Área de Mulher Decapagem capilar, o que é? Como fazer, quando fazer e cuidados

Decapagem capilar, o que é? Como fazer, quando fazer e cuidados

Quer mudar a cor do seu cabelo de forma mais rápida e fácil? Conheça a decapagem capilar, saiba como ela funciona e quais são as precauções. Essa matéria Decapagem capilar, o que é? Como fazer, quando fazer e cuidados foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Você já ouviu falar sobre a decapagem capilar? Para aquelas que estão sempre antenadas nos cuidados com as madeixas pintadas, possuir algum conhecimento sobre a técnica é essencial. O processo químico é a salvação de quem se arrependeu de pintar o cabelo ou simplesmente quer trocar a cor, mas é importante se atentar às precauções do procedimento.

A decapagem capilar envolve a remoção de tinta ou de colorações artificiais do cabelo, majoritariamente de tons escuros, por meio de produtos químicos. Analogamente, apesar de ser a solução de quem precisa realizar a mudança de cor mais rápido, o processo é extremamente agressivo e delicado. Ele funciona como uma segunda química, quase como preparar os fios para receber tintura novamente.

Ainda assim, existem várias informações importantes a respeito da decapagem capilar que devem ser de conhecimento prévio de quem deseja realizá-la. Confira abaixo um guia geral do procedimento que pode te preparar para uma futura realização da técnica.

decapagem capilar

decapagem capilar

Area de Mulher
Fonte: Papo Garota

Como fazer?

Primeiramente, é crucial ter em mente que, caso haja insegurança a respeito de qualquer um dos passos do processo, é necessário levar o caso a um profissional no salão, de forma que tudo seja realizado de forma segura. Existem duas possibilidades de receita para a decapagem: utilizando produtos específicos para a remoção de tintura, os decapantes, ou a clássica mistura de descoloração, que envolve água oxigenada e pó descolorante.

Após feita a receita, é aplicada a mistura nos fios, deixando-a agir por algum tempo e então lavando o cabelo. No salão, junto do decapante, por vezes é utilizada água quente. Nesse sentido, a temperatura da água funciona como um minimizador do efeito do produto, caso o tom do clareamento não seja tão aparente.

Pelo fato da decapagem capilar funcionar majoritariamente com tons escuros, caso a tintura ainda esteja muito forte nas madeixas, é recomendado repetir o processo. É possível alternar entre as técnicas, utilizando o decapante uma vez e a mistura de água oxigenada na outra. Caso seja necessário, também é possível misturar o produto a um oxidante, de forma que seja possível clarear o tom mais facilmente.

Quem deve fazer a decapagem capilar?

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Self Cosmecêutica

O procedimento é altamente indicado para quem possui as madeixas pintadas de tonalidades escuras, e sua estrutura foi pensada para esse caso em específico. Caso deseje retornar o tom para uma abertura mais clara, a técnica é de grande ajuda. Apesar disso, é importante lembrar que, quanto mais escuro, mais difícil se torna realizar o clareamento. Em alguns casos, como por exemplo o cabelo preto, é necessário realizar o processo mais de uma vez, pois o pigmento pode ainda permanecer nos fios por um bom tempo.

No caso de cabelos de tom vermelho ou alaranjado, quando realizada a decapagem capilar, os fios passam a ter coloração loira ou platinada. Para aquelas que já possuem cabelo loiro, tanto natural quanto pintado, não é necessário passar pelo procedimento. O loiro não possui a mesma quantidade de pigmento que um tom escuro ou avermelhado.

Quando não fazer?

Em contrapartida, a decapagem capilar não deve ser realizada caso seus fios estejam muito ressecados ou tenham passado por algum procedimento de alisamento ou redução de volume. A princípio, a técnica em cabelos ressecados pode torná-los ainda mais frágeis e porosos, além de correrem risco de corte químico. O corte químico, por sua vez, é o efeito colateral de agressão extrema aos fios, que é o caso de uma má aplicação da decapagem.

No caso de alisamentos e outras aplicações químicas, o processo não é indicado pelo fato dos produtos utilizados em um procedimento anterior e na decapagem capilar serem incompatíveis, causando um choque negativo que pode resultar em fios enfraquecidos e quebrados.

Cuidados com a decapagem

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Tudo Ela

Existe uma série de precauções que devem ser tomadas antes, durante e depois do procedimento. Elas variam entre certos produtos que podem auxiliar na manutenção de um cabelo saudável mesmo sob o efeito da decapagem capilar, além dos cuidados necessários que ocorrem após o processo, como manter uma rotina capilar regular.

Junto da tintura, a decapagem leva também elementos cruciais para a saúde dos fios, como seus nutrientes, proteínas e a água naturalmente presente neles. Posteriormente, vai ser preciso recuperá-los, impedindo os danos de agentes externos enquanto o cabelo permanece fragilizado. Por esse e outros motivos, o cronograma capilar é extremamente importante, pelo fato de fornecer a reconstrução, a hidratação e a nutrição necessária.

Além disso, antes de qualquer decisão, é essencial que seja feito um teste de mecha no salão para eliminar qualquer possibilidade de alergia aos produtos sendo utilizados, assim como uma eventual incompatibilidade entre o cabelo e a química da decapagem capilar.

Decapagem x Shampoozada

decapagem capilar

decapagem capilar

Area de Mulher
Fonte: Eu Total

Você já ouviu falar sobre a shampoozada? Assim como a decapagem, a técnica é utilizada para clarear os fios, pelo menos até três tons adentro. Ela é realizada por meio da aplicação de um shampoo descolorante ou da mistura dele com a receita de pó descolorante e água oxigenada.

Como resultado, a diferença entre os dois procedimentos está em sua agressividade e em seu objetivo final. Enquanto a decapagem capilar é consideravelmente mais agressiva, além de ser indicada apenas para tons escuros e avermelhados, a shampoozada pode ser realizada em cabelos de qualquer cor. Além disso, ao contrário da decapagem, ela é indicada no caso da necessidade de mudança do tom com resultados insatisfatórios.

Juntamente com isso, a shampoozada pode ser realizada em cabelos danificados, por ser menos agressiva. A decapagem capilar segue necessitando de fios mais saudáveis e com mais cuidados após o processo.

Se essa matéria te interessou, talvez você também goste de Tinturas de cabelo – Como interpretar os números de tintas e tonalizantes

Fontes: Cabelo, Dicas de Mulher, Fique Diva

Imagens: Papo Garota, Tudo Ela, Self Cosmecêutica, Eu Total

Essa matéria Decapagem capilar, o que é? Como fazer, quando fazer e cuidados foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas