Efeito rebote – O que é, causas e produtos para evitar

O efeito rebote surge quando o tratamento não é feito de forma correta ou quando sua utilização é interrompida de repente.

Efeito rebote significa retorno de algo que foi rebato, na área farmacêutica, é um termo utilizado para quando há retorno dos sintomas mesmo quando o tratamento termina. Por exemplo, pessoas que tem dor de cabeça frequentemente e misturam diversos tipos de medicamentos, acabam gerando mais dor de cabeça. Ou seja, é o retorno dos sintomas, e em alguns casos, mais graves que antes.

É um efeito comum em pessoas que utilizam anabolizantes de forma indiscriminada, obtendo doses mais altas de testosterona. Quando a pessoa para de usar, pode ocorrer de aumentar de forma desenfreada a produção de estrógeno, o hormônio inibido pelo anabolizante.

Já para os betabloqueadores, que são usados para tratamentos da pressão arterial e arritmia, em caso da pessoa esquecer de usar a medicação, podem vir palpitações mais intensas, além do retorno da arritmia. Não é o medicamento que causa esses sintomas, mas sim a falta de controle.

Causas do efeito rebote

Efeito rebote - o que é, causas e produtos para evitar

Efeito rebote - o que é, causas e produtos para evitar

Area de Mulher
Imagem: Notícias ao minuto

Não ocorre necessariamente só usando medicamentos. Quem tem a pele oleosa, conhece bem o efeito rebote. Quando a pele é lavada várias vezes por dia por exemplo, pode ser que o resultado pode ser ainda mais oleosidade. Já que o corpo entendeu que tem algo de errado acontecendo e precisa repor o que está sendo retirado.

Se você seguir de forma fiel as orientações do médico e farmacêutico, não interrompendo por conta própria, você vai prevenir o aparecimento do efeito rebote. Existem muitos fatores que aumentam a oleosidade na pele, como não lavar o rosto de forma correta e não fazer a etapa de hidratar a pele.

Antioxidante – O que é, consumo de alimentos com o elemento e dicas

×

Efeito rebote da oleosidade

Efeito rebote - o que é, causas e produtos para evitar

Efeito rebote - o que é, causas e produtos para evitar

Area de Mulher
Imagem: Nova cosméticos

É um mecanismo de defesa da pele, o que significa que aumenta a produção de sebo que ocorre quando se remove toda a gordura da região, mesmo aquela que ajuda a manter a pele hidratada e protegida. Entretanto, o efeito rebote pode acontecer em qualquer tipo de pele.

É possível evitar evitar o efeito rebote, investindo em produtos adequados para seu tipo de pele. Além de lavar o rosto duas vezes no dia com um sabonete ou gel de limpeza adstringente que não resseque a pele.

É importante investir em cuidados que controlem a oleosidade, protegendo a barreira cutânea e prevenindo danos causados pela poluição. Assim, praticando essas medidas e usando o filtro solar com ação anti oleosidade, você pode obter uma pele mais bonita e saudável.

Produtos para a pele oleosa

Efeito rebote - o que é, causas e produtos para evitar

Efeito rebote - o que é, causas e produtos para evitar

Area de Mulher
Imagem: Vênus Jornal

Em primeiro lugar, é ideal optar por fórmulas em gel ou sérum oil free de rápida absorção. Eles também tem que ter ativos específicos, como ácido salicílico, retinoico e glicólico. Já que são ótimos para a oleosidade, não usando em grande quantidade ou frequência, claro.

A hidratação é algo importante para evitar o efeito rebote. Porém, não é qualquer tipo de hidratante que deve ser usado na rotina de limpeza de pele. Uma vez que a pele é corretamente hidratada, o corpo não entende que precisa produzir mais óleo.

Produtos mais abrasivos, alcalinos e com maior esfoliação acabam mudando o pH da pele, o que estimula uma tentativa de proteção do organismo. Logo, a hidratação é necessária para que não seja produzido mais oleosidade.

Dermocosméticos são grande aliados para quem tem pele oleosa, é importante usar produtos livres de sulfatos e álcool. A argila e produtos com hamamélis são boas recomendações.

Bons hábitos deixam a pele mais saudável

Efeito rebote - o que é, causas e produtos para evitar

Efeito rebote - o que é, causas e produtos para evitar

Area de Mulher
Imagem: Saúde dicas

Hidratantes em gel, sérum ou loção são indicados, porque possuem formulação mais leve. Hoje, por conseguinte existem vários cremes específicos para peles oleosas, que chamam seborreguladores. Eles atuam no controle da oleosidade, de forma que a pele não se irrita ou resseque de forma excessiva.

Não esqueça do filtro solar, de preferência com textura matificante. Lençõs antibrilho durante o dia, mantém o brilho sob controle e não estragam maquiagem.

Escolha sempre produtos à base de ingredientes naturais, que limpam a pele e não ressecam ou sensibilizam. Faça limpeza de pele profunda de forma periódica, com um médico especializado ou até na sua casa. Por fim, existem vários kits especiais para limpeza de pele, eliminando impurezas e excesso de células mortas.

E então? Gostou da matéria? Confira também: Como cuidar da pele oleosa: 4 passos simples que funcionam

Fontes: Hospfar, Dermaclub, Sallve, Panorama farmacêutico

Imagem de destaque: Vênus jornal

Essa matéria Efeito rebote – O que é, causas e produtos para evitar foi criada pelo site Área de Mulher.