa ser removida para não obstruir os poros. “A maquiagem no verão precisa ser com produtos mais leves, com boa fixação, geralmente com produtos que ajudem a absorver a oleosidade da pele”, orienta a dermatologista.

Cuidados com a depilação
Esse é um ponto importante quando falamos sobre a pele negra. Os pelos geralmente são mais grossos e enrolados. Já a pele tem grande tendência a manchar. Portanto, se houver algum trauma durante a depilação, há chances de encravar ou manchar ainda mais a pele.

De acordo com a médica Carolina Milanez, uma boa solução é a depilação a laser. “Ressalto que esse procedimento deve ser feito com profissionais especializados, pois nem todas as modalidades de depilação a laser são seguras para a pele negra. Há tipos específicos de laser para peles negras”, alerta a profissional.

Como deve ser feita a esfoliação em uma pele negra?
Esfoliar a pele no máximo uma vez por semana, com produtos suaves e sem colocar força na hora de usar o esfoliante. “Cuidado com a esfoliação. Esfoliação vigorosa também tem chance de manchar a pele.

Essas dicas são um oferecimento de Asepxia em parceria com o portal R7.

Fonte consultada
Doutora Carolina Milanez, médica dermatologista especialista pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e membro da SBCD (Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica) - CRM 124114

Últimas