Selagem – O que é, como fazer, cuidados e contraindicações

A selagem surge como uma ótima opção de tratamento para alguns tipos de cabelo, solucionando problemas e dando mais saúde pro cabelo.

Conhecido também como blindagem capilar, a selagem é um tipo de tratamento à base de queratina. Que, por sua vez tem como função, fechar as cutículas do fio, ou seja, a estrutura. Ela serve para quando elas são danificadas por processos químicos. A selagem faz com que a saúde dos cabelos seja recuperada, com disciplina, hidratação, resistência e brilho.

Em muitos casos, a selagem é na verdade, escova progressiva. Isso ocorre em casos que o produto contém na formulação, além da queratina, formol. Nessa situação, o fio também é alisado. Entretanto, o composto pode estar presente em concentrações de 0,2% nos produtos. Caso contrário, pode causar diversos efeitos colaterais. Além disso, normalmente, ele não traz o efeito que se deseja, nesse tipo de concentração.

Caso a selagem seja para alisar, e tiver produtos alternativos para alisamento, como por exemplo, o tioglicolato de amônio e a etalonamina, que são semelhantes ao formol, mas não causam tanto dano à saúde, mas mesmo assim, é um tipo de alisamento.

Um dos danos que o formol causa é a queimadura, descamação do couro cabeludo, a queda do cabelo, ardência nos olhos, falta de ar, tosse, dor de cabeça, vômito, enjoo e desmaio. Entretanto, em alguns produtos, o formol ainda se faz presente. Quando o produto soltar fumaça, é fácil de perceber. O ideal é pedir a verificação na embalagem e procurar pela palavra formaldeído ou poliformol.

Pra que serve a selagem

Selagem - O que é, como fazer e cuidados

Selagem - O que é, como fazer e cuidados

Area de Mulher
Imagem: All things hair

É indicado para cabelos danificados e com cutículas abertas, causados por procedimentos químicos, precisando de reposição intensa de nutrientes. Conforme, esse efeito de selagem faz com que os fios fiquem mais disciplinados e apresentem menor volume. Resultando em uma recuperação capilar de dentro para fora. Além, de acontecer uma redução de frizz.

Ear cuff – O que é, como usar e 5 vantagens em usar na orelha

×

Como fazer

Selagem - O que é, como fazer e cuidados

Selagem - O que é, como fazer e cuidados

Area de Mulher
Imagem: Lojas rede

É normalmente feita com xampu, condicionador e ampolas, todas da mesma linha. O cabelo é então lavado com o xampu e condicionador, sendo secado e tendo as ampolas aplicadas.

Em seguida, é preciso uma fonte de calor para que os produtos funcionem corretamente, fechando os fios, normalmente a chapinha, é o acessório usado nas mechas.

Quando há também a intensão de alisamento, o processo da chapinha ajuda a reorganizar cadeias de enxofre dos fios. Que faz com que eles se tornem lisos mais uma vez.

Sessões

Selagem - O que é, como fazer e cuidados

Selagem - O que é, como fazer e cuidados

Area de Mulher
Imagem: Cabelo

A quantidade de vezes que a selagem é feita para que as cutículas se fechem, vai variar de acordo com o grau de danos do fio. Logo, o número de sessões depende do nível de sensibilização dos fios, e o período a ser aplicado será determinado pelo profissional que executa a análise. Geralmente, pode ser feita a cada dois ou três meses.

Já a que possui alisamento é realizada em uma sessão e só feita novamente, conforme o efeito vai passando. A principal diferença entre elas é que a selagem capilar é voltada para tratamento, já a progressiva, alisa os fios dos cabelos.

Como é um procedimento complexo, requer atenção. Exatamente por isso, deve ser feito por cabeleireiros de confiança, não podendo nunca ser feito em casa ou outro local que não seja de confiança. Não são necessários cuidados especiais antes de realizar a selagem capilar.

Cuidados após a selagem

Selagem - O que é, como fazer e cuidados

Selagem - O que é, como fazer e cuidados

Area de Mulher
Imagem: Quero muito

Caso o cabelo que recebeu o tratamento, não tenha tido alisamento, só é necessário cuidar em caso de muitos danos, ou seja, não faça tintura ou alisamentos nele. Já no caso de que a selagem também tenha sido alisada, é indicado evitar usar xampus de limpeza profunda ou anti-resíduos, já que eles fazem com que o efeito tenha duração reduzida.

Na hora de lavar os cabelos, use bastante condicionador para que assim, a fragilidade dos fios seja diminuída. Faça hidratação frequente e evite descolorir ou pintar os cabelos em intervalos curtos após a realização do procedimento, o que pode, eventualmente, potencializar os danos.

No caso de o cabelo ficar quebradiço e com frizz, não faça mais o procedimento e aguarde que novos fios cresçam e substituam o cabelo danificado.

Contraindicações

Selagem - O que é, como fazer e cuidados

Selagem - O que é, como fazer e cuidados

Area de Mulher
Imagem: Hiper feminina

Se o cabelo estiver bem sensível, não podendo receber fontes de calor, o procedimento não é recomendado. Caso a selagem tenha alisamento. Quem tem couro cabeludo sensível e cabelos oleosos não devem fazer. Pois pode causar uma sensibilidade ainda maior e oleosidade no couro.

Pessoas com cabelos virgens não são totalmente indiciados, mas não tem também, os melhores resultados ao fazer essa técnica. Evite procedimentos no caso do cabelo ser muito crespo, já que ele não vai funcionar para reorganizar e alisar os fios.

No caso de gravidez, a selagem com apenas queratina, é permitida, mas indicada para depois do terceiro mês. Mas, como sempre há chances de pelo menos um produto ter alguma quantidade de formol ou químicos alisantes, é ideal que a grávida veja os ingrediente e leve para um dermatologista confiante analisar, já que ele vai saber orientar sobre o produto. Isso também é válido para não gestantes.

Selagem estraga o cabelo?

Selagem - O que é, como fazer e cuidados

Selagem - O que é, como fazer e cuidados

Area de Mulher
Imagem: Cabelos e sonhos

O calor utilizado na chapinha tem que ser igual ao nível de sensibilidade dos fios. O excesso de calor em um cabelo danificado, pode fazer dele ainda mais sensível. Por conseguinte, a queratina em excesso causa enrijecimento dos fios, logo, é importante que seja realizado por um profissional.

Em caso de que a concentração do formol utilizado seja maior que 0,2%, ele pode causar vários problemas de saúde, como por exemplo, queimadura, descamação do couro cabeludo, entre outros.

Alguns profissionais podem cometer erros na hora de realizar a chapinha. Podendo atingir temperaturas maiores que 230 graus Celsius, porém, os cabelos aguentam um máximo de 200 graus. Logo, as fibras capilares são queimadas e o cabelo é danificado. Sendo percebido todavia, depois de um período, quando a progressiva deixa os fios.

Antes e depois

Selagem - O que é, como fazer e cuidados

Selagem - O que é, como fazer e cuidados

Area de Mulher
Imagem: Dot cosméticos

A selagem melhora a aparência de alguns tipos de cabelos e os tornam mais alinhados e disciplinados, dando a impressão de alisados. Ela também traz brilho intenso para o cabelo, uma vez que está mais nutrido e saudável.

A selagem com alisamento tem o mesmo resultado de uma progressiva, onde os cabelos ficam lisos e não possuem volume, tendo um efeito de redução do frizz dos fios. Porém, em algumas vezes, os cabelos podem parecer chapados, já que o volume e ondas são retirados.

Isso acontece pelo motivo de a escova progressiva deixar resíduos, que se acumula nos fios, fazendo com que eles fiquem cada vez mais lisos. Ajuda a manter o cabelo saudável após a química ou danos diários, como usar o secador e a chapinha.

Curiosidades

Selagem - O que é, como fazer e cuidados

Selagem - O que é, como fazer e cuidados

Area de Mulher
Imagem: Garota beleza

Primeiramente, a selagem não tem como função, alisar cabelos. Ela garante apenas uma hidratação melhorada e textura dos fios, que são restaurados depois que a queratina é aplicada. A selagem não possui química é altamente indicado para cabelos que acabaram de passar por algum tipo de química.

A selagem capilar pode quebrar o cabelo, caso o procedimento seja feito de maneira errada. Ao colocar queratina demais ou deixar que aja por muito tempo no cabelo, a fibra fica mais dura, quebrando o cabelo. Esse procedimento só pode ser realizado em casa com a orientação de um profissional da beleza especializado.

A frequência que a selagem capilar deve ser aplicada vai depender do estado do cabelo. O efeito pode durar por um prazo de até três meses, vai depender da quantidade de vezes que o cabelo é lavado.

Diferença entre progressiva, selagem e botox capilar

Selagem - O que é, como fazer e cuidados

Selagem - O que é, como fazer e cuidados

Area de Mulher
Imagem: Educa charme Progressiva

Em casos de cabelos ondulados, cacheados ou crespos, o indicado é a progressiva. Uma vez que toda a estrutura do fio é mudada, alisando até a estrutura capilar.

Selagem

Para cabelos volumosos, danificados, quebradiços, com friz e ou precisando de tratamento intensivo. A função aqui é selar cutículas, eliminado aspectos porosos, ressecados e sem brilho.

Botox capilar

Ele repõe a massa capilar que foi perdida, fazendo com que os fios fiquem mais resistentes, hidratados e alinhados. Ele obtém efeito de semi-liso, ou seja, repõe a massa mais reduzida de volume. Antes de realizar esse tipo de tratamento, converse com um profissional. Verifique se o produto vai atuar somente como tratamento, repondo apenas a massa capilar ou se vai ser tratamento com redução de volume.

E então? Gostou da matéria? Aproveite e confira: Como usar óleo de coco no cabelo

Fontes: Minha vida, Derma club, Mutari

Imagem de destaque: Cabelo

Essa matéria Selagem – O que é, como fazer, cuidados e contraindicações foi criada pelo site Área de Mulher.