Área de Mulher Teste da mecha – Importância e passo a passo de como fazer

Teste da mecha – Importância e passo a passo de como fazer

O teste da mecha é fundamental antes de mudar o visual, é uma forma de evitar danificar os fios e ter uma prévia de como ficará o resultado. Essa matéria Teste da mecha – Importância e passo a passo de como fazer foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Pensando em mudar o visual? Uma dica importante para essa grande mudança é fazer o teste da mecha. Muito além de um cuidado exagerado, esse teste é essencial para proteger o cabelo, evitar um resultado indesejado e fazer o procedimento com segurança. Contudo, muitas pessoas e profissionais acabam pulando essa etapa antes de fazer o procedimento, seja ele coloração ou descoloração ou até mesmo alisamento.

O teste da mecha é fundamental para qualquer procedimento químico nos fios, afim de evitar danificar os fios, causar alergias e até mesmo prever como será o resultado final. Se não der certo em uma mecha você irá agradecer por não ter feito o procedimento em todo o cabelo. Lembrando que a medida deve ser adotada tanto por profissionais de beleza quanto para quem vai se aventurar na mudança capilar sozinha em casa.

Portanto, hoje iremos entender melhor a importância do teste da mecha e o passo a passo de como fazer.

Importância do teste da mecha

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Garota Beleza

O intuito de qualquer mudança no cabelo é ficar ainda mais bonita e feliz com o seu cabelo. Contudo, essa mudança pode acabar tendo um efeito contrário, danificando os fios ou até mesmo não tendo o resultado almejado, especialmente na mudança de coloração.

Isso pode acontecer por vários fatores, como procedimentos anteriores, alisamentos, exposição solar e até mesmo o cabelo estar fragilizado. Nesse sentido, o teste da mecha se faz tão essencial, já que o seu principal intuito é avaliar se o cabelo está apto para passar por um procedimento com químicos e claro ter uma ideia de como ficará o resultado final, avaliando se o fundo de cor está apto a receber a tintura.

O teste é feito geralmente antes de descoloração ou coloração dos fios e também alisamentos, como a progressiva, por exemplo, que como sabemos é um procedimento bastante agressivo aos fios. No caso da mudança de coloração, é uma forma de ter um parâmetro de como ficará a cor do cabelo após a tintura, e se o resultado é o que a pessoa almeja. Além é claro de realizar o procedimento com segurança.

Sendo assim, fazendo o teste da mecha você preveni um resultado indesejado e possíveis danos aos fios, que poderiam a levar a um corte químico, por exemplo. Além é claro de ter uma ideia precisa de como ficará o seu cabelo após a mudança.

Passo a passo de como fazer o teste da mecha

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Real Talk

Então agora que você já entendeu a importância de fazer o teste da mecha é hora de aprender na prática como fazer isso. Geralmente, o teste é realizado um pouco antes da aplicação da tinta nos fios. No entanto, segundo os especialistas o ideal é fazer isso com antecedência, em média 5 dias antes de fazer o procedimento no cabelo. Desse modo, é possível analisar melhor a reação do cabelo com o produto, mesmo após a lavagem.

Outro cuidado prévio é que antes de fazer o teste da mecha, deve ser feito a prova do toque, outro tipo de teste para verificar se o produto, coloração ou alisamento irá causar algum tipo de reação na pele, como irritação, coceira ou ardência. A prova do toque é feita aplicando uma pequena quantidade do produto sobre o braço, ou atrás da orelha e observar o seu efeito por cerca de 45 minutos.

Se nesse período não notar nenhuma reação adversa ao produto, pode-se realizar o teste da mecha, aplicando o produto apenas em uma pequena mecha de cabelo. Confira o passo a passo:

1º Passo

Primeiramente, separe uma pequena mecha de cabelo na parte de trás, preferencialmente na região da nuca. Desse modo, caso o produto cause danos aos fios, eles estarão menos visíveis não comprometendo todo o visual.

2º Passo

Em seguida, aplique o produto, seja ele a coloração ou o alisante, em toda a extensão da mecha separada. Tenha o cuidado de manter 1 centímetro de distância da raiz.

3º Passo

Então, após a aplicação do produto, aguarde o tempo de efeito indicado na embalagem do produto. Nesse meio tempo, a cada 5 minutos dê uma chegada no cabelo, para ver se não há alguma alteração ou reação indesejada. Se for o caso, suspenda o teste e enxágue o cabelo imediatamente para remover o produto.

4º Passo

Passo o tempo de ação do produto, lave a mecha de cabelo e avalie o resultado e a condição dos fios. Caso a mecha esteja muito danificada, não continue com o procedimento no restante do cabelo.

Se o teste da mecha for reprovado

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Salon Line

Não é incomum isso acontecer, o cabelo não receber bem o produto, ficar danificado ou o resultado não ser o desejado. Caso isso acontecer, não se desespere, muito pelo contrário, agradeça por ter feito o teste da mecha. Imagine ter feito o procedimento em todo o cabelo e dar errado? Seria muito pior não é mesmo?

Então, caso isso aconteça respeite o resultado e siga as recomendações do profissional. Isso não significa que você não poderá mais fazer a tão desejada mudança. Nesse caso, tenha um pouco de paciência e espere um pouco mais, nesse tempo aproveite para tratar o seu cabelo, fortalecer e cuidar da fibra capilar.

Aposte em um cronograma capilar voltado na reconstrução, para assim deixar o cabelo mais saudável e preparado para fazer o procedimento sem danos.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também 5 coisas que você precisa fazer antes de pintar os cabelos.

Fontes: Salon Line Beauty Color Segredos de Salão

Imagens: Prohall Garota Beleza Real Talk Salon Line

Essa matéria Teste da mecha – Importância e passo a passo de como fazer foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas