Conheça o sabonete facial ideal para cada tipo de pele

Com sabonetes Asepxia sua pele fica sempre limpa e sem aspecto oleoso

Pele deve ser lavada duas vezes ao dia, recomenda a Sociedade Brasileira de Dermatologia

Pele deve ser lavada duas vezes ao dia, recomenda a Sociedade Brasileira de Dermatologia

Mattew Tkocz/Unsplash

Seja em barra, líquido ou em gel. De diferentes tamanhos, fragrâncias e funções para o rosto. Hoje, a indústria de beleza e cuidados pessoais investe cada vez mais em sabonetes específicos para cada tipo de pele. Não faltam opções no mercado.

Entretanto, para que determinado sabonete mantenha seu rosto sempre limpo e hidratado é importante conhecer qual é o seu tipo de pele. Separamos algumas dicas com base nas recomendações da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da SBCD (Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica).

Pele seca ou normal
No caso das peles secas e normais, a SBD recomenda o uso de sabonetes líquidos, com pH neutro, e complementar a higienização facial com loção ou leite de limpeza.

Pele oleosa ou mista
Já a pele oleosa ou mista exige o uso de sabonetes adstringentes com alfa-hidroxiácidos e enxofre, que favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros.

Por que é importante lavar a pele do rosto?
Ao longo do dia estamos expostos a poluição, suor, maquiagem (no caso das mulheres), cremes, cosméticos e bactérias, além das células mortas e secreções liberadas diariamente pelo nosso corpo.

De acordo com a SBCD (Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica), essas impurezas não eliminadas obstruem os poros da pele, ocasionando o surgimento de cravos, espinhas e miliuns, além de aumentar a oleosidade. A falta de higiene também deixa a pele sem brilho e morta, dificultando a ação de cosméticos e acelerando o processo de envelhecimento. Não deixe isso acontecer com você.

Qual a frequência de higienização do rosto?
A SBCD recomenda que a pele do rosto seja higienizada duas vezes ao dia: ao acordar e ao dormir. Para remover as impurezas acumuladas durante o período noturno, a entidade dermatológica indica sabonete líquido.

Já à noite, por conta da grande quantidade de impurezas acumuladas na pele ao longo do dia, a higienização deve ocorrer com sabonete e produtos específicos, como tônicos e loções. No caso das mulheres, é importante também remover a maquiagem com demaquilantes antes de dormir.

O ideal é que a água esteja morna. A água fria demais dificulta a higiene, enquanto a água muito quente irrita e remove toda a proteção natural da pele.

Conheça a linha de sabonetes Asepxia

Essas dicas são um oferecimento de Asepxia em parceria com o portal R7.

Fontes consultadas
Sociedade Brasileira de Dermatologia: [internet]. Acesso em: setembro, 2021
Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica: [internet]. Acesso em: setembro, 2021

Últimas