Cortar unhas – Passo a passo, dicas e cuidados importantes

Cortar unhas corretamente é importante para a higiene e também para evitar problemas. Aprenda como cortar cada tipo de unha da maneira certa.

Ninguém discorda que cortar unhas é extremamente importante para a higiene e, sobretudo, para a saúde. Porém, esse processo não pode ser feito de qualquer jeito. Existem técnicas específicas para cortar as unhas dos pés, das mãos e de bebês.

Ou seja, o importante não é apenas cortar, e sim cortar da maneira certa. Até porque, caso as unhas sejam cortadas de forma errada, problemas irão aparecer.

O mais comum dos problemas é a unha encravada. Ela causa uma dor quase insuportável, pus e inchaço. Quem tem a unha encravada poderá enfrentar problemas para calçar sapatos e estar em locais com muitas pessoas. Além da unha encravada, o corte errado também pode provocar feridas dolorosas e feias.

Portanto, aprenda os principais cuidados e também o passo a passo de como cortar unhas para não errar nunca mais.

Passo a passo para cortar unhas

Unhas dos pés

As unhas dos pés são as que mais encravam. Logo, tenha muito cuidado para cortá-las.

Primeiramente, faça um escalda pés ou realize o corte após o banho. Isso porque as unhas ficarão mais maleáveis e o corte ficará mais fácil. Depois, tenha atenção para cortar as unhas retas, sem curvas e também sem cortar os cantos. O que evita bordas irregulares e, consequentemente, chances de encravar. Além disso, use um cortador próprio para os pés, pois isso irá facilitar o corte e deixará o mais reto possível. Por fim, sempre lixe depois do corte. Porém, fique atento para não colocar muita força e machucar.
Unhas das mãos

As unhas das mãos são muito sensíveis. Por isso, cortá-las corretamente evita com que elas quebrem ou fiquem irregulares.

Como as unhas das mãos são mais sensíveis, você pode começar escolhendo se prefere deixá-las de molho antes de cortar. Ademais, o alicate correto para realizar o corte possui a ponta arredondada e o fio de corte mais grosso. Na hora de cortar, corte um pouco maior para que sobre algo na hora de lixar. Caso contrário, ela ficará menor do que você gostaria. Em relação a forma, o ideal é deixá-la de forma reta, quadrada. Caso você queira arredondá-la, faça isso na hora de lixar. Para fazer da forma certa, passe a lixa de um lado ao outro no sentido horizontal.
Unhas de crianças e bebês

Cuidar das unhas dos bebês e das crianças é um pouco mais difícil. Afinal, elas são bem menores, sensíveis e, por isso, mais difíceis de cortar.

Para início de conversa, o indicado é cortar as unhas das mãos uma ou duas vezes por semana, já que elas crescem muito rápido e podem arranhar. Em relação a unha dos pés, a frequência pode ser de uma ou duas vezes por mês.

Além disso, utilize lixas, cortadores ou tesouras próprias para bebês!

Enfim, depois de saber de tudo isso, chegou a hora do passo a passo.

Primeiro, procure um lugar tranquilo para que o bebê ou a criança não fique agitado. Depois, encontre uma posição em que ele fique confortável e que você consiga segurar as mãozinhas ou os pezinhos dele. Então, pressione a ponta do dedo para baixo -como se fosse separar a pele da unha- e faça o corte reto. É importante que você não corte muito rente e acerte as pontas com a lixa, porque assim não corre o risco de ocorrer alguma inflamação.

Cuidados importantes

Por fim, separamos alguns cuidados importantes para te ajudar no momento de cortar as unhas.

1- Use esmalte fortalecedor
Cortar unhas - cuidados importantes e como fazer

Cortar unhas - cuidados importantes e como fazer

Area de Mulher
Vix

Os esmaltes fortalecedores evitam com que as unhas dos pés e das mãos quebrem e fiquem irregulares. Até porque não existe coisa pior que ter unhas fracas e quebradiças.

2- Higienize as mãos e os pés antes de cortar
Cortar unhas - cuidados importantes e como fazer

Cortar unhas - cuidados importantes e como fazer

Area de Mulher
Blog saúde

Higienizar as mãos e os pés evita com que haja ações de alguma bactéria que pode causar infecção. Ou seja, você fica muito mais seguro para que não haja nenhum problema.

3- Escolha a ferramenta certa para cortar
Cortar unhas

Cortar unhas

Area de Mulher
Como fazer as unhas

Sempre teste e encontre qual o tipo de cortador ideal para você. Existem os cortadores convencionais, as tesouras de manicure e alicates próprios para unhas.

Seguindo essas dicas, certamente você terá unhas lindas e poderá inovar e usar toda sua criatividade para escolher novas cores e formas.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de conferir as Unhas decoradas pretas: 70 inspirações para sua próxima manicure

Fontes: CordvidaSoumamãe, Unhex, Folha 

Imagens: FortíssimaComo fazer as unhas, Grão de gente, Vix, Blog Saúde

Essa matéria Cortar unhas – Passo a passo, dicas e cuidados importantes foi criada pelo site Área de Mulher.