Área de Mulher Pele saudável – 12 Dicas para cuidar da pele em casa

Pele saudável – 12 Dicas para cuidar da pele em casa

Beber bastante água, realizar atividades físicas e evitar dormir de maquiagem te ajudam no processo para garantir uma pele mais saudável. Essa matéria Pele saudável – 12 Dicas para cuidar da pele em casa foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Garantir uma pele saudável pode parecer difícil, mas alguns hábitos no dia-a-dia são essenciais para ajudar nesse processo. De um modo geral, a pele é a capa que protege nosso corpo, sendo assim, é importante cuidar para que ela exerça sua função de forma eficiente. Além disso, quem é que não quer ter aquela pele de pêssego, longe de problemas e com aspecto de saúde?

Conforme o tempo vai passando, é natural que a pele vá perdendo seu viço. Isso acontece porque nosso corpo vai parando de reter água e a produzir colágeno, desse modo precisamos prevenir esses males e repor os nutrientes da pele.

Para que a pele seja saudável, primeiramente é preciso consultar um dermatologista, pois somente ele vai poder indicar os melhores produtos de hidratação, proteção e que trate algum problema que você tenha. Alinhado a isso, alguns hábitos diários podem ajudar muito nesse processo em casa, seja bebendo mais água ou praticando atividades físicas, para repor a água da pele e fortalecendo a mesma das agressões que ela é exposta.

Antes de mais nada, para entender melhor sua pele, é preciso compreender e identificar o tipo em que ela se encaixa, seja mista, oleosa ou seca, para que assim você consiga cuidar dela de forma adequada e mantê-la sempre bonita e saudável, escolhendo os produtos e a rotina de cuidados corretos.

Pele saudável — tipos de pele e 12 dicas de cuidados

Pele saudável — tipos de pele e 12 dicas de cuidados

Area de Mulher
Unsplash

Tipos de pele

Pele seca

A pele seca possui características específicas como descamação, vermelhidão, linhas, fissuras, sem luminosidade e com aspecto esbranquiçado. Isso acontece porque ela possui um desequilíbrio nas glândulas sebáceas, e como resultado acaba não produzindo óleo para lubrificar a pele de forma eficiente.

Pele oleosa

A pele oleosa possui alta produção de sebo, o que resulta em uma pele com brilho intenso, poros dilatados e com tendência para formação de acne, cravos e espinhas.

Pele mista

A pele mista também possui características específicas e é a mais comum entre as pessoas de um modo geral. Sendo assim, ela apresenta produção de oleosidade e poros dilatados na região T do rosto que representa a testa, nariz e o queixo. Por fim, nas demais áreas a pele costuma ser mais seca, principalmente nas bochechas.

12 Dicas e cuidados para uma pele mais saudável

1. Hidratação é essencial para uma pele mais saudável

hidratar a pele faz parte da rotina de cuidados

hidratar a pele faz parte da rotina de cuidados

Area de Mulher
iStock

Os hidratantes de pele são produtos essenciais na rotina de qualquer pessoa, uma vez que são eles que deixam a pele com aspecto mais saudável, macia e com brilho natural. Os benefícios da hidratação são provenientes da reposição de água para a derme, formando uma camada de proteção que impede que microrganismos a penetrem, e você pode fazer em casa.

Todavia, assim como qualquer outro produto, é preciso consultar um profissional para entender qual o melhor tipo de hidratante para a sua pele, e assim, reter melhores resultados.

2. Protetor Solar

A exposição ao sol é importante para a saúde humana, visto que é pelos raios UV que acontece reação fotoquímica e a pele recebe vitamina D. No entanto, a exposição excessiva é prejudicial, pois a radiação tem efeito cumulativo e arrebata problemas na pele. Esses problemas são manchas, acne, melasma, câncer de pele, insolação, entre outros.

Dessa forma, o uso do protetor solar é imprescindível no dia-a-dia, mesmo que você use maquiagem. Além disso, em casa sua pele também corre perigo por conta das lâmpadas e aparelhos eletrônicos, portanto, use protetor solar todos os dias. Para saber o ideal para o seu tipo de pele, consulte um dermatologista.

3. Alimentação

Assim como em diversos outros problemas no corpo, a alimentação tem papel fundamental em restaurar o organismo e manter tudo em ordem. Sendo assim, para uma pele mais saudável consuma vegetais, frutas, oleaginosas e verduras, principalmente os que são ricos em fibras e vitaminas, pois esses previnem as inflamações. Ademais, uma alimentação saudável previne também o envelhecimento precoce e contribui com a renovação celular.

4. Beber água

beber água faz bem

beber água faz bem

Area de Mulher
iStock

Beber no mínimo 2 litros de água por dia gera diversos benefícios para o organismo humano, e a pele não fica de fora dessa. Para garantir uma pele mais saudável, siga essa dica valiosa, pois ela é essencial para manter a umidade ideal da pele e previne o envelhecimento precoce.

5. Evitar álcool em excesso

Um organismo com bom funcionamento é indispensável para se ter uma pele saudável. Em contrapartida, o álcool em excesso acaba por desidratar o nosso corpo, estimulando a produção de radicais livres. Dessa forma, a conta do bar acaba ficando mais cara, pois o álcool rouba o viço da sua pele.

6. O tabagismo é inimigo de uma pele saudável

Fumar traz inúmeros malefícios para o corpo humano, e de praxe, a pele sofre com o vício também. O tabagismo é responsável pela perca de colágeno, fazendo com que o envelhecimento da pele seja acelerado e ainda mais, ele estimula a flacidez. Portanto, ele ajuda no surgimento de rugas e linhas de expressão próximas à boca, além disso promove manchas que tornam o tom da pele irregular, levemente acinzentado e opaco e deixa os poros mais dilatado.

7. Evitar espremer cravos e espinhas são cruciais para se ter uma pele saudável

não esprema cravos e espinhas

não esprema cravos e espinhas

Area de Mulher
Toda Teen

Os cravos e as espinhas devem ser eliminados com limpeza de pele, no máximo, pois as lesões podem piorar as inflamações e não resolvem o problema da acne. Então, a melhor forma é consultar um dermatologista para que ele indique o melhor tratamento para a sua pele voltar a ser saudável.

8. Não compartilhar objetos pessoais

Produtos de maquiagem e cosméticos que tenham contato direto com a pele não devem ser compartilhados, porque eles podem conter bactérias e até mesmo vírus que podem ser transmitidos de pessoa pra pessoa. Certamente, tudo o que é desconhecido pode causar um estranhamento pelo organismo e isto gera reações inflamatórias.

9. Não dormir de maquiagem

dormir de maquiagem faz mal pra pele

dormir de maquiagem faz mal pra pele

Area de Mulher
Unsplash

Um erro cometido por muitas mulheres e deve ser extinguido da rotina de qualquer pessoa: dormir com maquiagem. Não retirar completamente a maquiagem do rosto impede que sua pele respire e pode aumentar o aparecimento de cravos e espinhas. Além disso, dormir sem limpar a pele causa obstrução dos poros,  promove o acúmulo de células mortas e resíduos, gerando uma série de problemas que você não vai querer ter que lidar.

Na dúvida, lave sempre o rosto antes de dormir e utilize dermocosméticos eficientes na limpeza, como água micelar, demaquilante, sabonete facial e tônicos. Dessa forma você garante uma pele saudável e longe de problemas.

10. Skincare

Nada melhor que uma rotina de limpeza e cuidados com a skincare, que vai de esfoliação, limpeza a hidratação da pele. Consulte seu dermatologista para que ele indique os melhores produtos para o seu tipo de pele, pois este cuidado é simples para se fazer em casa.

11. Atividades físicas deixam a pele mais saudável

Se o que você quer uma pele mais bonita e luminosa, as atividades físicas vão ser essenciais para essa busca saudável. Na verdade, exercícios físicos são primordiais para o organismo, pois promovem milhares de benefícios em todas as áreas do corpo. Já na pele, o resultado acontece porque a circulação sanguínea é estimulada, fazendo com que o oxigênio e os nutrientes sejam levados para todas as partes do corpo.

Por fim, mas não menos importante, o suor proveniente do esforço físico elimina células mortas e toxinas acumuladas na pele, deixando ela mais bonita, luminosa e saudável.

12. Dormir bem é sinônimo de pele saudável

dormir bem pele saudável

dormir bem pele saudável

Area de Mulher
Unsplash

Uma boa noite de sono pode ser também um bom descanso para sua pele, pois uma noite bem dormida promove a renovação e oxigenação celular. Então, oito horas de sono em média é o ideal para dormir bem.

Talvez você também queira saber mais sobre: Vitaminas para a pele ficar mais hidratada, saudável e bonita.

Fontes: Libbs, Drogaria Santo Remédio, Guia da Farmácia.

Imagens: Unsplash, Unsplash, Unsplash, iStock, iStock, Toda Teen, Revista Soluções.

Essa matéria Pele saudável – 12 Dicas para cuidar da pele em casa foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas