Área de Mulher Envelhecimento precoce, como evitar? Principais causas e prevenção

Envelhecimento precoce, como evitar? Principais causas e prevenção

O envelhecimento precoce acontece quando há uma aceleração da formação de flacidez, rugas e manchas na pele. Essa matéria Envelhecimento precoce, como evitar? Principais causas e prevenção foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

O envelhecimento é um processo natural do corpo humano, no entanto, quando a formação de rugas, manchas e flacidez acontece antes da hora, em pessoas jovens, determinamos que houve um envelhecimento precoce.

As consequências do envelhecimento precoce se dão devido aos hábitos de vida e fatores ambientais. Além disso, vale ressaltar que esses sintomas são resultados da oxidação das células, que diminui a produção natural de colágeno, das fibras elásticas e da renovação celular.

Portanto, para evitar que o envelhecimento precoce aconteça, é importante manter a pele do rosto e do corpo hidratadas, praticar exercícios físicos para evitar o estresse e a depressão e ter uma alimentação rica em nutrientes e fibras como, por exemplo, frutas e verduras. Além disso, lembre-se sempre da importância de manter uma limpeza de pele e usar diariamente o protetor solar no rosto e no corpo.

Ademais, confira a seguir algumas outras informações essenciais sobre o envelhecimento precoce que ainda não te contamos e descubra como prevenir e adiar que esse fenômeno aconteça.

Causas

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Doce limão

O envelhecimento precoce ocorre quando há um aumento da quantidade de radicais livres no organismo, trazendo prejuízos à saúde dos tecidos. As causas para esse acontecimento são diversas, então, pensando nisso, listamos as principais abaixo:

Exposição solar em excesso ou sem proteção; Exposição a poluição; Consumo de cigarros e álcool; Estresse; Má alimentação; Sedentarismo.

Sintomas do envelhecimento precoce

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Om the skin

Para saber se você está envelhecendo mais cedo do que deveria, fique atento aos seguintes sinais:

Aparecimento de rugas e linhas de expressão, em locais, como por exemplo, testa, olhos e ao redor dos lábios Manchas escuras na pele; Flacidez em excesso e falta de brilho na pele; Olheiras fundas e escuras;

Além disso, vale ressaltar que o aparecimento de fios brancos no cabelo antes dos 30 anos também pode ser um sintoma do envelhecimento precoce.

Como combater e evitar o envelhecimento precoce

Envelhecimento precoce, como evitar? Principais causas e prevenção

Envelhecimento precoce, como evitar? Principais causas e prevenção

Area de Mulher
Época Cosméticos

1. Use o protetor solar diariamente – O protetor solar é o melhor amigo na luta contra o envelhecimento precoce e do câncer de pele. Portanto, procure o ideal para você e aplique na pele por, no mínimo, 3 vezes ao dia.

2. Faça uma limpeza diária na pele: É importante que se faça todos os dias uma limpeza de pele com o auxílio de sabonetes e loções. Aliás, essa prática ajuda a manter a pele macia e revigorada.

3. Tenha uma boa alimentação – Não há nada melhor para o organismo, em geral, do que manter uma boa alimentação. Procure consumir alimentos ricos em nutrientes antioxidantes, como vitamina C, vitamina E, selênio, zinco e resveratrol, encontrados, por exemplo, em legumes, verduras e frutas.

4. Realize tratamentos de pele – Os tratamentos de pele são super indicados por médicos(as) dermatologistas, e são ideais para combater as linhas de expressão e manchas, além de darem um aspecto mais jovem à pele.

5. Tenha hábitos de vida saudáveis – Mantenha hábitos saudáveis como, por exemplo: Praticar atividades físicas, beber bastante água, não fumar e dormir bem.

Então, o que achou da nossa matéria sobre envelhecimento precoce? Aliás, aproveite para conferir também: Benefícios do pepino para a pele – 5 receitas caseiras de beleza

Fontes: Tua Saúde, Loja Adcos, Clínica Saúde.

Fontes das imagens: Dermaweb, Om the skin, Doce Limão, Época Cosméticos. 

Essa matéria Envelhecimento precoce, como evitar? Principais causas e prevenção foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas