Óleo de Ojon – O que é, benefícios para o cabelo e como usar

O óleo de ojon é um óleo vegetal conhecido como "milagre caribenho", e isso não é por acaso, já que ele proporciona vários benefícios ao fios.

Os óleos vegetais já são conhecidos por auxiliar nos tratamentos para pele e cabelo. Uma novidade no mercado brasileiro é o óleo de ojon. Ainda pouco conhecido por aqui, esse óleo de origem caribenha é uma ótima opção para manter as madeixas hidratadas e saudáveis.

O óleo ojan é extraído da noz da palmeira de Ojon, árvore típica da floresta tropical de Honduras. Esse óleo já é muito usado na região do Caribe e da América central, conhecido por fazer milagres nos cabelos.

O óleo da palmeira de ojon é rico em aminoácidos e antioxidantes naturais, que prometem uma hidratação profunda. Inclusive, seus benefícios conseguem superar o famoso óleo de argan, muito popular em tratamentos capilares.

Sendo assim, hoje iremos conhecer mais sobre esse óleo milagroso, e todos os seus benefícios para o cabelo.

Óleo de Ojon

Óleo de Ojon - O que é, benefícios para o cabelo e como usar

Óleo de Ojon - O que é, benefícios para o cabelo e como usar

Area de Mulher
Amanter

O óleo de ojon é extraído do fruto da Elaeis oleifera, conhecida popularmente como ojon. Essa árvore é nativa das Américas Central e do Sul, comumente encontrada em Honduras e no norte do Brasil, mais especificamente na região amazônica. Nas ilhas do Caribe, o óleo obtido a partir das suas castanhas é muito popular devido as suas propriedades hidratantes, tanto que é conhecido até como “milagre caribenho”.

O processo de extração do óleo é muito longo e difícil, uma vez que as castanhas são extraídas manualmente, moídas e finalmente prensadas. O seu óleo é rico em lipídeos e ácidos graxos, como o ácido oleico e linoleico.

A principal aplicação do óleo de ojon é nos cabelos. Por possuir uma composição muito parecida com a dos lipídeos naturais dos cabelos, esse óleo pode reestruturar os fios e os lipídeos perdidos com as agressões do tempo e da poluição. Sendo assim, o óleo de ojon consegue ter todas as propriedades essenciais para manter os cabelos hidratados e saudáveis como nenhum outro.

Matchá – O que é, benefícios, contraindicações e como consumir

×

Benefícios do óleo de ojon

Óleo de Ojon - O que é, benefícios para o cabelo e como usar

Óleo de Ojon - O que é, benefícios para o cabelo e como usar

Area de Mulher
Garota Beleza

O óleo de ojon é tido como um dos melhores óleos vegetais para o cabelo, sendo melhor até do que o óleo de argan. Enquanto o óleo de argan cuida da fibra capilar de fora para dentro, o óleo de ojon penetra profundamente o cabelo. Desse modo, ele proporciona uma recuperação das células capilares, dando força e protegendo os fios das agressões externas.

Além disso, ele traz muitos outros benefícios como:

Protege os fios dos efeitos do secador e da chapinha; Restaura os fios danificados; Promove maciez dos fios; Reduz o frizz; Hidratação profunda; Dá brilho aos fios; Diminui o volume

Utilidades do óleo de ojon

Óleo de Ojon - O que é, benefícios para o cabelo e como usar

Óleo de Ojon - O que é, benefícios para o cabelo e como usar

Area de Mulher
Fit e Bela

O óleo de ojon traz vários benefícios para o cabelo, e pode ser usado de várias formas para obter vários resultados diferentes. Além disso, ele é um produto democrático, e pode ser usado em todos os tipos de cabelos, sem nenhuma restrição.

Finalizador

Uma forma simples de usar o óleo de ojon puro é como finalizador.  Nesse caso, não precisa enxaguar o cabelo após o uso. Sendo assim, para usar o óleo de ojon com essa finalidade, basta aplicar algumas gotas na mão e espalhar pelos fios. Portanto, é uma ótima opção para diminuir o frizz e o volume.

Protetor térmico

Como ele ajuda a proteger o cabelo dos efeitos do secador e da chapinha, o óleo de ojon é um ótimo protetor térmico natural. Sendo assim, antes de alisar o cabelo, aplique algumas gotas do óleo nos cabelos ainda úmidos.

Hidratação

Para quem busca uma hidratação profunda, você pode usar o óleo de ojon para potencializar ainda mais o efeito da máscara capilar. O efeito é visível desde a primeira aplicação. Sendo assim, basta misturar algumas gotas do óleo em sua máscara de hidratação e aplicar no cabelo como de costume. Deixe agir por 15 a 20 minutos e depois enxágue e finalize como preferir.

Umectação

A umectação é um tratamento capilar que visa restaurar as madeixas ressecadas e danificadas. Sendo assim, o óleo de ojon pode oferecer um resultado ainda mais satisfatório.

A umectação é muito simples e pode ser feita de duas maneiras. A primeira é antes do banho, e deve-se aplicar o óleo de ojon nos cabelos ainda sujos e deixar agir por aproximadamente 30 minutos. Em seguida lave o cabelo como de costume. E a segunda é a umectação noturna, na qual o óleo deve ser aplicado no cabelo sujo antes de dormir e deixar agir durante toda a noite, lavando pela manhã do dia seguinte.

Ressalvas

Óleo de Ojon - O que é, benefícios para o cabelo e como usar

Óleo de Ojon - O que é, benefícios para o cabelo e como usar

Area de Mulher
Claudia

O óleo de ojon não deve ser usado antes de se fazer algum tipo de procedimento químico no cabelo, como alisamento ou tintura. Isso porque o óleo protege os fios desses tratamentos, portanto nesse caso ele poderia atrapalhar a ação desses produtos.

No entanto, após qualquer procedimento químico, o óleo de ojon é muito indicado, já que ajuda a hidratar e nutrir os fios que se danificaram no processo.

Além disso, o óleo funciona muito bem sozinho, portanto não há necessidade de mistura-lo com outros óleos vegetais. Isso é opcional, no caso de cremes e máscaras hidratantes.

Não há restrições quanto ao seu uso, você pode utilizá-lo sempre que notar que os cabelos precisam de uma hidratação mais profunda. Contudo, o seu uso não é recomendado mais de três vezes por semana. Afinal, ele é um óleo muito denso e concentrado, por isso pode acabar deixando os fios oleosos e pesados.

E para finalizar, opte sempre pelo óleo de ojon 100% natural. Assim, você estará usando um produto natural e livre de parabenos, quem podem ser muito nocivos à saúde.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também os benefícios do óleo de semente de uva.

Fontes: Salon Line Ecyle Dicas de Mulher

Imagem destacada: Marco da Moda

Imagens: Amanter Garota Beleza Fit e Bela Claudia 

Essa matéria Óleo de Ojon – O que é, benefícios para o cabelo e como usar foi criada pelo site Área de Mulher.