Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cuidados para preservar o mega hair vão de escolha de escova adequada a rotina de tratamentos

Profissionais dão dicas do que fazer e quais hábitos evitar para preservar o alongamento e ficar com o cabelo bonito

Beleza|Pedro Garcia, do R7

Existem diversas técnicas de mega hair e cada uma é mais aconselhada para um tipo de cabelo
Existem diversas técnicas de mega hair e cada uma é mais aconselhada para um tipo de cabelo Existem diversas técnicas de mega hair e cada uma é mais aconselhada para um tipo de cabelo

Nós, mechas caindo antes da hora, ressecamento, esses são alguns dos problemas que pessoas que usam mega hair podem enfrentar no dia a dia. Para quem quer fugir dessas dores de cabeça, há alguns cuidados simples de serem seguidos no dia a dia que ajudam a manter os alongamentos bonitos, presos na cabeça e sem estragar os fios naturais.

Os cuidados com o mega hair começam antes mesmo do aplique estar na cabeça. A escolha do cabelo que usará como alongamento é essencial para ter um resultado satisfatório e harmonioso. "O cabelo tem que ser o mais próximo da textura, do calibre, da densidade, da cor e do caimento que a cliente tem, o mais natural possível. Tem que combinar com ela e ficar natural ao ponto de parecer ser o dela e ninguém nem perceber é mega hair", explica o cabeleireiro Bruno Rupf.

Há diferentes técnicas de aplicação do mega hair e cada uma é mais adequada para um tipo de cabelo ou resultado. O hairstylist Luigi Moretto pontua que os quatro tipos mais comuns de alongamento são a cápsula de queratina, o nó italiano, a tela e as fitas adesivas. Entenda mais sobre cada uma delas no quadro abaixo:

Veja os quatro tipos mais comuns de mega hair
Veja os quatro tipos mais comuns de mega hair Veja os quatro tipos mais comuns de mega hair

Cada técnica de mega hair tem especifidades e algumas exigem cuidados especiais. Os cabeleiros contam que, no geral, a indicação é procurar um profissional para fazer a manutenção do alongamento a cada três meses e avisam que o processo com as capsulas de queratina é bem mais demorado que os outros, demorando de 4 a 8 horas. Então, se você não quer passar muito tempo na cadeira do salão, talvez esse método não seja para você.

Publicidade

Além disso, as capsulas de queratina também requerem um cuidado especial com aparelhos térmicos, como a chapinha e o secador. O uso deles muito próximo à raiz pode derreter a queratina, o que pode fazer com que a capsula escorregue do cabelo e prejudique o visual.

Na hora de lavar o cabelo, Rupf explica que é importante sempre lavar a cabeça na posição natural, de cima para baixo. O cabeleireiro explica que caso a lavagem seja feita da forma contrária, o cabelo vai embaraçar mais. Moretto completa que a higienização deve ser bem feita na região da raiz, onde estão presos os alongamentos, mas sem movimentos bruscos para não embolar os fios.

Publicidade

Os nós no cabelo também são um problema frequente para quem usa mega hair. Os profissionais indicam a escova do tipo raquete para desembaraçar os fios. "É essencial utilizar escovas sem bolinhas nas pontas, para evitar a tração e queda, e ainda usar um óleo especial para o tipo de cabelo", diz Moretto.

O cabelo do mega hair também requer o uso de produtos para o tratamento contínuo, que deve ser feito pelo menos uma vez por semana, segundo os cabeleireiros. "Lembrando que esses fios não saem da raiz do couro cabeludo natural, portanto não recebem os nutrientes necessários para se manterem saudáveis. Por isso a importância contínua do cuidado", diz Luigi.

Publicidade

Bruno Rupf indica uma rotina de cuidados com o cabelo e aconselha a não aplicar cremes perto da estrutura do mega hair. "Sempre proteger o cabelo com produtos de proteção solar e térmica e tratar, até duas vezes na semana, de preferência com reposição lipídica (nutrição) e reposição hídrica (hidratação)."

Luigi dá uma dica ainda para a hora de dormir. O hairstylist sugere o uso de toucas de cetim para evitar que os fios embarrassem e também ressalta que não é bom ir dormir com o cabelo molhado.

Quando os alongamentos estão fora da cabeça, os cuidados continuam. Os cabeleiros indicam o armazenamento adequado para os apliques que são removíveis ou para o caso de mechas do mega hair descolarem e saírem da cabeça. "O ideal é pentear, aplicar um bom óleo vegetal de cabelo, e longe da estrutura do mega hair, ou até mesmo hidratá-lo, secar e guardá-lo em caixinhas de madeira ou papelão, ou sacolinhas de tecido, evite guardar em recipientes de plástico", detalha Bruno.

Camaleoa, Rafa Kalimann já foi do mega hair ao chanel platinado

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.