Área de Mulher Pouco cabelo – Como lidar e cuidar dos fios ralos e minguados

Pouco cabelo – Como lidar e cuidar dos fios ralos e minguados

Ter pouco cabelo pode mexer muito com a autoestima. Felizmente algumas dicas e truques podem ajudar a amenizar o aspecto de cabelo minguado. Essa matéria Pouco cabelo – Como lidar e cuidar dos fios ralos e minguados foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Só quem tem pouco cabelo sabe o dilema que é viver com o medo calvície. A queda de cabelo, falta de vitalidade, cabelo ralo e aspecto minguado pode ser um verdadeiro incômodo e mexer com a autoestima das pessoas. Os motivos para esse problema são variados, podendo ir desde estresse, alterações, hormonais, químicas e fatores genéticos.

Em todo caso, esse quadro deixa o cabelo fino e ralo sem volume e sem vida, o que ninguém quer. Mas antes de procurar fórmulas mágicas para ter mais cabelo, é muito importante investigar as causas de se ter pouco cabelo. Procurar um dermatologista é essencial, só ele poderá te dizer a causa e indicar o melhor tratamento para o seu problema capilar.

No entanto, se tudo estiver certo com a sua saúde, existem algumas dicas e produtinhos que podem ajudar a lidar com o problema e amenizar o aspecto de cabelo minguado. Portanto, vamos conhecer hoje essas dicas realmente eficazes para quem tem pouco cabelo.

Pouco cabelo

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Site de Beleza e Moda

Quando falamos em pouco cabelo, estamos falando da quantidade e espessura dos fios. Por exemplo, cabelo fino e cabelo ralo não são a mesma coisa, mas podem estar relacionados num quadro de pouco cabelo. Isso porque o cabelo fino diz respeito a espessura do fio, que tende a ser abaixo da média, enquanto o cabelo ralo é aquele com pouquíssimos fios.

Sendo assim, é o afinamento capilar que resulta naquele aspecto de cabelo minguado, que é fino e ralo ao mesmo tempo. A raiz fica mais evidente, os penteados não são mais os mesmo. Você tenta fazer um rabo de cavalo e fica com um aspecto murcho. O que não é nada agradável, já que mexe principalmente com a autoestima da mulher.

Então, como dito anteriormente, o mais recomendado é procurar um dermatologista para entender melhor o seu caso em especial, e principalmente quais as causas do afinamento capilar. As causas podem ser desde disfunções no organismo ou predisposição genética até uso de químicas, estresse, anemia entre outros. Por exemplo, se o problema é recorrente desde a adolescência é sinal de que se trata de uma questão genética, e mesmo nesses casos é importante tratar, já que o quadro pode piorar com o tempo.

Dependendo da causa, pode ser necessário até um tratamento indicado pelo profissional. Em outros casos mais simples, algumas dicas e produtos podem ajudar a melhor a aparência dos fios, conferindo mais volume e vitalidade ao cabelo.

Dicas de como lidar com pouco cabelo

Então, vamos conhecer algumas dicas que podem ajudar a lidar melhor com esse quadro de pouco cabelo.

Corte de cabelo

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Haskell

A escolha do corte de cabelo pode evidenciar ainda mais o aspecto de cabelo minguado ou disfarçá-lo. Por isso importante saber o que melhor combina nesse caso. Cortes médios e curtos ou em camadas contribuem para um aspecto mais encorpado aos fios. Ao contrário dos cabelos compridos que tendem a pesar e ficar ainda mais como aspecto de pouco cabelo. Portanto, evite o corte reto ou repicado. O ideal é apostar em camadas para aumentar a sensação de volume aos fios.

Penteados para quem tem pouco cabelo

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
All Things Hair

Os penteados podem ser um verdadeiro dilema para quem tem pouco cabelo, parece que nada funciona. Mas não é bem assim, existem vários penteados que ajudam a melhorar o aspecto do cabelo minguado. Por exemplo, peteados com topete são ótimas opções para disfarçar um pouco a falta de volume.

O tradicional rabo de cavalo é outra. Mas que nesse caso deve ser feito de modo a não ficar muito apertado e modelar com spray no comprimento para não ficar murcho. Outra dica é usar pomadas em pó, que são produtos que ajudam a “armar” o cabelo conferindo um aspecto volumoso aos fios.

