Área de Mulher Estrias vermelhas – Causas, prevenção e tratamentos caseiros

Estrias vermelhas – Causas, prevenção e tratamentos caseiros

As estrias vermelhas são muito comuns e incômodas, mas felizmente são o tipo de estria mais fácil de eliminar da pele por ser mais recente. Essa matéria Estrias vermelhas – Causas, prevenção e tratamentos caseiros foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

As estrias são uma verdadeiro pesadelo para as mulheres. Elas nada mais são do que cicatrizes na pele em forma de linhas, que podem aparecer em várias partes do corpo, principalmente na barriga, bumbum e coxas. Elas podem aparecer em cores diferentes, como branco, vermelho e roxo. A mudança da coloração diz respeito ao estágio da cicatriz, as estrias vermelhas por exemplo, estão na fase inicial, as chamadas estrias recentes.

Sendo assim, as estrias vermelhas são marcas mais fáceis de tratar e dependendo do tratamento podem até desaparecer completamente, o que não é possível no caso das estrias brancas. Por isso, é importante estar a atenta a cor das estrias, quanto mais recentes, maior a chance de tirar a marca.

Sendo assim, hoje iremos esclarecer algumas dúvidas sobre as estrias vermelhas, como prevenir o seu aparecimento e algumas receitas de tratamentos caseiros para acabar com essas marcas.

Estrias

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
OCP News

Engana-se quem pensa que as estrias só aparecem em pessoas acima do peso ou que ganharam peso recentemente. Na verdade, essas marcas na pele podem aparecem em todas as pessoas, independentemente do gênero, raça, idade. Contudo, é mais comum em mulheres. Então, querendo ou não, todo mundo terá ao menos uma marca dessas pelo corpo.

As estrias podem aparecer em em várias partes do corpo como marcas avermelhadas, esbranquiçadas ou roxeadas, o que representa a intensidade de cicatriz. As estrias costumam aparecer principalmente na região dos seios, barriga, bumbum, dorso e nas coxas, sendo um verdadeiro incômodo e inimigo da autoestima.

Mas isso é totalmente normal, afinal, as vermelhas ou brancas são o resultado da ruptura das fibras de colágeno e elastina da pele. Elas aparecem quando a pele tem a necessidade de se esticar muito, e não tem a elasticidade necessária para isso. Por isso é tão comum o surgimento dessas marcas na barriga durante a gravidez.

Estrias vermelhas

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Elos

Como dito anteriormente, a coloração das estrias está diretamente ligada ao estágio da cicatriz. Sendo assim, as estrias vermelhas representam a primeira fase da cicatriz, quando ainda está no início. Então nessa fase as estrias vermelhas contam com um fluxo de sangue maior, e o organismo ainda tenta restabelecer o colágeno. Ou seja, nessa fase ainda é possível remover as marcas por completo.

Com o passar do tempo, as estrias vermelhas ganha um aspecto mais esbranquiçado, nessa fase a remoção da cicatriz é muito mais difícil. Apesar de não ter como eliminar as brancas completamente, alguns tratamentos podem ajudar a diminuir a intensidade das lesões, melhorando a sua aparência.

Não é muito difícil identificar as marcas vermelhas, principalmente pela coloração da marca, mas também porque elas costumam vir acompanhas de coceira, que pode ser mais discreta ou persistente dependendo da quantidade de linhas abertas.

Por ser marcas recentes, as estrias vermelhas são mais fáceis de tratar e remover por meio de tratamentos caseiros e produtos cosméticos com essa finalidade.

O que causa estrias

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Grão de Gente

Normalmente, as estrias vermelhas aparecem quando a pele estica mais do que pode, por isso é tão comum o surgimento de estrias na barriga de gestantes e de pessoas que ganharam muito peso. Contudo, isso não é a única causa do aparecimento dessas marcas.

A colocação de prótese mamária, desiquilíbrio hormonal quando há o uso de estrogênio e hormônios adrenocorticais também podem causar as estrias. Bem como a prática de exercícios físicos e aplicação de anabolizantes, que aumentam a massa muscular, consequentemente esticando mais a pele e quando não há colágeno suficiente, aparecem as estrias.

Além disso, alguns problemas de saúde que necessitam de tratamento com medicamentos a base de corticoides podem aumentar o aparecimento dessas marcas na pele. Fatores genéticos também podem contribuir para que a pele estique mais, causando as estrias.

Como prevenir as estrias vermelhas

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
M de Mulher

Não existe uma fórmula mágica para evitar as estrias vermelhas, mas tem formas de prevenir ou amenizar essas marcas. Apesar de serem mais frequentes em pessoas que já tenham um histórico familiar de predisposição ao aparecimento de estrias, é importante que todo mundo se cuide para proteger a pele dessas marcas.

A principal forma de prevenir o aparecimento das estrias é manter a pele sempre bem hidratada com produtos que aumentam a elasticidade dos tecidos. Evitar o aumento de peso abrupto ou ganho exagerado de massa muscular, até mesmo massa magra. Bem como manter uma dieta alimentar balanceada e saudável, já que os alimentos atuam no processo de envelhecimento e perda de força da pele.

No caso de mulheres grávidas, é essencial ter um cuidado redobrado para evitar o aparecimento dessas marcas. Sendo assim a recomendação é aplicar cremes e óleos hidratantes diariamente, assim é possível reduzir consideravelmente o risco de adquiri-las.

É possível eliminar as estrias vermelhas?

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Informe Brasil

Sim! Para eliminar as estrias vermelhas é possível usar tratamentos caseiros, como a esfoliação e hidratação da pele e estéticos, como o laser ou microagulhamento, por exemplo. Bem como produtos cosméticos com essa finalidade.

No entanto, para que o tratamento seja eficaz, é preciso que a estria ainda esteja na fase inicial.  No caso das estrias brancas, nem o laser é capaz de remover 100% a cicatriz, mas é possível sim amenizar a sua intensidade e melhorar a sua aparência.

Sendo assim, as estrias vermelhas podem sim desaparecer completamente da pele. Isso porque ainda não concluíram o processo de cicatrização e fibrose. Portanto, ao iniciar o tratamento ainda nesse fase, as chances de remover a cicatriz são muito altas.

Tratamentos caseiros para eliminar estrias

Para eliminar as cicatrizes desse tipo, é muito importante praticar alguns cuidados especiais com o corpo. É possível conseguir isso fazendo uma esfoliação caseira, de 2 a 3 vezes por semana, e hidratando a pele diariamente, preferencialmente com um creme próprio para estrias. Para te ajudar nisso, selecionamos algumas receitas de tratamentos caseiros para acabar com as estrias. Confira:

Esfoliante caseiro para estrias

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Blogandinho

Se trata de uma receita muito simples e barata de fazer. Você pode fazer todo dia usando a borra de café com um pouco de sabonete líquido ou creme hidrante ou até mesmo condicionador.

Ingredientes

3 colheres de borra de café 3 colheres de sabonete líquido ou creme hidratante

Modo de preparo e uso 

Misture a borra de café ao sabonete até formar uma pasta esfoliante. Em seguida aplique a mistura nas regiões afetadas pelas estrias fazendo uma massagem suave por alguns minutos. Depois enxágue a pele com água morna, que ajuda a abrir os poros e potencializar a ação do hidrante. Por fim, aplique um creme hidratante para estrias.

Creme caseiro para estrias

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Gessica Fashion Girl

Oura receita de tratamento caseiro é fazer o seu próprio creme para estrias. Aliás, é ótimo para usar depois de aplicar o esfoliante caseiro.

Ingredientes

Creme hidratante de sua preferência Hipoglós 1 ampola de vitamina A 100 ml de óleo de amêndoas

Modo de preparo e uso 

Primeiramente, misture todos os ingredientes e coloque o creme dentro de um recipiente de vidro e guarde na geladeira. Depois é só aplicar o creme sobre as estrias vermelhas fazendo movimentos circulares suaves. Faça isso até que o creme seja totalmente absorvido pela pele. Você também pode adicionar Bepantol ao seu creme.

Mas lembrando esses tratamentos caseiros possuem eficácia apenas nas marcas vermelhas ou roxas que ainda estão em estágios inicias. Você também pode utilizá-los nas estrias brancas, eles oferecem um bom resultando amenizando as cicatrizes, mas não as eliminando por completo.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Cremes para estrias – Os melhores do mercado e como atuam na cicatriz.

Fontes: Tua Saúde Patricinha Esperta Derma Club Tua Saúde 

Imagens: OPAS Elos OCP News Grão de Gente M de Mulher  Informe Brasil Blogandinho Gessica Fashion Girl

Essa matéria Estrias vermelhas – Causas, prevenção e tratamentos caseiros foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas