Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Caso Mariano: conheça as complicações da rinoplastia 

Para cirurgião plástico, médico não deve sugerir procedimentos para além da queixa do paciente, como relatou o peão em A Fazenda

Beleza|Do R7

Durante desabafo, peão Mariano diz ter se arrependido de cirurgias no nariz
Durante desabafo, peão Mariano diz ter se arrependido de cirurgias no nariz Durante desabafo, peão Mariano diz ter se arrependido de cirurgias no nariz

Na era das correções estéticas e filtros faciais, não é todo mundo que fica satisfeito com os resultados de um procedimento. É o caso de Mariano, peão de A Fazenda, que relatou uma série de complicações em decorrência de cinco rinoplastias.

“Só sou a favor se a pessoa se incomodar muito”, declarou o peão para Tays , dizendo que se arrependeu de ter mexido no nariz.

“Fiz quatro ou cinco cirurgias. A primeira que eu fiz foi sem vontade. Precisava fazer um desvio de septo e caí no conto do vigário. A segunda deu infecção. Piorou minha respiração em 40%. Fiquei com um buraco. Tenho que assoar meu nariz pois parece que está escorrendo o tempo todo.”

Efeito selfie: obsessão por filtros pode causar distúrbios de imagem

Publicidade

De acordo com o cirurgião plástico André Maranhão, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, as rinoplastias são indicadas para pacientes que apresentem alterações estruturais ou funcionais no nariz. No caso de Mariano, o peão procurou a intervenção cirúrgica por conta de uma alteração funcional, o desvio de septo, mas enfrentou complicações por conta de procedimentos que não eram necessários no quadro. 

“Existem complicações relacionadas à cicatrização, como uma retração cicatricial de alguma área cortada, o que pode gerar fibrose ou aderência. Eventualmente, podem ocorrer situações relacionadas à própria abertura da asa nasal quando não realizado adequadamente o tratamento“.

Publicidade

Para Maranhão, são raras as ocasiões em que o médico deve sugerir procedimentos para além de queixas específicas do paciente. “É a partir das queixas que se analisa os potenciais tratamentos”, explica.

“Quando o paciente vem sem foco, ou querendo muita coisa ao mesmo tempo, devemos orientar para refletir melhor ou mesmo procurar apoio psicológico pois podemos estar diante de uma síndrome dismórfico corporal.”

Perfil na web expõe influenciadoras que mentem sobre a aparência

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.