Área de Mulher Rugas no rosto – Tipos e tratamentos para amenizar + dicas de cuidados

Rugas no rosto – Tipos e tratamentos para amenizar + dicas de cuidados

As rugas no rosto são um dos maiores incômodos estéticos, e apesar de inevitáveis, é possível amenizar as marcas do tempo na pele. Essa matéria Rugas no rosto – Tipos e tratamentos para amenizar + dicas de cuidados foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

O tempo é rei e não perdoa, quando se trata da pele então, os sinais de envelhecimento aparecem querendo ou não, isso é inevitável. O maior sinal do tempo sobre a pele são as rugas no rosto e as linhas de expressão. Apesar de fazer parte da vida e do envelhecimento, muitas vezes as rugas no rosto aparecem precocemente, devido a diversos fatores, mas principalmente pela perda de fibras de colágeno e elastina na pele.

Então, mesmo que as rugas no rosto sejam algo inevitável, existem alguns cuidados e tratamentos capazes de amenizar essas linhas de expressão, que são tão incômodas. Além disso, também é possível adiar um pouco mais o aparecimento dessas rugas, com produtos com ação antirrugas, que cuidam da pele, evitando a sua flacidez antes do tempo e claro hábitos saudáveis.

Sendo assim, hoje iremos conhecer melhor os tipos de rugas no rosto e os tratamentos disponíveis para tratar e amenizar as linhas de expressão. Além disso, algumas dicas de cuidados com a pele para prevenir o seu aparecimento precocemente.

Rugas no rosto

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
SEGS

Com o passar dos anos é normal que a nossa pele sofra com a ação do tempo. Sendo assim, logo começam a aparecer os primeiros sinais do envelhecimento: as rugas no rosto. Elas podem ser leves ou profundas, ou até mesmo acompanhada de manchas escuras. Não por acaso que as rugas são uma das principais queixas nos consultórios de dermatologistas. Afinal, afeta a pele do rosto e consequentemente influencia sobre a autoestima das pessoas.

As rugas no rosto são consequência da queda de produção de colágeno no organismo, que deixam a pele flácida e propensa ao surgimento das linhas de expressão. Se trata de dobras na pele causadas pelos movimentos da musculatura facial (expressões faciais) e também a força colocada nesses movimentos.

Mas, felizmente, hoje em dia existe uma enorme variedade de tratamentos estéticos, como o famoso botox, e cosméticos próprios para tratar a amenizar as rugas no rosto. Uma coisa é fato, não tem como evitá-las, mas você pode adiar o seu aparecimento e tratá-las para que elas sejam menos evidentes.

Tipos de rugas no rosto

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Tua Saúde

No entanto, nem todas as rugas são iguais, e por isso demandam cuidados e tratamentos específicos. Por isso, é importante conhecer os tipos mais comuns de rugas para encontrar a melhor forma de tratá-las.

1 – Linhas de expressão

As linhas de expressão são rugas causadas pela repetição dos movimentos do rosto. Sendo assim, elas aparecem principalmente ao redor dos olhos, os chamados “pés-de-galinha”, na testa, entre as sobrancelhas e também ao redor da boca, o famoso “bigode chinês”.

2 – Rugas no rosto elásticas permanentes

Já as rugas elásticas permanentes são decorrentes do envelhecimento genético da pele. Contudo, elas podem ser agravadas pela exposição solar sem proteção durante a vida. Desse modo, elas aparecem devido ao afinamento da pele e a perda de colágeno, sendo muito comuns nas bochechas, lábio superior e pescoço.

3 –  Rugas gravitacionais

No caso das rugas gravitacionais, elas são causadas pelo impacto da gravidade sobre pele, o que faz com que a cútis perca a elasticidade, ficando com aquele aspecto “caído”. Normalmente, essas rugas aparecem como dobras nas laterais do rosto, local onde a pele é mais fina.

4 – Linhas finas

Por fim, as linhas finas, que são rugas ligadas principalmente à perda de colágeno, sendo mais comum em pessoas com a pele muito branca. Nesse caso, as rugas podem aparecer precocemente em várias partes do corpo, devido à exposição solar desprotegida.

Tratamentos para rugas no rosto

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Veja

Como sabemos, o botox é um dos principais tratamentos para rugas no rosto, inclusive já vamos sobre ele aqui. Mas além dele, existem várias outras formas eficazes para reduzir a flacidez no rosto e amenizar as rugas. A seguir, vamos conhecer alguns produtos e procedimentos estéticos eficazes no combate as rugas no rosto:

Sérum anti-idade com ácido hialurônico

A partir dos 25 anos de idade já é indicado começar a usar produtos com ação anti-idade, justamente para prevenir e adiar o aparecimento das rugas no rosto. Sendo assim, uma ótima opção de tratamento é usar cremes e cosméticos com ácido hialurônico e antioxidantes em sua composição. Isso porque essas substâncias ajudam a melhorar a hidratação e preenchimento da pele, combatem os radicais livres, deixam a pele mais uniforme e amenizam os sinais do envelhecimento.

