Área de Mulher Limpeza de pele caseira, como fazer? Receitas para fazer em casa

Limpeza de pele caseira, como fazer? Receitas para fazer em casa

A limpeza de pele caseira é uma ótima opção para quem deseja cuidar da pele e ainda realizar um tratamento mais eficaz, mas ainda simples. Essa matéria Limpeza de pele caseira, como fazer? Receitas para fazer em casa foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Todo mundo já ouviu falar dos diferentes métodos de limpeza de pele oferecidos em clínicas dermatológicas, spas e centros estéticos. De forma que seja possível limpar, melhorar o aspecto e suavizar as imperfeições do rosto, são realizados vários processos com aparelhos e cremes específicos.

Todavia, é possível alcançar parte dos bons resultados oferecidos pelos profissionais do conforto de casa, seguindo alguns passos. A limpeza de pele caseira é barata, simples de ser feita e, além disso, capaz de deixá-la ainda mais bonita.

Sobretudo, é possível alcançar resultados incríveis por meio de produtos naturais, todos feitos em casa, diminuindo a ocorrência de espinhas, cravos e a aparência daqueles poros chatos que não suavizam o rosto. Ela elimina impurezas e deixa a pele mais saudável, e deve ser feita de vez em quanto, pois apenas a limpeza superficial não é o suficiente para acabar com toda a sujeira.

De antemão, é importante entender qual o melhor plano a ser traçado para seu tipo de pele. Para a normal a seca, aconselha-se realizar a limpeza de pele caseira 1 vez a cada 2 meses. Para a pele oleosa, porém, recomenda-se que seja feita 1 vez por mês. Contudo, antes de seguir em frente com qualquer método de limpeza de pele, é essencial consultar um profissional como um dermatologista ou esteticista. Assim, é possível evitar qualquer efeito indesejado das consequências.

Confira abaixo um passo a passo de como realizar a limpeza de pele caseira, bem como receitas de cremes naturais para utilizar no processo.

Como fazer uma limpeza de pele caseira

Existem 6 passos bem definidos que devem ser seguidos ao realizar a limpeza de pele caseira. São eles: limpar superficialmente, esfoliar, limpar profundamente, tonificar, hidratar e proteger. Cada um deve ser feito com cuidado, atentando-se às reações da pele e ao modo como ela vai responder ao tratamento após algum tempo.

1 – Limpar superficialmente

Limpeza de pele caseira

Limpeza de pele caseira

Area de Mulher
Fonte: Simple

A princípio, o primeiro passo envolve a limpeza mais simples, aquela realizada diariamente. O rosto deve ser limpo com espumas de limpeza ou sabonetes apropriados para a pele facial, e caso qualquer maquiagem esteja sendo utilizada, é preciso retirá-la com alguma loção demaquilante. Nesse caso, é possível utilizar água morna, de forma que seja possível abrir os poros da pele.

2 – Esfoliar

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Beyoung

Em seguida, é feita a esfoliação, de modo que as células mortas sejam removidas. Em uma bola de algodão ou utilizando a ponta dos dedos, deve se colocar uma pequena quantidade de esfoliante, friccionar, e realizar movimentos circulares no rosto inteiro, principalmente nas áreas que mais acumulam sujeira. Por exemplo, a testa, as laterais do nariz e a sobrancelha. Feito isso, é preciso enxaguar o rosto com abundantemente e secar delicadamente.

3 – Limpar profundamente

Limpeza de pele caseira

Limpeza de pele caseira

Area de Mulher
Fonte: todateen

Para quem se garante, nesse passo, é possível realizar a extração de espinhas e cravos manualmente. Após fazer uma sauna facial, deixando que o vapor da água quente dilate os poros, esprema suavemente a região em que deseja eliminar os cravos ou espinhas com o auxílio de uma gaze esterilizada, de forma que as unhas não machuquem a pele.

De forma que seja possível fazer uma boa sauna facial caseira: em uma vasilha com 1 litro de água fervente, coloque um sachê de chá de camomila. Em seguida, incline o rosto sob o vapor por alguns minutos e deixe que ele aja sobre a pele.

4 – Tonificar

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Dra. Carla Bortolotto

Feita a extração, é necessário aplicar alguma loção que possua efeito bactericida, assim, evitando possíveis infecções. Nesse sentido, a tonificação ajuda na recuperação da esfoliação e da limpeza profunda, acalmando a pele. É possível utilizar água termal ou qualquer loção tonificante.

