Área de Mulher Toucas de cetim para dormir – Principais benefícios

Toucas de cetim para dormir – Principais benefícios

Você sabe como funcionam as toucas de cetim para dormir? A peça é de grande ajuda para quem deseja cabelos mais bonitos e definidos. Essa matéria Toucas de cetim para dormir – Principais benefícios foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Os diferentes métodos inventados para um maior cuidado com o cabelo vem sendo utilizados há séculos na história da beleza. Um deles é a touca de cetim, uma opção valiosa para quem deseja prolongar os efeitos da definição e hidratação dos fios. Sobretudo para aquelas que possuem cabelos cacheados e crespos, adotar a touca de cetim para dormir é a decisão perfeita para mantê-los sempre lindos e brilhantes.

A touca de cetim não é nenhuma novidade, mas nos últimos anos, a ideia voltou a ganhar força entre as mulheres mais jovens. Também conhecida como a touca antifrizz, a dica caseira é responsável por manter os fios alinhados e impedir seu aspecto quebrado. É comum ir dormir e acordar com os cabelos embaraçados e com aparência “elétrica”. A ocorrência é fruto do atrito constante entre os fios e a fronha de algodão do travesseiro, que os desalinha facilmente.

Do mesmo modo, a opção da touca também pode ser valiosa para quem tem cabelo liso. O tecido é responsável por fazer o liso durar mais tempo, e também preserva os efeitos da escova e da chapinha. Apesar disso, utilizar a touca de cetim para dormir ainda possui muitos outros benefícios, tornando-se um investimento inteligente.

Toucas de cetim para dormir

Toucas de cetim para dormir

Area de Mulher
Fonte: Transforme-se

Confira abaixo 7 benefícios da touca de cetim e os motivos para investir na peça.

Benefícios de uma touca de cetim para dormir

Antes de mais nada, é importante conhecer a fundo os efeitos da touca e o motivo do material ser tão benéfico. Feita de fibra de cetim, um material menos poroso que o algodão e muito mais liso, o contato entre os fios e o tecido não causa tanto atrito, preservando a estrutura do cabelo e a possibilidade do frizz.

Do mesmo modo, utilizar a touca de cetim para dormir ajuda a preservar a hidratação e o óleo das cacheadas, pois devido à estrutura dos fios, eles tendem a ser mais ressecados. Isso ocorre pelo fato da hidratação natural do cabelo não conseguir atingir as pontas. Com a touca, porém, a ação é preservada e intensificada, já que o cetim é impermeável. Além disso, para aquelas que possuem tranças, box braids ou dreads, é possível esperar maior duração do penteado com o uso prolongado do tecido, que mantém o cabelo protegido do sono.

1 – Definição

Toucas de cetim para dormir

Toucas de cetim para dormir

Area de Mulher
Fonte: Sah Oliveira

Em outras palavras, à respeito dos benefícios da touca de cetim propriamente ditos, a touca de cetim é capaz de proporcionar a definição. Para aquelas que possuem cabelo cacheado e crespo e gostam de ficar de olho no day after, que não é nada mais que o dia que segue a lavagem dos fios, a touca é uma boa pedida para preservar os efeitos tão desejados do processo. Assim, os fios não irão amassar ou perder seu formato.

2 – Proteção contra o suor

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Cosmetic Innovation

No caso de quem não abre mão da chapinha, da escova ou apenas quer manter o cabelo saudável, a touca funciona como precaução valiosa contra o suor. O sal do suor é um grande inimigo dos fios, por causar ressecamento e maior opacidade. Com o tecido envolto nos cabelos, o suor não se torna uma possibilidade.

3 – Touca de cetim para cabelo comprido

toucas de cetim para dormir

toucas de cetim para dormir

Area de Mulher
Fonte: Dicas de Mulher

Em épocas quentes ou apenas em situações gerais, dormir possuindo madeixas longas e mantê-las sempre definidas pode ser um desafio. Assim, com a touca de cetim, o cabelo permanece intacto dentro do tecido, sem embaraçar ou perder formato. Além disso, o alívio e o conforto são garantidos.

4 – Diga adeus aos nós de fada

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Cabelos de Rainha

O constante atrito entre os fios e a fronha do travesseiro também é o causador de outro incômodo: os pequenos nós que são extremamente difíceis de desembaraçar, e deixam o cabelo com aspecto emaranhado. Para as cacheadas e crespas, estes são os nós de fada. Eles podem ser prevenidos com o uso da touca de cetim, que mantém o cabelo seguro dentro do tecido. Além disso, é possível impedir uma perda maior de fios na hora de pentear ou desembaraçar, pois a dificuldade de fazê-lo será bem menor.

5 – Sem mais frizz

Toucas de cetim para dormir

Toucas de cetim para dormir

Area de Mulher
Fonte: All Things Hair

Assim como é o caso do cabelo embaraçado, o atrito também é responsável por aumentar o frizz, deixando os fios com aspecto arrepiado. Com a touca, porém, não há como as madeixas se esfregarem na fronha do travesseiro, impedindo a energia estática e mantendo-as bem definidas e alinhadas.

6 – Toucas de cetim e saúde dos fios

Toucas de cetim para dormir

Toucas de cetim para dormir

Area de Mulher
Fonte: Veja Saúde

A garantia perfeita para cabelos muito mais saudáveis e brilhosos é a inserção da touca de cetim na rotina noturna dos fios. Diga adeus ao frizz, aos fios quebradiços e sem definição. Com o tecido, a saúde e desenvolvimento deles é algo que se pode esperar.

7 – Tranças duradouras

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Cabelo Afro

Conforme já foi dito, dormir com as tranças, dreads ou box braids protegidas dentro da touca de cetim ajuda a prolongar a duração do penteado, que pode afrouxar com o atrito contra a fronha do travesseiro, ou apenas desfiar e dar aspecto emaranhado ao cabelo. A próxima manutenção pode demorar muito mais depois de adotar a touca nos cuidados.

Mais sobre a touca de cetim

Bem como o uso constante da touca para dormir, existem outras formas de prolongar os efeitos de definição e hidratação proporcionados pelo tecido. Ao secar os fios, por exemplo, é extremamente indicado fazê-lo com uma toalha mais macia, ou até mesmo tecidos de algodão, como camisetas. Dessa forma, a umidade em excesso é retirada e o atrito não é prejudicial.

Além disso, o tamanho da touca também é um detalhe importante. Para cabelos lisos e ondulados, com pouco volume, é recomendado um formato M, mas para os cabelos cacheados e crespos, é indicado investir no G. Assim, o tecido pode acomodar o volume perfeitamente, sem amassar ou apertar.

O que você achou dessa matéria? Se te interessou, confira também Como fazer touca no cabelo? Passo a passo e dicas

Fontes: Dicas de Mulher, Msn, Naturalmente Bonita, Pajaris

Imagens: Dicas de Mulher, Cosmetic Innovation, Cabelos de Rainha, Sah Oliveira, All Things Hair, Veja Saúde, Cabelo Afro

Essa matéria Toucas de cetim para dormir – Principais benefícios foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas