Área de Mulher Vasinhos no rosto – Causas da Telangiectasia, diagnóstico e tratamentos

Vasinhos no rosto – Causas da Telangiectasia, diagnóstico e tratamentos

A telangiectasia, conhecida como vasinhos no rosto é um problema de pele caracterizado pelo aparecimento de veias finas e vermelhas na pele. Essa matéria Vasinhos no rosto – Causas da Telangiectasia, diagnóstico e tratamentos foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

A telangiectasia, conhecida popularmente como vasinhos no rosto ou aranhas vasculares é uma problema de pele comum, especialmente em peles claras. Ela é caracterizada pelo aparecimento de veias finas e vermelhas na pele, especialmente no rosto, na região do nariz, lábios e bochechas, mas que também aparecem em outras partes do corpo.

Normalmente, não caracteriza um problema grave, apenas uma alteração na pele e em alguns casos acompanha de uma leve sensação de coceira ou dor. Nesse caso o maior incômodo mesmo é a questão estética, já que a pele fica avermelhada e as veias bem visíveis.

Até então, a medicina não conseguiu identificar as verdadeiras causas dessa alteração, mas geralmente se trata de um problema benigno causado pelo excesso de exposição solar e consumo de bebida alcóolica. Mas também está relacionada a uma predisposição genética. Além disso, ainda não existe uma cura definitiva para os vasinhos no rosto, mas tem algumas opções de tratamentos para ajudar a melhor a aparência da pele.

Sendo assim, hoje iremos entender melhor as principais causas e também os tratamentos disponíveis para os vasinhos no rosto.

Principais causas dos vasinhos no rosto

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Mais Estética

Como dito anteriormente, a medicina ainda não compreendeu completamente todas as causas do surgimento dos vasinhos no rosto. No entanto já se sabe que alguns fatores genéticos e externos estão relacionados ao maior ou menor risco de o paciente sofrer com essa alteração. Entre os principais podemos citar os seguintes:

Excesso de exposição solar; Consumo exagerado de bebidas alcoólicas; Gravidez; Envelhecimento da pele; Predisposição genética; Uso frequente de corticoides; Acne; Obesidade; Traumatismo; Longa exposição ao calor ou frio Rosácea.

Todos esses fatores aumentam a dilatação e inflamação dos vasos sanguíneos deixando-os mais evidentes sobre a pele. Porém, em casos mais raros, a telangiectasia surge como um sintoma de uma doença mais grave, sendo provocada por doenças do fígado, síndrome de Rendu-Osler-Weber, doença de Sturge-Weber ou telangiectasia hemorrágica hereditária.

Diagnóstico de telangiectasia

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Inova

Antes de recorrer a algum tratamento é preciso confirmar o diagnóstico de telangiectasia. E isso é feito por um dermatologista que observará as alterações na pele, podendo solicitar alguns exames de precisão, como tomografia computadorizada ou raio X. Tudo isso para identificar se tem outras doenças que podem estar por trás do aparecimento dos vasinhos no rosto.

Por se tratar de um problema vascular, isso é, são as veias que estão localizadas abaixo da epiderme, não existe um tratamento eficaz por meio de cosmético ou medicamento tópico. No entanto, alguns antibióticos tópicos usados em tratamento de acne e rosácea podem até ajudar a diminuir a vermelhidão e inflamação na região. Contudo, como não atua sobre os vasos, não é capaz de resolver o problema.

Nesse sentido, produtos cosméticos com vitamina K em sua composição podem ajudar a suavizar a aparência dos vasinhos no rosto. No entanto, não oferece um efeito permanente, por isso demanda reaplicação regular para disfarçar. Lembrando que não se trata de um tratamento para telangiectasia, apenas uma forma de suavizar o seu aspecto.

Tratamentos

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Invasc

Existem tratamentos eficazes que tem sua eficiência comprovada para resolver o problema dos vasinhos no rosto, sendo eles: o laser, a escleroterapia e em último caso a cirurgia.

O laser por sua vez, atua diretamente sobre os vasinhos, aumentando a temperatura do local e fechando os vasos, deixando-os menos visíveis. Nessa opção de tratamento, o mais comum é o laser Nd: YAG Laser, mas ele não é o único que atua sobre os vasos sanguíneos nessa região da pele.

O tratamento consiste em pelo menos duas ou três sessões e só pode ser realizado por profissionais especializados no uso desse tipo de laser. Pode ser um pouco dolorido e leva em média uma semana para cicatrizar. E apesar de ser um tratamento permanente, nada garante que o problema não possa voltar com o passar do tempo.

Já a escleroterapia consiste em uma substância, uma espécie de espuma que é injetada no interior dos vasinhos com o intuito de fazer com que elas “sequem”. No entanto, essa opção atualmente é exclusiva para membros inferiores, não sendo possível fazer nos vasinhos do rosto.

E por fim a cirurgia, que é recomendada apenas em casos graves em que a telangiectasia esteja muito extensa e/ou relacionada a alguma doença. O procedimento consiste em um pequeno corte no rosto para a remoção dos vasinhos. Entre todos os tratamentos é o que oferece os melhores resultados. Contudo pode deixar uma pequena cicatriz e o processo de recuperação é mais doloroso.

Prevenção

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Viva Bem

Não existe meios caseiros e naturais de tratar os vasinhos no rosto. No entanto, existem formas de prevenir o seu aparecimento. Sendo assim, a principal recomendação para prevenir a telangiectasia é ter um cuidado redobrado com a proteção solar. Ou seja, usar sempre um protetor solar com alto fator de proteção e fazer a reaplicação regularmente. Além é claro de evitar ficar muito tempo no sol.

Outra dica de prevenção é evitar o consumo exagerado de bebidas alcóolicas. Bem como evitar produtos ou procedimentos muito agressivos à pele, que possam aumentar a inflamação e proliferação dos vasinhos. Produtos com ácido retinóico são exemplo disso. Apesar de ser um dos melhores ingredientes para o tratamento de acne envelhecimento, ele estimula a proliferação dos vaso e por isso devem ser evitados em casos de telangiectasia.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Rosácea – O que é, sintomas, causas e tratamento.

Fontes: Universa Tua Saúde Medium

Imagens: Marie Claire Mais Estética Invasc Viva Bem Inova 

Essa matéria Vasinhos no rosto – Causas da Telangiectasia, diagnóstico e tratamentos foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas