Área de Mulher Pontas duplas – Principais causas e como resolver o problema + dicas

Pontas duplas – Principais causas e como resolver o problema + dicas

As pontas duplas são o principal inimigo do cabelo bonito e saudável, felizmente é possível prevenir e combater esse mal com dicas simples. Essa matéria Pontas duplas – Principais causas e como resolver o problema + dicas foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Todo mundo deseja ter um cabelo bonito e saudável não é mesmo? E para ter isso é preciso muitos cuidados com os fios. No entanto, nem sempre é possível evitar as pontas duplas, principais inimigas das madeixas. Desse modo, você olha raiz e o comprimento do cabelo, e ambos estão bonitos e brilhantes, até chegar nas pontas e observar o cabelo com aspecto de palha.

Muito além de afetar a aparência do cabelo, as pontas duplas deixam os fios mais frágeis e propensos a queda. Isso porque as pontas duplas são decorrentes do ressecamento capilar. Sendo assim, muitas pessoas procuram formas de resolver o problema sem ter que recorrer ao temido corte. A boa notícia é que é possível prevenir e tratar as pontas duplas e ter um cabelo lindo e livre desse mal.

Por isso, hoje iremos entender melhor o que são as pontas duplas, as principais causas e o que fazer para resolver esse problema. Vamos lá.

Pontas duplas

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Site de Beleza e Moda

As pontas duplas, como o nome já indica caracteriza o fio do cabelo quebrado e dividido em duas partes. Para ficar mais claro, precisamos conhecer a estrutura capilar. Os fios de cabelo são envoltos em uma película que tem como principal função a sua proteção. Essa película é o que chamamos de cutícula capilar.

No entanto, devido ao ressecamento e agressões diárias, como calor, sol, vento, poluição, químicas e etc, a cutícula capilar fica enfraquecida. Sendo assim, acaba perdendo a hidratação e os nutrientes necessários para manter a sua força. Então, na falta de determinados cuidados para devolver a nutrição ao fio, ele pode acabar quebrando nas pontas, abrindo a cutícula capilar resultando nas pontas duplas.

Além disso, tem o fator da oleosidade natural dos fios, que é produzia no couro cabeludo e percorre o comprimento do fio. Desse modo, é natural que as pontas do cabelo sejam mais ressecadas. Isso é ainda mais intenso em cabelos cacheados ou crespos, devido ao formato espiral dos fios.

Causas das pontas duplas

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Softhair

Então como vimos acima, o ressecamento e agressões internas são determinantes para o aparecimento das pontas duplas. Contudo, outros fatores podem agravar o problema e aumentar as chances de ter pontas duplas, tais como:

Uso excessivo de secador, chapinha e ferramentas de calor no cabelo; Procedimentos capilares com químicas com muita frequência; Desgaste pelo sol, cloro e água do mar; Falta de hidratação; Pentear o cabelo de qualquer jeito, arrebentando os fios; Produtos que ressecam os fios.

Como tratar o problema das pontas duplas

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
G. Hair

Muitas mulheres cortam os fios quando percebem as pontas duplas. Contudo, nem sempre é preciso cortar as madeixas para se livrar das terríveis pontas duplas. Dependendo do grau de danos aos fios, você consegue fazer isso apenas com uma rotina de cuidados capilares e os produtos certos, que recuperaram a saúde dos fios e acabaram com as pontas duplas.

Hidratação

A hidratação é responsável por manter os fios nutridos e fortes, por isso é essencial manter os cuidados em dia para evitar as pontas duplas. Nesse caso, o ideal é ter um cronograma capilar, focado na necessidade dos fio, seja ela hidratar, nutrir ou reconstruir a fibra capilar. Fazendo isso, é possível dar aos fios tudo o que eles necessitam para ficar fortes e saudáveis, livres das pontas duplas. Uma ótima dica de produto para incluir na sua rotina de hidratação é o bepantol líquido, que reestrutura e fortalece os fios.

Uso do secador e chapinha

Como o uso em excesso de ferramentas de calor é um dos fatores agravantes do aparecimento da pontas duplas pode ser interessante diminuir o uso. O ideal seria usar o menos possível essas ferramentas, no entanto nem sempre é possível. Sendo assim, uma opção é proteger os fios antes de usar o secador ou chapinha. Nesse caso, o protetor térmico irá proteger a cutícula capilar.

Proteção solar

Outra medida para cuidar dos fios é usar produtos com fator de proteção solar. Desse modo é possível amenizar o efeito dos raios solares sobre os fios. Hoje em dia existem uma gama enorme de produtos capilares com fator de proteção, desde cremes até leave-ins. Então, escolha o que melhor se adequar ao seu tipo de cabelo.

Finalizadores

Além disso tudo, também é fundamental usar produtos finalizadores. Isso porque esse tipo de produto serve para selar a cutícula das pontas, o que ajudar a combater as pontas duplas. Uma ótima opção para usar como finalizador são os óleos vegetais. Óleo de coco, argan entre outros, além de promover hidratação e nutrição aos fios, ajudam a combater o ressecamento, então vale a pena investir nesses produtinhos.

Corte

Agora se em último caso esses cuidados não forem suficientes para acabar com as pontas duplas, a melhor saída é o corte. Mas não tenha medo de cortar as pontas, mesmo que você esteja buscando o comprimento. Se for esse o caso, corte apenas as partes danificadas, um ou dois centímetros. E mais do que isso, cortar as madeixas regularmente, a cada três meses, além de acabar com as pontas duplas, promove vários benefícios aos fios, melhorando a hidratação e até mesmo auxiliando no crescimento.

Dicas para evitar as pontas duplas

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Beleza Extraordinária

Como a prevenção é sempre o melhor remédio, veja como prevenir o aparecimento das pontas duplas:

Evite lavar o cabelo com água muito quente, para não ressecar os fios; Sempre que usar o secador ou chapinha aplique o protetor térmico antes; Procure não usar ferramentas de calor em potência alta; A cada três meses apare as pontas do cabelo; Preserve o seu cabelo, respeitando os seus limites quanto aos procedimentos químicos; Ter uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas também contribui para a saúde dos fios.

Seguindo todas essas dicas e cuidados terá menos chances de desenvolver pontas duplas.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Cronograma capilar, o que é? Quando fazer, como fazer e receitas.

Fontes: Hair Dicas de Mulher

Imagens: Cachuda Site de Beleza e Moda Softhair G. Hair Beleza Extraordinária

Essa matéria Pontas duplas – Principais causas e como resolver o problema + dicas foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas