Área de Mulher Manchas de acne – Dicas do que fazer para clarear e prevenir as marcas

Manchas de acne – Dicas do que fazer para clarear e prevenir as marcas

As manchas de acne podem ser um grande incômodo que afeta a autoestima, felizmente é possível contornar o problema e suavizar essas marcas. Essa matéria Manchas de acne – Dicas do que fazer para clarear e prevenir as marcas foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

A acne pode ser um grande incômodo, causar dor e desconforto, mas a pior parte com certeza são as marcas que podem ficar na pele. Dificilmente você encontrará uma pessoa que nunca sofreu com as manchas de acne. Até porque, esse é um problema comum e que acontece com todo mundo. Apesar disso, felizmente existem vários produtos e tratamentos estéticos capazes de solucionar o problema das manchas de acne.

Como sabemos, as espinhas são inflamações na pele que dependendo da forma como são tratadas, podem acabar deixando marcas escuras na pele. Em alguns casos, podem ser manchas mais difíceis de sumir, mas mesmo essas podem ser suavizadas com os devidos cuidados. No entanto, o melhor tratamento sempre será a prevenção.

Sendo assim, hoje iremos aprender dicas de como clarear e prevenir o aparecimento das manchas de acne, tudo isso com uma rotina de cuidados específicas.

Manchas de acne

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
VIX

Primeiramente, antes de dar início a qualquer tratamento para a pele e as manchas de acne, é preciso compreender a origem do problema. Como dito anteriormente, as espinhas são inflamações na pele, mas o maior problema é que elas ativam a produção da melanina, e assim pode deixar várias marcas e cicatrizes na pele. Isso acontece principalmente quando se espreme uma espinha, já que isso pode piorar ainda mais a inflamação na região.

Mas além disso, outro fator determinante para o aparecimento de manchas de acne é quando a pessoa não usa o protetor solar, ou não usa da forma correta. Além de proteger a pele contra os raios solares, o protetor solar ainda preveni a instalação de manchas na pele após a inflamação.

Desse modo, dependendo da gravidade da lesão na pele, a acne pode deixar desde marcas suaves até manchas escuras, que são mais difíceis de tratar. No entanto, até mesmo essas marcas mais profundas podem ser tratadas, de modo a clarear a mancha e até mesmo serem evitadas.

Contudo, o melhor tratamento sempre será a prevenção. Então, a principal recomendação dos dermatologistas é: jamais esprema as espinhas, ao invés disso, procure produtos cosméticos próprios para tratar a acne, como loções secativas e que ajudam a reduzir a inflamação. Além é claro de usar protetor solar diariamente, fazendo reaplicação a cada três horas, no mínimo.

Como tratar as manchas de acne

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Catálogo de Cosméticos

Agora se mesmo assim você adquiriu as terríveis manchas de acne, vamos conhecer dicas do que fazer e como tratar o problema. O primeiro passo é investir em cosméticos específicos para isso, aqueles com ação clareadora e secativa, bem como procedimentos estéticos, como peeling ou laser. Lembrando que é essencial ter um acompanhamento profissional, para analisar a gravidade das manchas, o tipo de pele e o melhor tratamento em cada caso.

Quanto aos produtos indicados nesse caso, aqueles que contém Vitamina C em sua composição são ótimos aliados para acabar com as manchas de acne. A vitamina C é um ativo com ação clareadora capaz de inibir a produção excessiva de melanina, ou seja, o que causa as manchas. Portanto, além de suavizar as marcas na pele, ainda ajuda na prevenção de novas manchas.

Então, invista em produtos que contenham Vitamina C, como um  gel de limpeza, por exemplo, que além de limpar a pele, eliminando o excesso de oleosidade ainda clareia as manchas. A água micelar enriquecida com o ativo também deve ser inclusa na sua rotina de skincare, logo após usar o gel de limpeza, para obter uma pele mais hidratada e com tom uniformizado.

Além disso, o protetor solar é fundamental, para proteger a pele e para prevenir e amenizar as manchas de acne. Sendo assim, o ideal é usar protetor solar com FPS 30 ou superior, bem como hidratantes com proteção. A aplicação também é parte importante do cuidado. Por isso, o recomendado é aplicar o produto antes de sair de casa, e a cada três horas fazer uma reaplicação. Isso mesmo em dias chuvosos ou nublados, porque a ação das luzes artificiais também influencia na formação das manchas da pele.

Rotina de skincare para tratar as manchas de acne

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Tatiana Prata

Para quem tem pele oleosa e já possui espinhas, o ideal é começar um tratamento para evitar que o processo inflamatório resulte em novas manchas na pele. A solução é seguir uma rotina de skincare focada em tratar a acne, usando produtos com efeitos secativos, que reduzam a oleosidade e suavize as manchas.

1º passo – Lavar o rosto

Os cuidados com a pele começam na higienização da mesma, por isso use produtos de limpeza profunda e que controlem a oleosidade. O gel de limpeza profunda é um dos melhores nesse caso, que ajuda a diminuir a aparência dos poros dilatados e reduz o brilho excessivo, resultando em uma pele mais uniforme.

2º passo – Hidratar a pele

A hidratação é parte fundamental na rotina de cuidados com a pele. Então, para quem procurar amenizar as espinhas e manchas de acne, o melhor é investir em um hidratante com propriedades anti-inflamatórios, que além de proteger a pele, também ajuda a corrigir as imperfeições. Sendo assim, protege a pele das espinhas e também de novas manchas.

3 º passo – Ativo clareador

Como dito acima, a Vitamina C é um ótimo ativo com ação clareadora. Então, para otimizar ainda mais o tratamento e obter melhores resultados, a dica é usar um sérum facial com Vitamina C e ácido salicílico que evita que a pele fique ressecada.

4º passo – Protetor solar

O protetor solar é etapa obrigatória no skincare, especialmente para quem busca amenizar e prevenir as manchas de acne. Portanto, além de escolher um protetor com FPS alto, opte por aquele com toque seco e com cor, que protege a pele contra os raios solares e também contra as luzes artificias.

5º passo – Cuidado noturno

A rotina de skincare noturna é tão ou mais importante do que a pela manhã. Nesse caso, antes de dormir, após limpar a pele, aplique um sérum antimanchas, com ação multicorretora que ajuda a clarear as manchas de acne. Sendo assim, o sérum deve conter ativos clareadores em sua composição, como ácido tranexâmico, ácido kójico, niacinamida e esfoliante enzimático. Termine os cuidados aplicando um sérum hidratante.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Tratamentos para acne – Tipos de acne e o que fazer em cada caso.

Fontes: Garnier Derma Club ADCOS

Imagens: Informe Brasil VIX Catálogo de Cosméticos Tatiana Prata 

Essa matéria Manchas de acne – Dicas do que fazer para clarear e prevenir as marcas foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas