Área de Mulher Pele bronzeada – Diferenças com a pele queimada + cuidados

Pele bronzeada – Diferenças com a pele queimada + cuidados

Uma pele bronzeada é o sonho de muitas mulheres, mas é necessário se cuidar e seguir algumas regras básicas para manter a saúde da pele em dia. Essa matéria Pele bronzeada – Diferenças com a pele queimada + cuidados foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Várias mulheres são apaixonadas naquela pele com a cor do verão, e só querem saber de encher o corpo de bronzeador e se deitar ao sol. Mas é importante entender como é possível conquistar uma pele bronzeada sem se queimar e cuidando da saúde da sua pele. 

Contudo, especialistas indicam horários especiais, produtos adequados e alimentação balanceada, que ajudam na produção de melatonina, a verdadeira responsável por uma cor bonita.

Apesar disso, é preciso tomar cuidado para não passar do limite, e deixar a pele queimada. Para começar, qual é a diferença entre uma pele queimada e uma pele bronzeada? O Área de Mulher te mostra, vamos lá?!

Pele queimada X Pele bronzeada

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Catraca Livre

Pele queimada  

A pele queimada apresenta vermelhidão ou um tom rosado, desconforto ao ser tocada, temperatura elevada e coceira também podem surgir, este quadro tem o nome de eritema.  

Em situações onde a exposição ao sol foi maior ou o tipo de pele é mais sensível pode aparecer bolhas com um tipo de líquido dentro, febre, dor de cabeça, esgotamento e calafrios.

Não deixe de ir ao hospital em situações como esta.  

Por fim, após alguns dias a pele começa a descascar e é muito importante que uma hidratação seja feita.  

Pele bronzeada

Pele bronzeada

Area de Mulher
pele bronzeada – Fonte: Pinterest

Pele bronzeada  

Uma pele amorenada com saúde precisa passar por um processo mais lento, já que a derme produz a melanina que é um pigmento cutâneo e age desta forma como o intuito de se proteger da radiação UVA durante a exposição ao sol.  

Portanto, pessoas claras apresentam uma facilidade maior de se queimar e em contrapartida, as peles negras por possuir mais melanina tendem a conquistar um bronzeado mais facilmente.  

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
mulher deitada ao sol bronzeando – Fonte: Freepik

Pele bronzeada não é sinônimo de várias horas seguidas ao sol 

Primeiramente, é importante entender como nosso corpo funciona com relação a derme e o sol. A melatonina é o que traz cor a pele e para incentivar sua produção basta algumas horas de exposição ao sol.  

Ou seja, não é necessário passar horas a fio tomando o sol do dia todo, já que em algumas horas do dia o sol é muito forte e pode conter uma maior quantidade de raios ultravioletas nocivos.  

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
pele queimada ao ponto de dar bolha – Fonte: Manual MSD

Queimaduras de sol na pele 

Segundo especialistas, a queimação na pele advinda do sol, pode causar bolhas, como já citado acima e possuem uma consequência grave com relação ao envelhecimento como o surgimento de rugas e manchas na pele.  

Contudo por volta de 90% dos casos que envolvem câncer de pele do tipo melanona que é raro e grave tem incentivo da radiação UV.  

Pele bronzeada ou pele queimada? Saiba as diferenças e como se cuidar  

Pele bronzeada ou pele queimada? Saiba as diferenças e como se cuidar  

Area de Mulher
mulher passando protetor solar nas pernas – Fonte: Freepik

Como ter uma pele bronzeada de forma saudável

Por fim, você quer alcançar aquela pele bronzeada e bonita, sem expor sua pele aos perigos do sol? Então, certamente, você deve ficar de olho nas dicas abaixo de como tomar certos cuidados!

1 – O protetor solar é indispensável 

De acordo com a visão médica não é saudável tomar sol com intuito de bronzear, mas se mesmo assim você deseja ter aquela cor é necessário que alguns cuidados sejam tomados.  

Em outras palavras, a necessidade de usar protetor solar com filtro de FPS acima de 30 se torna essencial, além de ter que passar novamente após 2 horas ou todas as vezes que se molhar.  

Logo, deixe de lado os óleos de bronzeamento sem proteção, o cuidado com a pele vale mais que um belo bronzeado.  

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
mulher deitada na praia tomando sol – Fonte: Freepik

2 – Melhor horário para se tomar sol 

Escolher os horários certos para se tomar sol, é um ponto importante, já que em certas horas do dia o sol esta mais quente e com radiação UV maior. 

Todavia, o limite na parte da manhã é até as 10h e a partir das 16h, já que nesses momentos do dia o sol se torna mais nocivo.  

Por fim, uma pele bronzeada não é conquistada tomando várias horas por dia e sim poucas horas por dia em vários dias.

Ou seja, se você tomar sol hoje a tarde, quando estiver a noite sua pele vai começar a amorenar, já que o corpo precisa de até 72h para produzir a melanina, que é a responsável por promover o escurecimento da pele.  

Pele bronzeada ou pele queimada? Saiba as diferenças e como se cuidar  

Pele bronzeada ou pele queimada? Saiba as diferenças e como se cuidar  

Area de Mulher
vegetais que ajudam a ter uma pele bronzeada – Fonte: Freepik

3 – A alimentação tem influência na pele bronzeada 

Certos alimentos podem influenciar a derme e como ela se comporta quando exposta ao sol de forma correta e segura. Portanto, incorporar no cardápio frutas e legumes que possuem betacaroteno favorece sua saúde e sua pele na hora de se bronzear.  

Estudos revelaram que essa substância pode proteger a pele dos raios solares e uma menor possibilidade de queimaduras.  

Beterraba, cenoura, abóbora, batata doce, folhagem verde, manga, damasco devem ser ingeridos com maior frequência. Já que seus nutrientes como o betacaroteno combate os radicais livres, reduz o cansaço que provoca oxidação da pele e possui ação antioxidante, agindo como um escudo contra as luzes UV. 

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
mulher sentada na sombra – Fonte: Pexels

4 – Conceda pausas na exposição ao sol 

Ficar o dia todo ao sol nunca foi saudável e pode provocar queimaduras que logo começam a descascar, além dos desconfortos que podem surgir.  Ou seja, como a derma precisa de um tempo para que o corpo produza a melanina, é importante que após um período, a pele descanse do sol.

A melhor forma de conquistar ou fazer a manutenção de uma pele amorenada é aos poucos ir tomando sol e deixar a pele se acostumar. Já que assim é possível se ter uma cor e ainda cuidar da sua pele.  

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
mulher de biquíni bebendo água – Fonte: Pexels

5 – A hidratação não pode ficar de fora 

Em primeiro lugar, a hidratação deve ser feita de dentro para fora com o consumo de muita água estando ou não exposto ao sol. Ainda assim, em casos onde ocorra queimaduras utilize cremes calmantes e concentrados e continue ao longo dos dias, para evitar a descamação da pele. 

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
esfoliação da pele com café – Fonte: Área da Mulher

6 – Limpar a pele  

Antecipadamente, a esfoliação é usada em todas as partes do corpo e serve para limpar  peles mortas, sujeiras e impurezas.

Inicialmente, pode parecer que a pele está mais clara, já que foi retirado todas as poluições da pele e com isso ela está pronta para receber protetor solar e realizar o bronzeamento. 

Por fim, é possível encontrar vários produtos para essa indicação, mas também é possível utilizar produtos caseiros como o mel, açúcar, aveia, sal ou café.  

Enfim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Como hidratar pele seca? Cuidados básicos para uma pele saudável 

Fonte: DermaClubSallveGiolaser.  

Fonte de Imagem: Catraca Livre, Pinterest, Freepik, Manual MSD, Freepik, Freepik, Freepik, Pexels, Pexels, Área da Mulher

Essa matéria Pele bronzeada – Diferenças com a pele queimada + cuidados foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas