Área de Mulher Mel no cabelo – Benefícios e receitas caseiras com o ingrediente

Mel no cabelo – Benefícios e receitas caseiras com o ingrediente

Entre os vários ingredientes naturais aliados da beleza, o mel no cabelo é um dos mais benéficos, hidratando e revitalizando os fios. Essa matéria Mel no cabelo – Benefícios e receitas caseiras com o ingrediente foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Todo mundo conhece ao menos um ingrediente natural que é um grande aliado da beleza, não é mesmo? São vários elementos naturais com propriedades benéficas, tanto para a saúde, quanto a pele e o cabelo. E o mel é um desses ingredientes que é muito usado para fins estéticos. Não por acaso que vários cosméticos contam com o ingrediente em sua composição. O mel no cabelo, por exemplo, é um ótimo aliado para cuidar dos fios danificados.

Isso porque o mel contém propriedades altamente nutritivas, é rico em vitaminas, aminoácidos e sais minerais muito benéficos aos fios. Portanto, o mel no cabelo é um truque de beleza muito antigo, usado há milhares de anos, e que se tornou uma das formas naturais mais eficazes para tratar os fios ressecados e sem vida.

Por isso, hoje iremos conhecer melhor todos os benefícios do mel no cabelo, e claro, algumas receitas valiosas para incluir o ingrediente na sua rotina de cuidados com os fios.

O mel

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Women’s Health

Antes de conhecer os benefícios do mel no cabelo, vamos conhecer melhor esse ingrediente e suas propriedades. Afinal é isso que o torna um grande aliado da beleza.

O mel nada mais é do que o açúcar produzido pelas abelhas, a partir do néctar retirado das flores. Sendo assim, o mel puro de abelha é composto de água e ácidos orgânicos, que garantem um ingrediente altamente nutritivo e umectante.

Rico em sais minerais, aminoácidos e alfa-hidroxiácidos, proteínas, vitaminas do complexo B e vitaminas C, D e E, o mel é um dos ingredientes naturais mais benéficos para a nossa saúde. Isso porque o mel tem alto poder cicatrizante e antisséptico, e pH bem baixo. Benefícios esses que podem ser usados para a beleza, sendo muito bom para a pele e também para o cabelo.

Mel no cabelo

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Cabelos de Rainha

Então, devido a todas essas propriedades, como sais minerais, aminoácidos e alfa-hidroxiácidos, o mel proporciona ótimos benefícios para o cabelo. No caso de fios danificados pelas agressões do dia a dia, como poluição, raios solares, uso de ferramentas de calor e etc, o mel no cabelo é a solução.

Isso porque o ingrediente ajuda a selar os fios porosos e quebradiços, ao mesmo tempo em que repara e reconstrói a estrutura do fio. Isso só é possível graças as proteínas e aminoácidos presentes no mel, que ajudam a recuperar e fortalecer o fio danificado. Além disso, por se tratar de um ingrediente altamente nutritivo e com poder umectante, o mel no cabelo ajuda a manter a umidade no fio, protegendo-o contra as agressões cotidianas.

Já os açúcares presentes no mel, proporcionam uma hidratação profunda nas madeixas. Por isso o ingrediente é tão usado em conjunto com produtos hidratantes. E por último, mas não menos importante, o mel no cabelo funciona também como um condicionador natural, devido ao seu alto poder emoliente. Sendo assim, proporciona cabelos selados, macios, protegidos e brilhantes, tudo que é necessário para manter os fios sempre saudáveis e bonitos.

Principais benefícios do mel no cabelo

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Melhor com Saúde

Sendo assim, o mel no cabelo proporciona uma série de benefícios para os fios. Tais como:

Proporciona brilho e maciez aos fios; Ideal para o tratamento de fios poroso  e sem vida; Tem ação umectante que ajuda a manter a umidade dos fios; Poderoso hidratante natural; Combate o ressecamento dos fios ; Diminui o frizz e deixa os fios alinhados; Condicionador natural para o cabelo, repondo as vitaminas e nutrientes perdidos; Tem ação antioxidante e protetora dos fios; Acaba com as pontas duplas; Ajuda no crescimento capilar; Evita a queda e proporciona força ao cabelo; Clareia os fios.

Tudo isso com um ingrediente natural e bastante acessível. Ou seja, o mel no cabelo é o ingrediente perfeito que não pode faltar jamais na sua rotina de cuidados com os fios.

Receitas para usar mel no cabelo

Sendo assim, com tantos benefícios incríveis é hora de conhecer as melhores receitas caseiras para usar mel no cabelo.

1 – Hidratação com mel e banana

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fernanda Belissimo

Essa receita aqui é perfeita para cabelos danificados e ressecados que precisam urgentemente de cuidados. É muito simples e leva apenas alguns ingredientes, sendo eles: mel, banana, azeite de oliva e uma máscara de hidratação.

Comece amassando meia banana e adicionando uma colher de sopa de mel, uma colher de azeite e duas colheres de máscara de hidratação. Então, misture todos os ingredientes muito bem, até formar uma mistura homogênea. Feito isso, aplique a mistura hidratante no cabelo úmido após a lavagem. Desse modo, após aplicar em todo o comprimento do cabelo, prenda e coloque uma touca e deixe agir por 15 minutos. Por fim, enxágue o cabelo como de costume e finalize com o condicionador.

2 – Hidratação de mel com maionese

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Cabelos de Rainha

Está sofrendo com as terríveis pontas duplas e fios com aspecto opaco? Essa misturinha mágica é a solução perfeita, e com apenas dois ingredientes.

Primeiramente, misture uma colher de sopa de mel e uma colher de chá de maionese em uma vasilha. Em seguida, com o cabelo ainda seco, aplique a mistura apenas no comprimento do cabelo e nas pontas. Então, faça uma massagem suave no cabelo e deixe a mistura agir por 20 a 30 minutos. Sendo assim, após esse tempo, enxágue o cabelo e aplique uma máscara hidratante comum. Depois enxágue o cabelo novamente e finalize com o condicionador.

3 – Hidratação com mel e óleo de coco

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
MSN

Uma hidratação profunda feita com a união entre dois ingredientes altamente hidratantes: o mel no cabelo e o óleo de coco, outro velho conhecido dos benefícios aos fios. Sendo assim, para fazer essa super hidratação, você irá precisar de mel, óleo de coco e uma máscara de sua preferência.

Antes de mais nada, comece lavando o cabelo normalmente e retirando excesso de água com a ajuda de uma toalha. Então, em uma vasilha, adicione duas colheres de sopa de mel, uma colher de óleo de coco e uma quantidade de máscara que dê para o cabelo todo. Feito isso, misture todos os ingredientes até formar uma máscara bem homogênea. Sendo assim, aplique a mistura em todo o cabelo, evitando a raiz. Prenda o cabelo e se quiser coloque uma touca e deixe a misturar agir por 20 minutos. Por fim, enxágue o cabelo normalmente e finalize com o condicionador.

4 – Hidratação com mel e babosa

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
To de Cacho

A babosa é outro ingrediente natural com propriedades altamente hidratantes e benéficas aos fios. Sendo assim, a união com o mel no cabelo promove resultados realmente incríveis, apenas com os dois ingredientes.

Primeiramente, extraia o gel da folha da babosa e reserve. Em seguida, adicione duas colheres do gel da babosa e  uma colher de mel e misture bem. Desse modo, aplique a mistura em todo o cabelo já lavado e úmido. Então, prenda o cabelo e deixe a misturinha agir por 20 a 30 minutos. Por fim enxágue bem e aplique o condicionador de sua preferência.

5 – Hidratação com mel e canela

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Bebida Express

Uma união que deu mais do que certo: a canela e o mel. Essa misturinha promete deixar os cabelos macios e revitalizados. Para essa receita, você irá precisar do mel, canela e um condicionador de sua preferência.

Comece misturando três colheres de mel com duas colheres de canela em pó. Misture bem até ficar homogênea e só então adicione um pouco de condicionador e misture tudo. Feito isso, com o cabelo já limpo adicione a mistura em todo o comprimento do fio, evitando a raiz. Sendo assim, deixe a mistura agir no cabelo por 30 minutos. Depois é só enxaguar e finalizar como de costume.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Benefícios do mel para a pele, quais são? Receitas e curiosidades.

Fontes: Salon Line To de Cacho To de Cacho Cabelos de Rainha 

Imagens: Jessica Things Women’s Health Melhor com Saúde Fernanda Belissimo MSN To de Cacho Bebida Express

Cabelos de Rainha 

Essa matéria Mel no cabelo – Benefícios e receitas caseiras com o ingrediente foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas