Poros, o que são? Por que ficam dilatados, tratamento e prevenção

Os poros são pequenos furos na pele responsáveis pela secreção de líquidos, no entanto, quando ficam dilatados podem gerar muito incômodo. Essa matéria Poros, o que são? Por que ficam dilatados, tratamento e prevenção foi criada pelo site Área de Mulher.

Uma coisa é fato: todo mundo tem poros. Esses pequenos furos na pele são responsáveis pela secreção de líquidos, como sebo e suor. No entanto, muitas vezes esses furinhos ficam dilatados, os deixando muito aparentes. O que é um verdadeiro incômodo, principalmente para as mulheres que usam maquiagem frequentemente.

Esse problema dos poros dilatados é mais comum em algumas épocas do ano, principalmente nas estações mais quentes. E embora possa acontecer com todas pessoas, é mais recorrente em quem tem o tipo de pele oleosa.

Porém, é um problema tratável e que dá para disfarçar bem com algumas dicas. Sendo assim, hoje iremos entender tudo sobre os poros, porque eles ficam dilatados e como lidar com esse problema.

Poros dilatados

Poros - Por que ficam dilatados e como disfarçar

Poros - Por que ficam dilatados e como disfarçar

Area de Mulher
N1

Como dito anteriormente, os poros são pequenos orifícios presentes na pele que são responsáveis pela secreção de líquidos. Para se ter uma ideia, apenas no rosto existe cerca de 300 mil poros. A maior concentração de poros é na região conhecida como zona T do rosto, que contempla o nariz, a testa e o queixo.

Contudo, alguns fatores internos e externos podem determinar o quão dilatados os poros ficam,ou seja, o quão aparente eles ficam no rosto. Quando isso acontece, a tendência é a aparência da pele ficar menos uniforme, e dificultar a aplicação da maquiagem, atrapalhando o resultado da make.

Normalmente, em épocas de calor os poros tendem a ficar mais dilatados. E isso é ainda mais comum em pessoas com a pele oleosa e mista. Isso porque o óleo natural da pele e as células mortas ficam acomodadas ao redor dos poros. Desse modo, faz com que a pele fique inchada, resultando nos poros mais abertos que o normal.

Além disso, o envelhecimento também contribui para que os poros fiquem mais evidentes, consequência da perda de elasticidade da pele. A predisposição genética é outro fator pode influenciar no aparecimento dos poros dilatados.

Mas, a causa mais comum dos poros dilatados é a a limpeza inadequada da pele. Isso porque, quando não é feita uma limpeza profunda, podem ficar muitos resíduos na pele, como resto de maquiagem, protetor solar e impurezas. Tudo isso se acumula nos poros, e faz com que eles fiquem maiores e dilatados.

Fronha de seda – Os benefícios da peça para a pele e cabelo

×

Como prevenir os poros dilatados

Poros - Por que ficam dilatados e como disfarçar

Poros - Por que ficam dilatados e como disfarçar

Area de Mulher
Om The Skin

Sendo assim, antes de tentar disfarçar os poros dilatados, a melhor coisa a se fazer é prevenir o seu aparecimento. Para isso é importante evitar a sua obstrução, o que pode piorar a situação e resultar no surgimento de cravos e espinhas.

Então, antes de mais nada, é importante ter uma alimentação saudável e evitar alimentos gordurosos. Além disso, beber muita água é essencial, para melhorar a hidratação do organismo e da pele.

E como a limpeza é uma fator determinante para o surgimento dos poros dilatados, uma higienização profunda é indispensável. Desse modo, é possível eliminar toda a sujeira que pode se acumular nos poros.

Além de manter a pele hidratada. Sendo assim, dê preferência para produtos hidratantes adequados ao seu tipo de pele, que além de fechar os poros dilatados, deixa a pele macia.

Dicas para fechar os poros dilatados

Poros - Por que ficam dilatados e como disfarçar

Poros - Por que ficam dilatados e como disfarçar

Area de Mulher
Garota Beleza

Além disso, existem algumas dicas simples que podem fazer toda a diferença e acabar com o problema de poros dilatados.

Limpeza diária

Como dito, a limpeza é essencial para fechar os poros. Porém é uma coisa que deve fazer parte da sua rotina de skincare. É importante manter a pele limpa, e por isso é preciso limpar a pele diariamente, lavando o rosto com sabonete para o seu tipo de pele.

O ideal é fazer isso duas vezes ao dia, pela manhã e antes de dormir, preferencialmente com água fria. Para potencializar ainda mais o resultado, é recomendado utilizar algum tônico facial específico para o seu tipo de pele.

Esfoliação

A esfoliação também pode ser uma ótima aliada para lidar com os poros dilatados. Isso porque a esfoliação ajuda a remover a camada externa da pele, removendo profundamente qualquer resíduo que tenha ficado.

Contudo, a esfoliação deve ser feita apenas uma vez por semana. Mais do que isso pode acabar tendo o efeito contrário e piorar o problema dos poros.

Compressa

A compressa é outra técnica muito eficiente para tratar os poros dilatados. Desse modo, o ideal é usar uma compressa de água morna por uns três minutos no rosto, e em seguida colocar uma compressa de água fria por mais dois minutos.

Essa mudança de temperatura ajuda na oxigenação dos tecidos e melhora a elasticidade dos poros. A dica é fazer essa compressa em dias alternados. Em pouco mais de uma semana já é possível observar os resultados.

Hidratação

Assim, como a limpeza, a hidratação da pele também deve ser uma prioridade. O importante é manter a pele sempre hidratada, utilizando produtos adequados para cada tipo de pele. A dica é optar por produtos livres de óleo e não comedogênicos, principalmente para quem tem pele oleosa.

Utilize protetor solar

O uso do protetor solar não pode faltar na rotina de cuidados com a pele, independentemente dos poros dilatados ou não. Além de proteger a pele dos efeitos dos raios solares, o protetor solar ajuda a disfarçar os poros dilatados e outras imperfeições.

Praticar exercícios físicos

Isso mesmo, a prática de alguma atividade ou exercício físico pode melhorar a aparência da pele. Isso porque qualquer atividade aeróbica, como caminhada, corrida, bicicleta e etc, aumenta a sudorese, que é muito boa para pele, já que elimina muitas toxinas acumuladas.

Portanto, incluindo essas dicas na sua rotina, é possível fechar os poros e acabar com o problema. Além de deixar a pele muito mais bonita e uniforme.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás aproveite para conferir também maquiagem para pele oleosa.

Fontes: Tua Saúde ADCOS ADCOS

Imagem destacada: Segs

Imagens: N1 Om the Skin Garota Beleza

Essa matéria Poros, o que são? Por que ficam dilatados, tratamento e prevenção foi criada pelo site Área de Mulher.