Cuidado com a oleosidade

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Arvensis

Devido a falta de volume, o cabelo fino e ralo pode evidenciar ainda mais a oleosidade, que faz com que os fios fiquem ainda mais minguados. Então, é muito importante estar atento a essa característica. O ideal é usar shampoos específicos para cabelo oleoso com certa frequência. Também evite lavar o cabelo em água quente, e o uso do secador só em modo morno e frio.

Volume na raiz

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
All Things Hair

Uma dica de ouro para fazer com que os fios ralos aparentem ser mais volumosos, é escovar com sprays fixadores e modeladores na raiz. Quanto mais cheia a raiz, maior a impressão de volume em todo o comprimento do fio. Portanto, enquanto aplicar o produto, aproveite para ajeitar os fios para cima com os dedos mesmo.

Produtos para encorpar os fios

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Nina Cares

Investir em produtos que ajudam a dar mais espessura aos fios é essencial. Produtos que contam com aminoácidos em suas composições são ótimos para essa finalidade, já que ajudam a encorpar e reconstruir os fios. Existem uma série de produtos capilares que ajudam a encorpar os fios. Ou seja, opções não faltam é só você escolher o que melhor lhe atende.

Nutrição dos fios

Pouco cabelo - Dicas de como lidar e cuidar dos fios ralos e minguados

Pouco cabelo - Dicas de como lidar e cuidar dos fios ralos e minguados

Area de Mulher
Claudia

Cabelos fios e ralos necessitam ainda mais de nutrição do que os outros tipos de fio. Portanto, é muito importante manter uma rotina de cuidados capilares. Sendo assim, um cronograma capilar e o uso de máscaras hidrantes ao menos duas vezes ao mês já ajudam bastante.

Escolha da escova de cabelo

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Paola Pacelli

Para quem tem pouco cabelo, o ideal é usar escovas com cerdas menores e mais próximas. Isso porque quanto menores as cerdas da escova, mais volume ela oferece ao cabelo, assim como quanto mais próximas umas das outras, melhor para dar esse aspecto de cabelo mais cheio.

Evite danificar o cabelo

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Veja

O uso frequente de chapinha pode quebrar os fios com facilidade, intensificando ainda mais o problema da falta de volume. O mesmo vale para o uso da escova de forma a puxar e quebrar os fios. Também é válido evitar o uso de elásticos para prender o cabelo, esses que podem rebentar muito o cabelo. Prefira prendedores como piranhas e passadores.

Alimentação

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Ideia Nutri

A alimentação é essencial para ter cabelos saudáveis e com boa aparência. Em casos de anemia, estresse e disfunção hormonal influenciando na saúde dos fios, uma dieta equilibrada e rica em ferro pode ajudar. Inclua na sua alimentação carne vermelha e vegetais de coloração verde escura que contém boa quantidade de ferro. Mas é importante ingerir vitamina C também, para ajudar na absorção dos nutrientes.

Viu como não é tão difícil lidar com pouco cabelo? O importante é entender a causa e procurar a melhor opção para amenizar o quadro. Seguindo essas dicas você logo perceberá os resultados.

Dilemas que só quem tem pouco cabelo vive

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Minha Querida Necessaire

E para finalizar, um copilado de experiência incômodas e até traumatizantes que só quem tem pouco cabelo conhece.

Viver economizando para comprar um aplique de cabelo, já que a pessoa tem pouco. Aliás, a pessoa passa horas pesquisando sobre novas tecnologias que podem resolver o seu problema de falta de cabelo. A cada fio de cabelo que cai é uma tristeza sem tamanho. Afinal, a pessoa já tem pouco cabelo e esses poucos estão caindo. Sofrer para encontrar um penteado que não evidencie ainda mais o cabelo minguado e que fique bonito. Fazer uma mudança muito radical no cabelo está fora de cogitação. Ter uma coleção de produtos capilares antiqueda. Em momentos de crise, a única opção é optar por um boné ou touca para disfarçar um pouco. Repartir o cabelo está fora de cogitação para evitar evidenciar ainda mais o cabelo minguado na raiz. Na hora de pentear os cabelos é triste ver o tanto de cabelo saindo no pente. E o pior de tudo é quando a escova embaraça nos fios, e agora: puxar ou não puxar?

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Queda de cabelo – Quais são as causas, como evitar e como tratar.

Fontes: Natura O Tempo Guia da Semana

Imagens: Universa Site da Beleza e Moda Haskell All Things Hair Arvensis All Things Hair Nina Cares Claudia Paola Pacelli Veja Ideia Nutri Minha Querida Necessaire

Essa matéria Pouco cabelo – Como lidar e cuidar dos fios ralos e minguados foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas