Depilação em casa – Como fazer, técnicas e cuidados

Em tempos de quarentena, a melhor opção para as mulheres que não abrem mão de remover os pelos do corpo, é a depilação em casa.

Sabemos muito bem que os pelos femininos são um tabu na nossa sociedade. Embora exista uma cobrança por parte dos padrões estéticos seguidos, a opção de se depilar é única e exclusivamente da mulher. E está tudo bem ter pelos, eles fazem parte dos nossos corpos. Mas além da parte estética, algumas mulheres realmente preferem a pele mais lisinha, e está tudo bem também. Então, se você é do time sem pelos, nesse momento deve estar tendo que fazer depilação em casa mesmo, certo?

E não é segredo para ninguém que o ato de remover os pelos, seja qual método for, não é nada agradável. Além de causar dor e desconforto, pode acabar afetando até a saúde da pele. Mas, se ficar com pelos não é uma opção para você, a depilação em casa é a solução, ainda mais em tempos de quarentena. Portanto, entre os diversos métodos de remoção de pelos, ao menos um vai se encaixar nas suas necessidades.

Por isso hoje vamos aprender como fazer depilação em casa, abordando as principais técnicas e os cuidados que se deve ter com a pele. Vamos lá.

Remoção dos pelos

Depilação em casa - Como fazer, técnicas e cuidados

Depilação em casa - Como fazer, técnicas e cuidados

Area de Mulher
Juventude Ativa

Quando se fala em remoção de pelos por meio de procedimentos estéticos, estamos falando de dois tipos, a epilação e a depilação. O primeiro, é caracterizado por uma remoção do pelo feita a partir da raiz, com o uso de pinças, ceras, lasers e aparelhos elétricos. Já a depilação é quando o pelo é cortado rente à pele, em um processo que pode ser feito com lâminas de barbear e cremes depilatórios.

Sendo assim, antes de optar por qualquer um desses métodos, é importante conhecer melhor o seu tipo de pele e pelo. Desse modo, você pode ponderá escolher a opção que cause menos danos ao seu corpo, evitando possíveis sequelas.

Além disso, outro detalhe a se levar em consideração é a textura e espessura da pele em determinadas partes do corpo.  Pode parecer algo bem óbvio, mas acaba sendo deixado de lado por muitas pessoas. Sabendo disso, você já pode escolher qual o melhor método de depilação em casa.

Pele mista, o que é? Características e cuidados com o tipo de pele

×

Técnicas de depilação em casa

Agora, vamos conhecer melhor as opções de depilação em casa.

Lâmina de barbear
Depilação em casa - Como fazer, técnicas e cuidados

Depilação em casa - Como fazer, técnicas e cuidados

Area de Mulher
Dona Belezza

Esse é com certeza o jeito mais prático de se depilar em casa. A lâmina de barbear é o método preferido para quem não tem muito tempo. É ideal para quem deseja remover os pelos de maneira rápida e indolor, principalmente em meio a correria do dia a dia.

No entanto, devido a lâmina cortar o pelo rente a pele, a frequência da depilação deve ser maior, já que os pelos crescem dentro de dois ou três dias. Ou seja, a validade da depilação é muito curta. Além disso, a lâmina de barbear pode resultar em cortes e irritações na pele.

A durabilidade da lâmina de barbear também deve ser levada em consideração, já que ela perde o corte a partir de dois ou três usos consecutivos. Isso aumenta as chances de cortes e formação de pelos encravados.

Cera
Depilação em casa - Como fazer, técnicas e cuidados

Depilação em casa - Como fazer, técnicas e cuidados

Area de Mulher
Vinil Saloon

Embora seja um método doloroso, a depilação com cera é a queridinha da maioria das mulheres. Além de poder ser usada em todo tipo de pele, a remoção com cera também desacelera o crescimento do pelo e extrai os pelos de maneira uniforme e equilibrada. Sem contar que tem baixo custo.

No entanto, como nem tudo são flores, a cera deixa a pele mais sensível e suscetível a queimaduras. E mais do que isso, ela também enfraquece os pelos, o que aumenta as chances de encravamento e manchas na pele.

Sobre os tipos de cera depilatórias, existem duas opções: a cera quente e a cera fria.A cera quente é a mais confortável e menos agressiva à pele, uma vez que dilata os poros facilitando a extração dos pelos. O perigo é atingir a temperatura ideal, o que pode causar manchas e queimaduras. Já a cera fria é mais agressiva, mas pode ser aplicada facilmente em temperatura ambiente. Contudo, o seu uso deve ser evitado em locais mais sensíveis, já que a retirada do pelo é mais agressiva e pode causar lesões.

Dica: Na hora de de aplicar a cera, sempre faça isso na direção do crescimento dos fios rumo as pontas. Quando for puxar, faça o movimento de maneria rápida para o lado contrário à posição dos pelos. Fazer isso devagar só vai doer e não vai remover os pelos. É normal que sobrem pelos menores, assim, para retirá-los, utilize uma pinça.

Creme depilatório
Depilação em casa - Como fazer, técnicas e cuidados

Depilação em casa - Como fazer, técnicas e cuidados

Area de Mulher
Universa

Outra opção bastante prática é o creme depilatório. Assim como as lâminas, o creme também não remove o pelo pela raiz, apenas corta o pelo rente a pele. Sendo assim, a duração da depilação também será muito curta.

É uma opção para quem não quer usar a lâmina e não tem tempo de depilar com a cera. O uso de cremes depilatórios não tem restrições, até porque a maioria desses cremes contam com propriedades hidratantes em suas fórmulas. Isso é um ponto positivo, já que auxilia nos cuidados pós remoção dos pelos.

Depiladores elétricos
Depilação em casa - Como fazer, técnicas e cuidados

Depilação em casa - Como fazer, técnicas e cuidados

Area de Mulher
Zoom

E por fim os depiladores elétricos. Esses aparelhos depilatórios são indicados apenas para remoção de pelos em regiões que não são muito delicadas, como as pernas e braços. Isso porque a remoção dos pelos nesse caso é mais agressiva e dolorida. Contudo é uma opção válida para quem procura praticidade. Apesar do incomodo, ele faz bem o trabalho de remover os pelos.

Cuidados com a depilação em casa

Depilação em casa - Como fazer, técnicas e cuidados

Depilação em casa - Como fazer, técnicas e cuidados

Area de Mulher
Vila Mulher

Depois de escolher o método de depilação em casa que mais se adequada as suas necessidades, é preciso se atentar a alguns cuidados que fazem toda a diferença. O antes e depois da depilação é o que definirá o seu resultado. Além de tonar o procedimento menos doloroso possível e evitar irritações na pele.

Antes da depilação Dois ou três dias antes de fazer a depilação, faça uma esfoliação na região que será depilada. Isso removerá as células mortas, além de renovar a pele e desobstruir os folículos, evitando que os pelos encravem; Nas 24 horas antes evite passar cremes ou óleos, isso evita possíveis irritações na pele; Antes da depilação, tome um banho morno, isso abrirá os poros e facilitará a remoção dos pelos; Evite exposição solar nos dias antes a depilação. Depois da depilação Já com a pele livre de pelos, fique longe de produtos que contenham álcool ou óleo em sua composição. Isso porque a pele está sensível e esses produtos podem agredir ainda mais a pele; Evite roupas muito apertadas e tecidos sintéticos. A pele acabou de ser agredida e precisa respirar livremente para se recuperar; Uma boa hidratação pós depilação é essencial para amenizar as irritações e vermelhidão na pele; Evite exposição solar nas áreas depiladas por pelos menos 48 horas pós depilação.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aproveite para conferir também como é feita a depilação a laser.

Fontes: Catraca Livre  Steal the Look 

Imagem destacada: Purepeople 

Imagens: Juventude Ativa  Donna BelezaVinil Saloon Universa Zoom Vila Mulher 

Essa matéria Depilação em casa – Como fazer, técnicas e cuidados foi criada pelo site Área de Mulher.