5 – Hidratar

Limpeza de pele caseira

Limpeza de pele caseira

Area de Mulher
Fonte: Gazeta do Povo

Feita a tonificação, em seguida, é hora da pele receber sua hidratação, nesse sentido, por meio de uma máscara calmante. Seu efeito ainda auxilia a diminuir a vermelhidão da extração, bem como elimina qualquer outra impureza ainda presente. Existem diversas possibilidades diferentes para as máscaras faciais, que podem ser compradas ou feitas em casa com ingredientes que qualquer um tem na cozinha, como mel e iogurte, por exemplo. Após enxaguar, aplique um hidratante específico para o seu tipo de pele.

6 – Proteger a pele

Limpeza de pele caseira

Limpeza de pele caseira

Area de Mulher
Fonte: Claudia

Por fim, é essencial proteger a pele após realizar todos os passos, pois ela estará sensível e suscetível às ações externas. Seja como for, é necessário aplicar uma fina camada de protetor solar, mesmo ficando apenas dentro de casa. O protetor ajuda a proteger o rosto da luz branca também, provinda do celular  e do computador, que são tão prejudiciais quanto.

Receitas caseiras para a pele

Nesse sentido, para realizar a limpeza de pele caseira, é possível ainda fazer os seus próprios produtos, como cremes ou esfoliantes. A maioria é feita com produtos naturais, ingredientes que podem ser encontrados em qualquer mercado, ou até mesmo os que você já tem em casa.

1 – Máscara de babosa para pele oleosa e acneica

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Tua Saúde

A máscara de babosa e maisena é excelente para as peles oleosas e acneicas. A babosa possui diversas propriedades, como as cicatrizantes, anestésicas, anti-inflamatórias e antioxidantes. A maisena, por sua vez, controla a oleosidade, além de deixar a pele lisa.

Ingredientes Folha de babosa Água Maisena (máximo 1 colher de chá) Modo de preparo

Antes de mais nada, retire a gelatina de dentro da babosa e coloque-a em um recipiente. Misture-a com água e um pouco de maisena, o suficiente para fixar bem a mistura na pele. Em seguida, bata todo o conteúdo em um liquidificador ou mixer, até que forme uma pasta homogênea. Por fim, aplique a máscara no rosto limpo e deixe agir por 20 minutos. Enxague abundantemente e hidrate a pele.

2 – Tônico facial de arroz

Limpeza de pele caseira

Limpeza de pele caseira

Area de Mulher
Fonte: Revista Glamour

O arroz é uma boa pedida para quem deseja clarear manchas escuras na pele, pelo fato de suas propriedades antioxidantes combaterem os radicais livres, ou seja, causadores das pigmentações no rosto. O grão ainda é capaz de prevenir o envelhecimento precoce.

Ingredientes 1 xícara de arroz branco 250ml de água filtrada Modo de preparo

Primeiramente, o arroz deve ser deixado de molho por no mínimo 12 horas dentro da geladeira, em um recipiente bem fechado. Passado esse tempo, coe o líquido e guarde-o em um frasco tampado, novamente na geladeira. Assim, ele pode ser utilizado como água termal, borrifado após realizadas as outras etapas da limpeza de pele caseira.

3 – Máscara hidratante de abacate

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Lar Natural

Do mesmo modo, o abacate também é responsável por auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce, bem como na hidratação e reposição de vitaminas. A fruta ajuda a limpar os poros da pele e alcança camadas mais profundas, o que promove uma limpeza excelente.

Ingredientes Melado de cana Meio abacate (médio) Modo de preparo

Misture bem o abacate previamente amassado com o melado de cana, o suficiente para formar um creme homogêneo e consistente. Nesse sentido, a máscara deve ser aplicada após a limpeza e a esfoliação, e deve ser deixada no rosto por 15 minutos. Em seguida, enxague e siga para o próximo passo.

Enfim, o que você achou dessas dicas para uma limpeza de pele caseira? Tal qual essa matéria, confira também Máscara facial, o que é? Tipos de máscara, benefícios e aplicação

Fontes: Ana Maria Braga, Tua Saúde, eCycle

Imagens: Lar Natural, Revista Glamour, Tua Saúde, Claudia, Toda Teen, Gazeta do Povo, Beyoung, Simple, Dra. Carla Bortolotto

Essa matéria Limpeza de pele caseira, como fazer? Receitas para fazer em casa foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas