Área de Mulher Poros abertos – Dicas de como prevenir e amenizar + tratamentos

Poros abertos – Dicas de como prevenir e amenizar + tratamentos

Os poros abertos são um problema comum, principalmente para quem tem pele oleosa, mas é possível amenizar e tratar esse incômodo. Essa matéria Poros abertos – Dicas de como prevenir e amenizar + tratamentos foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Os poros nada mais são do que minúsculas aberturas na pele por onde saem os pelos e o suor. Eles estão espalhados por toda a pele do corpo, e só no rosto são mais de 300 mil poros. Um problema um muito comum, especialmente em pessoas com a pele oleosa são os poros abertos, ou dilatados.

Os poros abertos evidenciam ainda mais essas pequenas aberturas na pele, devido ao excesso de oleosidade e acúmulo de resíduos sobre ela. No entanto, apesar de não ser um problema de saúde e não oferecer nenhum risco, não deixa de ser grande incômodo estético, que afeta a autoestima. Os poros abertos podem aparecer em qualquer pessoa, por diversos fatores, porém é mais comum em peles oleosas ou acneica.

Felizmente, é possível prevenir e até mesmo amenizar os poros abertos, e é exatamente isso que vamos aprender nessa matéria.

Poros abertos

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
N1

Os poros abertos ou dilatados, conhecidos também como furinhos na pele pode aparecer em qualquer pessoa, especialmente na zona T do rosto, ou seja, a testa, o nariz e o queixo. No entanto, é um problema mais recorrente em pessoas com a pele oleosa, mista e acneica uma vez que quanto maior é o poro, mais quantidade de gordura é depositada sobre a pele.

Eles podem ser ainda mais evidentes quando a pessoa está usando maquiagem em pó, um dos principais incômodos de quem tem os poros abertos. Isso porque esses buraquinhos ficam especialmente visíveis devido ao excesso de oleosidade e também o acúmulo de resíduos como a própria maquiagem, poluentes e sujeiras sobre a pele.

Quanto ao que levam aos poros abertos, podemos citar a oleosidade, que nesse caso é tanto a causa como consequência do problema. Uma vez que junto com sujeiras ao redor do poro, causam uma inflamação, fazendo com que o poro inche e fique ainda maior. Consequência disso é uma pele ainda mais oleosa e menos uniforme.

A exposição solar sem proteção também é outro fator que influencia no surgimento dos poros abertos. Isso porque os raios solares rompem as fibras de colágeno da pele, deixando-a mais flácida e aumentando a dilatação dos poros. A idade também tem relação com os poros abertos, devido a perda de elasticidade que a pele sofre com o passar do tempo. E por último a hereditariedade, já que a predisposição para ter poros abertos pode ser uma herança genética.

Contudo, não é como se os poros abertos representasse algum risco para a saúde ou coisa do tipo. O fato é que esteticamente incomodam bastante e por isso tantas pessoas procuram formas de amenizar e tratar o problema.

Cuidados com a pele para prevenir os poros abertos

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
O Imparcial

A melhor forma de tratar os poros abertos é prevenindo o seu aparecimento. Desse modo, uma rotina de cuidados com a pele é essencial, principalmente a parte da limpeza para eliminar todos os resíduos da pele que possam se acumular nos poros. Vamos conferir algumas dicas para prevenir e amenizar os poros abertos:

Limpeza diária da pele

Como já adiantamos acima, a limpeza da pele é parte essencial para evitar os poros abertos. Até porque é justamente o acúmulo de oleosidade e resíduos que causa os poros dilatados. Por isso, é muito importante manter a pele sempre limpa. Sendo assim, a recomendação é lavar o rosto com água fria e sabonete facial próprio para o seu tipo de pele duas vezes ao dia. Uma dica extra pra fechar os poros é passar gelo sobre a pele antes de aplicar a maquiagem.

Esfoliação facial

Esfoliar a pele trás vários benefícios para a pele, um deles é ajudar a fechar os poros abertos. Então, fazer uma esfoliação suave uma vez por semana é muito bom para renovar a camada externa da pele, consequentemente prevenindo os poros abertos. Já falamos sobre a esfoliação facial aqui, você pode conferir várias receitinhas caseiras e aprender como fazer.

Hidratação facial

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Onodera Estética

A hidratação da pele é essencial para manter uma pele sempre bonita e saudável, inclusive livre dos poros abertos. Então, deve-se usar um creme hidratante específico para o seu tipo de pele, preferencialmente com fator de proteção solar todos os dias. Também é muito importante escolher produtos sem óleo para evitar deixar a pele ainda mais oleosa e propensa ao aparecimento dos poros abertos.

Fazer compressa

Uma ótima forma de fechar os poros facilmente é fazendo compressa de água morna sobre o rosto por 3 minutos. Em seguida, coloque uma compressa de água fria por mais 2 minutos. Desse modo, a mudança de temperatura contribui para a oxigenação dos tecidos e também a elasticidade dos poros, melhorando a sua aparência. Você pode fazer isso em dias alternados para melhores resultados.

Limpeza de pele profunda

Investir em uma limpeza de pele profunda uma vez por mês trás resultados incríveis no combate aos poros abertos. Esse tipo de limpeza limpa profundamente a pele, removendo completamente todas as impurezas que não são eliminadas durante a limpeza diária ou esfoliação facial.

Protetor solar para prevenir os poros abertos

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Gazeta do Povo

Usar o protetor solar diariamente é imprescindível para cuidar da pele e tratar qualquer tipo de problema. No caso dos poros abertos ainda mais, uma vez que os raios solares influenciam no seu aparecimento. Portanto, aplique protetor solar fator de proteção alta todos os dias, reaplicando o produto a cada três horas para prevenir ou amenizar os poros abertos.

Maquiagem

Para quem sofre com poros abertos uma dica muito importante é usar maquiagem líquido ao invés de pós. Isso porque a maquiagem em pó penetra mais profundamente os poros, causando a sua obstrução. Além disso, remover a maquiagem também é fundamental. Sendo assim, use um demaquilante para remover todo e qualquer resíduo de maquiagem da pele e em seguida lave o rosto normalmente.

Alimentação

A alimentação também pode influenciar no aparecimento dos poros abertos. Isso porque o consumo de gorduras pode aumentar a produção de sebo pelas glândulas sebáceas da pele. Ou seja, obstruindo os poros e aumentando as chances de ter acne e poros dilatados. Portanto, ter uma alimentação saudável e equilibrada livre de alimentos processados e industrializados também contribui para melhorar a aparência da pele. Além é claro de beber muita água para manter o corpo sempre hidratado.

Atividade física

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Kaliandra

A prática regular de atividade física faz bem para todo o organismo, incluindo a pele. Então, qualquer atividade aeróbica promove a sudorese, ou seja, o suor, responsável por eliminar toxinas acumuladas no organismo. Por esse motivo não deixa de ser uma forma de prevenir e amenizar os poros abertos.

Tratamentos para poros abertos

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Dicas de mulher

Todas essas dicas são para prevenir e amenizar a aparência dos poros abertos. Mas se só isso não for suficiente, o ideal é procurar um dermatologista, para avaliar o caso e assim poder recomendar o melhor tipo de tratamento. Comumente são usados ácidos do grupo alfa-hidroxiácidos, ácido glicólico e derivados do ácido retinóico nesse tipo de tratamento.

Outra opção é o peeling de cristal, que é uma esfoliação mais intensa realizada por um dermatologista especializado. Ou então a luz pulsada, outros tratamento muito indicado para amenizar os poros dilatados. Ambos os procedimentos devem ser realizados por profissionais qualificados, para evitar qualquer risco ao paciente, uma vez que envolve luzes e ácidos.

Então, tomando todos os cuidados é possível não só fechar os poros, como conquistar uma pele mais bonita e uniforme.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conhecer a loja Pele de Pêssego com vários produtos para skincare.

Fontes: Tua Saúde Derma Club Depylaction

Imagens: Revenir N1 O Imparcial Dicas de Mulher Kaliandra Gazeta do Povo Onodera

Essa matéria Poros abertos – Dicas de como prevenir e amenizar + tratamentos foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas