Pele mista, o que é? Características e cuidados com o tipo de pele

A pele mista é o tipo mais comum, mas devido ter uma parte oleosa e outra seca, demanda cuidados específicos para manter o equilíbrio da pele.

Existem ao menos quatro tipos de pele, cada um com características específicas. A mais comum é a pele mista, que é aquela que não é totalmente seca nem totalmente oleosa. Ela é caracterizada pela mistura entre dois tipos, uma vez que apresenta muita oleosidade na região da testa, nariz e queixo, e o restante seco.

Sendo assim, por ter essas duas características, a pele mista exige um pouco mais de cuidados, já que precisa manter o equilíbrio entre a oleosidade e secura da pele. Desse modo, é preciso procurar uma forma de hidratar a pele, controlar a oleosidade da região T do rosto, sem afetar a parte seca do rosto. Ou seja, não pode ressecar muito a pele nem nutrir demais. E isso se tornar um verdadeiro desafio para as pessoas que tem esse tipo de pele.

Mas, embora esse tipo de pele exija um pouco mais de cuidado, existem diversas formas de lidar com a pele mista mantendo o equilíbrio para todas as regiões do rosto.

Portanto, hoje iremos conhecer mais sobre os cuidados específicos com a pele mista. Vamos lá.

Equilíbrio na pele mista

Pele mista - O que é, características e cuidados

Pele mista - O que é, características e cuidados

Area de Mulher
M de Mulher

No caso da pele mista, a produção de sebo se concentra principalmente na região da testa, nariz e queixo, a chamada zona T do rosto. Sendo assim, o restante do rosto fica mais seco. Portanto, para quem tem esse tipo de pele, é essencial manter o equilíbrio entre a hidratação da pele e a ação secante. Desse modo, deve-se evitar produtos muito cremosos, soluções alcoólicas e produtos muito adstringentes.

Sendo assim, a rotina de cuidados com a pele mista deve levar em consideração alguns fatores importantes. Entre eles, a faixa etária da pessoa, cor da pele, e o clima do local onde a pessoa vive. Tudo isso aliado à fotoproteção, a ação antioxidante e hidratação moderada, para manter a pele mista saudável.

Pele seca, o que é? Características, sintomas, tratamento e cuidados

×

Produtos para a pele mista em cada fase da vida

Pele mista - O que é, características e cuidados

Pele mista - O que é, características e cuidados

Area de Mulher
Lifestyle ao Minuto

Como visto acima, os cuidados com a pele mista também dependem da idade da pessoa. Sendo assim, em cada fase da vida, a pele mista demanda um tipo de tratamento diferente.

Dos 20 aos 30 anos

Nessa faixa etária, os cuidados com a pele mista são muito importantes, porque a saúde futura da pele dependerá disso. Sendo assim, durante o dia, o uso do protetor solar é indispensável, podendo ser o tradicional ou até o com cobertura de cor, mas com toque seco para controlar o brilho. Durante a noite, são recomendados o uso de antioxidantes com vitamina C tópica.

Dos 30 aos 40 anos

Continuando com os cuidados, deve se manter o uso diário de protetor solar e substâncias antioxidantes. Porém, agora com o acréscimo de um ácido que contribua com a regeneração da pele, pode ser o ácido retinoico, por exemplo.

Aos 40 anos

Já nessa etapa da vida, é muito importante aumentar o efeito de lifting da pele, através do uso de peptídeos. Essas biomoléculas ajudam a aumentar a produção de colágeno e hidratar a pele

Aos 50 anos

A partir dos 50 anos de idade, a pele já não é mais a mesma, e é quando começa o ressecamento e flacidez. Sendo assim, é essencial devolver o poder de retenção de água à pele, e isso pode ser feito com o uso de hidratantes adequados ao tipo de pele.

Rotina de cuidados com a pele mista

Pele mista - O que é, características e cuidados

Pele mista - O que é, características e cuidados

Area de Mulher
M de Mulher

A rotina de cuidados com a pele mista é essencial para mantê-la bonita e saudável. Sendo assim, vamos ver como como deve ser a rotina de skin care para quem tem esse tipo de pele.

Limpeza

O primeiro passo é a limpeza, que é essencial para manter o equilíbrio da pele, além de prepara-lá para receber outros produtos. A limpeza da pele ajuda a desobstruir os poros, ao mesmo tempo que controla a oleosidade da zona T. O ideal é higienizar a pele do rosto duas vezes ao dia, pela manhã e pela noite, antes de dormir.

Quanto aos produtos, para esse tipo de pele, o ideal é usar sabonetes específicos, que hidratam e controla a oleosidade ao mesmo tempo. Sendo assim, dê preferência para sabonetes líquidos ou em gel, que sejam neutros e não agridam a pele.

Equilibrar o pH da pele

Após a limpeza da pele, faça o uso de loções tônicas ou adstringentes na zona T, para retirar o excesso de oleosidade da região. Além de preparar a pele para receber hidratação, essas loções também ajudam a remover impurezas e resíduos de maquiagem. Sendo assim, a loção deve ser aplicada usando um algodão, fazendo uma limpeza ainda mais profunda.

Hidratação

Depois de equilibrar o pH da pele com a loção tônica, a pele está pronta para receber a hidratação. No entanto, como a pele mista tem uma região mais seca e outra mais oleosa, o ideal é escolher um tipo de hidratante que não aumente a oleosidade da região T. Isso ao mesmo tempo em que hidrata a região seca. Procure por hidratantes que tenham a fórmula livre de óleos.

A hidratação é parte essencial do cuidado com a pele, isso porque estimula a renovação das células, previne o aparecimento de rugas e sinais de expressão precoces. Além é claro de manter a quantidade certa de água na pele. Sendo assim, o ideal é aplicar um hidratante específico para pele mista duas vezes ao dia.

Uma dica é usar uma loção adstringente na zona T antes de passar o hidratante. Isso ajuda a não aumentar a oleosidade nessa área.

Protetor solar

O uso de protetor solar é indispensável para todo mundo, mas no caso de quem tem a pele mista ele é ainda mais necessário. Isso porque a exposição ao sol sem nenhuma proteção pode deixar a área oleosa da pele ainda mais oleosa, e a a parte seca ainda mais ressecada. Mas além disso, a exposição solar também causa outros problemas, com o surgimento de rugas, e até câncer de ele.

Portanto, o uso de protetor solar é essencial, para proteger a pele dos raios solares, prevenir o envelhecimento, o aparecimento de manchas e a flacidez. Então, uma dica é usar dois tipos de cremes, um com proteção solar para o dia e outro, sem FPS para usar a noite.

Esfoliação

Pele mista - O que é, características e cuidados

Pele mista - O que é, características e cuidados

Area de Mulher
Vix

A pele pista também pode receber esfoliação, porém a frequência depende da indicação do dermatologista. Mas, geralmente pode ser feita até duas vezes na semana. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente nas áreas secas, que devem ser esfoliadas com menas intensidade.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aproveite para conhecer alimentos que melhoram a pele.

Fontes: Derma Club ADCOS Minha Vida 

Imagem destacada: Mensagem com Amor

Imagens: VixM de Mulher  Lifestyle ao Minuto M de Mulher 

Essa matéria Pele mista, o que é? Características e cuidados com o tipo de pele foi criada pelo site Área de Mulher.