Como escolher a base ideal para a pele?

Base matte, líquida, seca ou oleosa? Veja dicas para facilitar na hora de escolher a base mais adequada

Pixabay

Muitas mulheres buscam manter a pele sempre bonita e com aspecto saudável. Saber se maquiar da maneira certa, no entanto, requer um pouco mais de conhecimento sobre os produtos e cosméticos e de como se comporta a sua pele nos vários períodos do dia.

Alguns cuidados se fazem necessários antes mesmo de começar a se maquiar. Por exemplo, iniciar o processo com uma boa limpeza utilizando uma água micelar, que limpa as impurezas, mas não remove a camada protetora da pele.

Como passar base no rosto?

Pixabay

Muitas pessoas pecam quando vão utilizar a base porque se esquecem que existe todo um processo que deve preceder a sua aplicação. Normalmente, essas pessoas costumam a achar que a base é o início de tudo quando na verdade existe toda uma preparação da pele que vem antes. Esse é o segredo para o sucesso de uma base bem aplicada.

O mais importante é seguir uma rotina de higienização e cuidados com a pele e não perder isso no seu dia a dia. Não adianta fazer uma vez por semana. Esse trabalho de formiguinha é fundamental para que a saúde da sua pele esteja em dia. Antes de aplicar a base, comece com uma limpeza profunda utilizando algodão umedecido com água micelar, depois passe um tônico para terminar de fazer a limpeza e regular o PH da pele.

Em seguida, o recomendado é usar um hidratante que combine com a sua pele (mesmo que ela seja oleosa), pois ele agregará os princípios ativos, como vitaminas e antioxidantes. Um primer é ótimo para finalizar a preparação da pele e receber a base e a maquiagem na sequência, pois minimiza a aparência dos poros. Só aí é que você começará a aplicar a base no rosto.

Para evitar o aspecto craquelado que pode surgir na aplicação, você pode fazer uma misturinha de hidratante ou primer com um pouco de base na sua mão e, então, aplicá-la ou com uma esponja para base ou também com a ajuda de um pincel para base.

Como saber qual a base certa para o rosto?

O primeiro passo antes de comprar a base, é entender qual é o seu tipo de pele para, a partir daí, procurar a melhor opção, tanto de produto quanto de marca, que atenderá suas necessidades.

Para quem tem uma pele mais seca, o recomendável é uma base de hidratação que seja mais líquida, isso porque esse tipo de base contém mais água, e é exatamente a água o principal componente para garantir que a pele fique sempre hidratada.

Se a sua pele é mais oleosa existe uma gama enorme de produtos que possuem acabamento matte com toque seco, com cobertura leve ou pesada e que, no final das contas, podem deixar sua pele com um aspecto uniforme e rejuvenescido enquanto também tratam o excesso de oleosidade. É importante que a base para pele oleosa tenha alta cobertura e longa duração.

Qual a melhor base para o rosto?

Pixabay

A primeira coisa que se deve ter em mente ao comprar uma base é a testagem. Sim, você só vai descobrir qual é o melhor tom para o seu rosto testando na prática. Uma dica importante é: a base seca tem uma aparência diferente do que a base úmida. Então, não faça um julgamento assim que você coloca a base na pele. Espere alguns minutos até que ela seque completamente e você veja o real efeito da tonalidade que ela ficará.

Atualmente, existem milhares de tonalidades diferentes sendo lançadas pelas marcas que se aproximam bastante dos variados tons de pele, dos mais claros aos mais escuros. A linha de maquiagem Fenty, da Rihanna, lançada aqui no Brasil pela Sephora, por exemplo, atende bastante as diversificadas e plurais peles escuras. São mais de 40 tons de bases, com singularidades e diferenciais que atendem os mais variados públicos. Com o cupom de desconto Sephora, você ainda pode economizar nas compras pelo site.