Retinol

O retinol é um ativo anti-idade que tem como principais funções a renovação celular e síntese de colágeno. Desse modo, ajudam a melhorar a aparência da pele, mantendo-a jovem por mais tempo. Portanto, inclua na sua rotina de cuidados com a pele, especialmente à noite, produtos com retinol na fórmula, como séruns para reduzir as rugas e manchas da pele.

Ácidos e peptídeos

Os peptídeos são moléculas que aumentam a produção de colágeno, melhora a firmeza e elasticidade da pele, consequentemente amenizando as rugas. Desse modo, aliar os peptídeos com ácidos, como salicílico e glicólico ajudam a otimizar a renovação celular. Portanto, invista em produtos para o rosto que contenham os dois ingredientes.

Peeling químico

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Dra. Angélica Pacheco

O peeling químico é uma ótima opção de tratamento para rugas no rosto. Feito com ácidos que estimulam a renovação celular, quando realizado com a frequência correta e por um profissional especializado promove resultados realmente satisfatórios. Por isso, vale a pena conversar com um dermatologista para incluir o tratamento na sua rotina.

Preenchimento com ácido hialurônico

No caso das rugas no canto dos olhos, testa e acima dos lábios, uma opção de tratamento muito eficiente é o preenchimento com ácido hialurônico. Esse método proporciona mais volume e firmeza à pele, consequentemente amenizando as linhas de expressão e também a flacidez da pele.

Jato de plasma

O jato de plasma se trata de um procedimento estético com a finalidade de formar novas fibras de colágeno e elásticas. Desse modo, ajuda a melhorar a aparência de cicatrizes, estrias, rugas e até de acne. O procedimento é feito por meio de uma caneta que emite radiação, que em contato com a pele promove o rejuvenescimento celular acelerado.

Microagulhamento

O microagulhamento é um procedimento estético muito indicado para amenizar manchas de acne, mas que também pode ser um aliado no tratamento de rugas no rosto. Consiste em passar um rolo com várias agulhas minúsculas sobre a pele, perfurando a camada externa. Essa perfuração estimula a produção de colágeno, e assim promove uma pele mais firme e preenchida.

Radiofrequência

Nesse caso, o tratamento consiste em estimular a produção de novas células de colágeno e elastina através de um aparelho. Portanto, promove mais sustentação e firmeza à pele. O procedimento deve ser realizado por um profissional especializado com sessões mensais, e é especialmente eficaz para amenizar rugas finas.

Dicas para minimizar as rugas no rosto

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Meu Mundo

Além de todos esses tratamentos, existem algumas formas simples de cuidar da pele e minimizar as rugas no rosto. São hábitos e cuidados que fazem toda a diferença para ter uma pele jovem por muito mais tempo:

Beber muita água: a hidratação é fundamental, para a pele e para o corpo, por isso a recomendação é beber pelo menos 2 litros de água por dia. Creme anti-idade: a partir dos 25 anos de idade já pode incluir cremes e outros cosméticos com ação anti-idade e fator de proteção solar na sua rotina de skincare, pela manhã e pela noite. Lavar o rosto: na hora de higienizar a pele do rosto, use água mineral, micelar ou termal, que são livres de cloro e evitam o ressecamento da pele. Alimentação: inclua alimentos ricos em colágeno e antioxidantes na sua dieta. Tais como frutas vermelhas, azeite de oliva, carne vermelha, gelatina entre outros. Protetor solar: use o protetor solar com fator forte diariamente, reaplicando o produto de 3 em 3 horas, mesmo quando não há exposição solar direta. Maquiagem: sempre retirar a maquiagem antes de dormir, isso é fundamental para a saúde e aparência da pele. Suplemento de colágeno: tomar suplementação de colágeno hidrolisado ajuda a manter a sustentação da pele sendo uma forma de evitar o envelhecimento precoce. Ginástica facial: alongar os músculos da face preveni o aparecimento de rugas no rosto. Não fumar: a fumaça do cigarro é muito prejudicial ao organismo e a pele, provocando danos e favorecendo a formação de rugas.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Rugas – Como se formam, tipos, como prevenir e os melhores tratamentos.

Fontes: Beleza Extraordinária Derma Club Tua Saúde Santo Remédio

Imagens: Reviewbox SEGS  Tua Saúde Veja Meu Mundo Dra. Angélica Pacheco

Essa matéria Rugas no rosto – Tipos e tratamentos para amenizar + dicas de cuidados foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas