Área de Mulher Shampoo vencido – Malefícios do uso + como conservar produtos capilares

Shampoo vencido – Malefícios do uso + como conservar produtos capilares

Passado o prazo de validade do shampoo vencido, as substâncias presentes em sua fórmula sofrem grandes alterações ou oxidam. Essa matéria Shampoo vencido – Malefícios do uso + como conservar produtos capilares foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Afinal, pode usar shampoo vencido no cabelo? A resposta é simples, não!. Não só o shampoo como também produtos capilares diversos como condicionador, máscaras de hidratação ou outros cosméticos.

Isso porque, passado o prazo de validade do shampoo, as substâncias presentes em sua fórmula sofrem alterações ou oxidam. Como resultado disso, os ativos deixam de funcionar e, consequentemente, o produto perde o efeito. Além disso, a má conservação dos cosméticos também pode comprometer sua eficácia e inutilizá-los.

É muito comum fazer uso de shampoo vencido sem perceber, no entanto, é de suma importância atentar-se a esse detalhe para obter os resultados benéficos que o produto oferece e até evitar complicações que cosméticos vencidos podem trazer.

O que acontece com o cabelo ao usar shampoo vencido?

Uso de shampoo vencido.

Uso de shampoo vencido.

Area de Mulher
Fonte: Hair by Brian

Como mencionado anteriormente, o shampoo vencido perde sua integridade e, portanto, sua eficácia, não gerando mais o efeito desejado no cabelo. No entanto, os malefícios não param por aí, pois o uso de shampoo vencido também pode acarretar em outras complicações como o efeito rebote, causando o ressecamento capilar.

Além disso, podem ainda haver complicações mais sérias como a ocorrência de alergias e irritações. Isso acontece pois as substâncias presentes na fórmula do shampoo, responsáveis por conservar a integridade do produto, também perdem seu efeito após o prazo de validade.

Em razão disso, o produto vencido fica vulnerável à ação de fungos e bactérias, o que pode resultar em reações alérgicas ou irritações no couro cabeludo e até na pele. Ademais, a irritação do couro cabeludo pode ocasionar em inflamação, o que pode também causar queda de cabelo.

Como conservar seus produtos capilares

Uso de shampoo vencido e outros produtos capilares.

Uso de shampoo vencido e outros produtos capilares.

Area de Mulher
Fonte: Homeopatia Brasil

Todavia, não são só cosméticos fora da validade que perdem sua qualidade e eficácia. A conservação indevida deles também pode causar problemas ao seu cabelo.

A propósito, todo cosmético ou produto capilar possui na embalagem informações precisas quanto a sua composição, o modo de conservá-lo e sua validade. Essas orientações merecem sua atenção pois a má conservação faz o produto envelhecer mais rápido e também pode alterar sua fórmula química.

A principal recomendação para manter seus produtos capilares bem conservados é quanto ao lugar de guardá-lo. É preferível que você guarde seu shampoo fora do banheiro, por conta da constante alteração de umidade e temperatura causada pela água e pelo vapor durante o banho.

Ademais, é recomendado também sempre manter o shampoo bem tampado. Caso contrário, o produto pode sofrer contaminação, ocasionando a proliferação de fungos e bactérias. Estas, por sua vez, podem causar alergias, irritações ou comprometer a eficácia do produto, inutilizando-o.

Portanto, atente-se não só ao prazo de validade do shampoo, mas também em como conservá-lo devidamente. Fique atento também a alterações na aparência, textura ou odor do produto, que podem indicar se ele está apto para uso ou não.

Agora que você já sabe sobre os malefícios do uso de shampoo vencido, confira também sobre o efeito do talco no cabelo.

Fonte: All Things Hair, Beleza Extraordinária, Boa Forma.

Imagens: Notícias ao Minuto, Hair by Brian, Homeopatia Brasil.

Essa matéria Shampoo vencido – Malefícios do uso + como conservar produtos capilares foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas