Área de Mulher Maskne, o que é? Dicas de como prevenir a acne causada pela máscara

Maskne, o que é? Dicas de como prevenir a acne causada pela máscara

O termo Maskne se popularizou ultimamente devido a pandemia, caracterizando um tipo de acne causada pelo uso contínuo da máscara de proteção. Essa matéria Maskne, o que é? Dicas de como prevenir a acne causada pela máscara foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

É inegável como a pandemia do novo Coronavírus mudou completamente a vida de todo mundo. Novos hábitos e comportamentos que agora fazem parte do cotidiano, afetam diretamente a nossa saúde física e emocional. Como medidas de segurança, além do isolamento social, a máscara se tornou um acessório indispensável. E devido ao uso desse acessório, um novo termo se popularizou em tempos de pandemia: a chamada Maskne.

O uso constante da máscara de proteção, acaba causando lesões na pele, deixando-a mais sensível e mais propícia ao surgimento de acne. O termo definido por dermatologista é a união da palavra máscara em inglês (mask) + acne, usada para caracterizar a acne causada pelo uso frequente da máscara. Contudo, como o acessório ainda se faz essencial para a proteção do vírus, é preciso tomar certos cuidados para prevenir o surgimento da Maskne.

Sendo assim, hoje iremos entender melhor o que é a Maskne e como evitar esse tipo de lesão na pele, mantendo a sua segurança e saúde da cútis.

Maskne

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
O Rolo

Nos últimos tempos, é bem provável que você já tenha se deparado com o termo Maskne ou Mascne. Ambas palavras significam a mesma coisa e tem a mesma origem, a união das palavras máscara e acne. O termo que se popularizou no último ano é usado para designar a acne causada pelo uso constante das máscaras de proteção.

Como sabemos, a máscara é uma das principais medidas de segurança em tempos de pandemia, e deve ser usada diariamente ao sair de casa. Mas ao mesmo tempo em que o acessório protege contra o contágio, ele também acaba prejudicando a nossa pele.

Sendo assim, se tornou comum notar alterações na cútis, como o surgimento de espinhas principalmente na região do queixo, nariz e bochechas, exatamente as áreas que ficam cobertas pela máscara. Segundo especialistas, esse tipo de acne em particular é consequência do abafamento da área coberta. Desse modo, o ar quente de quando falamos ou respiramos acaba gerando um ambiente quente e úmido, o que faz com que as glândulas sebáceas aumentem a oleosidade da pele. Além de causar uma certa fricção com a pele, alterando a sua microbiota.

Portanto, uso por muito tempo do acessório contribui para o aumento da oleosidade da pele e a obstrução dos poros, favorecendo o aparecimento de espinhas e cravos.

Como prevenir o surgimento da Maskne

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Claudia

Então, como não é uma opção ficar sem usar a máscara, o que pode ser feito para evitar a Maskne? Bem, existem algumas coisas que você pode fazer pra ajudar na prevenção e controle da Maskne.

A começar pelo óbvio: manter uma boa rotina de cuidados cuidados com a pele, a famosa skincare. A limpeza e hidratação com produtos específicos ao seu tipo de pele é fundamental. Além de optar por produtos adequados ao seu tipo de pele, uma boa dica é evitar cremes grossos, preferindo sempre hidratantes mais leves e à base de água.

Uma esfoliação semanal também ajuda muito, já que facilita a absorção dos produtos e jamais esqueça o protetor solar. Também é recomendando evitar o uso em excesso de maquiagem, uma vez que a máscara já causa certa obstrução da pele.

Máscara de proteção

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
DCI

Sendo assim, além dos cuidados com a higienização da pele também é importante se atentar a limpeza da sua máscara. Na hora de lavar a máscara, utilize sempre água corrente e sabão neutro. E falando em máscara, o tipo de máscara tem grande influência no aparecimento da Maskne. Portanto, opte sempre por máscaras de tecidos macios e que permitam que a pele respire melhor, preferencialmente 100% algodão ou então de material cirúrgico. Evite sempre aquelas de material áspero e que apertam demais o rosto.

Além de higienizar a máscara corretamente, é fundamental evitar a proliferação de fungos e bactérias, por isso a recomendação é a de sempre: troque a máscara a cada duas ou quatro horas, ou quando notar que ela está úmida. Isso ajuda a te proteger do contágio e a evitar a Maskne.

Lembrando que todas essas dicas são para ajudar na prevenção desse tipo de acne. Então, caso o problema se agrave é muito importante procurar um dermatologista para um diagnóstico mais preciso e um tratamento específico.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Acne solar, o que é? Causas, consequências e cuidados necessários.

Fontes: Farma Gente Quem DaHuer ADCOS

Imagens: Alto Astral O Rolo DCI Claudia 

Essa matéria Maskne, o que é? Dicas de como prevenir a acne causada pela máscara foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas