Foliculite no bumbum – O que é, como evitar e tratamento

Foliculite no bumbum não é a mesma coisa que espinhas. Ele é diferente da acne, uma vez que a foliculite aparece em lugares que tenham pelos.

Um tema que pode incomodar muitas mulheres: bolinhas no glúteos. Foliculite no bumbum não é a mesma coisa que espinhas, devido à causa e o lugar que surge. Enquanto a acne se concentra no rosto e tronco, a foliculite aparece em qualquer lugar que tenha pelos.

Ela aparece em forma de pequenas bolinhas, podendo ou não conter pus, em torno de um ou mais folículos pilosos. Sua principal causa, contudo, se dá por lesões causadas na pele que se derivam da depilação. Transpiração excessiva, o uso conjunto de tecidos justos e grosso, que não levam a oxigenação, acabam piorando o problema.

Entretanto, é importante deixar o corpo transpirar, caso isso não ocorra, as bactérias da região acabam se proliferando e atingindo a estrutura original dos pelos, o que faz causa inflamação. Você deve sempre estar atenta à foliculite no bumbum, pois ela pode se tornar um furúnculo quando a bactéria causadora atingir camadas aprofundadas na pele, o que resulta em cicatrizes e manchas.

Foliculite no bumbum

Foliculite no bumbum

Area de Mulher
O tratamento se mostra importante.

Como evitar foliculite no bumbum

Evite usar calças muito justas e roupas com tecidos retedores de suor. Nunca tente espremer a inflamação, para que a situação não se agrave. Prefira usar roupas de algodão, use filtro solar com menos oleosidade e cremes leves. Faz esfoliação regular para ajudar a combater o problema. Além disso, evite ficar muito sentado. E se seque muito bem após o banho.

Foliculite no bumbum

Foliculite no bumbum

Area de Mulher
Tratamento eficaz.

Se tratando de depilação, ainda não existe um tipo que seja totalmente livre de causar lesões na pele, por mais pequenas que sejam. O recomendado é evitar depilação com cera quente e pinça, porque elas aumentam a chance dos pelos encravarem. Redobre também, a atenção com a esfoliação uma semana antes de realizar o procedimento.

Olheira – O que é, causa, tratamento e como evitar

×

Tratamento

Foliculite no bumbum

Foliculite no bumbum

Area de Mulher
Realizando tratamento.

Um tratamento rápido para quem sofre com esse tipo de coisa, é a utilização de sabonetes antissépticos nos locais específicos atingidos. Em casos mais avançados, não recorra a receitas caseiras que existem na internet, consulte um dermatologista. Normalmente, o tratamento necessita do uso de medicamentos, seja uso oral ou tópico, que, sobretudo, apenas um profissional especialista poderá indicar.

Seja de foram direta ou indireta, a foliculite está relacionada com a falta de colágeno no corpo. Uma vez que, após os 20 anos de idade, cerca de 1% de colágeno é perdido por ano. O ideal é focar na hidratação. Seja por massagens, drenagens, esfoliação e até mesmo escovação a seco.

Além dos hidratantes, esfoliantes, cremes, óleos e máscara também ajudam no tratamento.

Celulites, estrias e acne

Foliculite no bumbum

Foliculite no bumbum

Area de Mulher
Corpo sem celulite ou estrias.

Para não confundir foliculite com nenhum desses outros problemas, entenda o que são a seguir.

A celulite nada mais é que os furinhos na pele causados por fatores, como por exemplo, retenção de líquido e metabolismo. Elas, porém não causam mal à saúde. Quem se sentir incomodado de forma estética, invista em aplicação de ácido polilático, para estimular a produção de colágeno.

Estrias são cicatrizes que surgem quando as fibras elásticas da derme se rompem por consequência de um estiramento excessivo ou abrupto da pele. Eventualmente, para evitá-las, foque na hidratação do corpo com óleos e cremes, que melhorem a elasticidade.

Já a acne é um processo inflamatório das glândulas sebáceas da pele, causado principalmente pelo suor. Para tratar, o recomendado é principalmente, a aplicação de ácido, laser, peeling e em alguns casos, o uso de antibióticos tópicos ou via oral.

E então? Gostou da matéria? Aproveite e confira: Criofrequência – O que é, como funciona, tipos e benefícios.

Fontes: Beleza na web, Revista glamour, Derma club.

Imagem de destaque: HNE

Essa matéria Foliculite no bumbum – O que é, como evitar e tratamento foi criada pelo site Área de Mulher.