Área de Mulher Condicionador – Benefícios e como aplicar o produto nos cabelos

Condicionador – Benefícios e como aplicar o produto nos cabelos

As vezes o condicionador pode ser utilizado errado, causando problemas para o cabelo. Saiba como evitar o ressecamento usando essas dicas! Essa matéria Condicionador – Benefícios e como aplicar o produto nos cabelos foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Os cabelos, para a maioria das pessoas, é o motivo de muito trabalho e apreensão. Seja ele cacheado, liso, curto ou longo, todo cabelo precisa de cuidados, mesmo o mais comuns, como é o caso do uso do condicionador. Todavia, mesmo sendo um produto de uso corriqueiro, ainda exige um certo cuidado na hora de aplica-lo nos cabelos. Afinal, quem não quer um cabelo de salão, não é mesmo ?

Você sabia que a origem do condicionador foi para ser utilizado como remédio ? Isso mesmo ! No princípio, durante a Segunda Guerra Mundial, as misturas condicionante eram utilizadas para devolver hidratação à pele de soldados queimados.  Foi somente alguns anos depois, na Suíça, que alguns pesquisadores aprimoraram a fórmula para adaptar-se aos fios de cabelo. Atualmente, muitas marcas competem pelo mercado de cosméticos, ainda mais quando trata-se de um com uso diário como o condicionador.

Os benefícios do condicionador

Quando você faz o processo de lavagem dos seus fios, o shampoo age como um adstringente, removendo as impurezas, mas também os sais minerais e a hidratação natural do seu couro cabeludo. Consequentemente, se não restituirmos essa hidratação, os cabelos acabam por tornar-se secos e frágeis. Por isso, na hora de comprar seu condicionador, é muito importante identificar as necessidades do seu cabelo, assim como o tipo dos seus fios.

Condicionador- Benefícios e o jeito certo de aplicar o produto nos cabelos

Condicionador- Benefícios e o jeito certo de aplicar o produto nos cabelos

Area de Mulher
Foto: Simply Earth

Além de devolver os minerais e óleos naturais, o condicionador também é responsável por selar as cutículas do cabelo, impedindo que alguns efeitos do dia dia, como poluição, excesso de sol e produtos químicos, danifiquem os fios. O uso do condicionador auxilia no processo de desembaraçar os fios, evitando que as fibras se quebrem e causem frizz e queda do cabelo.

O que você não deve fazer ao usar condicionador

Mesmo tratando-se de um produto de uso comum, existem algumas condições para que ele funcione adequadamente. A primeira delas é saber qual tipo de condicionador é o certo para o seu cabelo. Isso você descobre entendendo um pouco mais da estrutura de seus fios, se eles forem oleosos, dê prioridade a produtos que ofereçam hidratação, porém com textura leve.

Já os cabelos secos, precisam além de uma boa hidratação, produtos que nutram e devolvam a composição natural dos fios. Pensando nessas necessidades, vale a pena investir um cronograma capilar, mesmo que seus cabelos sejam mistos ou normais. A segunda coisa mais importante no momento de usar o condicionador é não substituí-lo pela máscara de tratamento.

Esse erro é bastante comum, cometido principalmente por pessoas cujos cabelos são secos. Substituir o condicionador pela máscara de tratamento pode deixar os fios pesados, devido a concentração de agentes, que nessa última é maior e feito para uso corriqueiro e não regular, como o condicionador. O uso diário das máscara pode deixar o cabelo emborrachado , facilitando a quebra na hora de pentear ou prender.

Atenção ao processo de lavagem

O uso diário do shampoo e do condicionador aplica-se também ao modo como ele é utilizado. Primeiramente, é preciso reduzir a aplicação do shampoo diretamente ao couro cabelo, pois a maioria das impurezas estão presas e presentes nessa parte do cabelo. A esfregação pesada pode emaranhar os fios e irritar seu couro cabeludo, por isso, aplique o produto e massageie com movimentos leves e circulares, deixe as espuma se espalhar por todo o comprimento do cabelo, por fim, enxague.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Foto: WikiHow

O contrário também é válido, em outras palavras, você não deve aplicar o condicionador diretamente nos couro cabeludo, pois é nele que estão a maior concentração de óleos naturais do cabelo, por isso, a aplicação direta nesse local pode deixar seus fios com aspecto de gorduroso e oleoso. O uso do condicionador destina-se ao comprimento do cabelo, visando auxiliar na sua hidratação e nutrição.

A maioria das pessoas também tem pressa na hora de lavar os cabelos, mas isso é errado. A não permanência do produto nos fios pelo tempo que é necessário, pode afetar na sua performance e não oferecer o resultado esperado. Por isso, deixe as limpezas dos fios para um momento onde você possa deixar o produto agir, cada produto tem um tempo específico, portanto, antes de aplicá-lo, leia as instruções na embalagem.

Leave-in e creme de pentear

Assim como a máscara de tratamento, algumas pessoas podem optar por substituir os leave-in ou o creme de pentear pelo condicionador, isso não é indicado. O condicionador precisa ser enxaguado após sua aplicação, caso o utilize como finalizador, os fios tendem a ficar pesados e oleosos, visando uma boa  condição dos seu fios, opte por finalizar com leave-in ou creme de pentear.

Condicionador- Benefícios e o jeito certo de aplicar o produto nos cabelos

Condicionador- Benefícios e o jeito certo de aplicar o produto nos cabelos

Area de Mulher
Foto: The Body Deli

O leave-in é um produto texturizador, mais leve que o condicionador e que o creme para pentear. Esse produto auxilia na manutenção da nutrição e permite que os fios fiquem alinhados durante o dia, sem pesar. Assim como o condicionador, ele também só deve ser aplicado sobre o comprimento do cabelo, para evitar a oleosidade. Um outro benefício da finalização com leave-in é seu poder de redução dos frizz, dando um aspecto mais saudável ao seu cabelo.

+ Algumas dicas

Utilize primeiro a máscara de tratamento e depois o condicionador. Essa ordem é importante pois respeita a composição de cada produto, as máscaras possuem mais agentes de tratamento, como proteínas e óleos. Já o condicionador, auxiliar a fechar as cutículas do cabelo, prendendo todos esses agentes e seus benefícios dentro da estrutura do fio.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Foto: Glossy Box

Compre sempre o mesmo shampoo e condicionador. Assim como a aplicação, é um erro bastante comum a utilização de produtos de diferentes linhas, todavia, isso pode comprometer a ação dos produtos. Isso acontece porque suas fórmulas são distintas e a maioria desses produtos de linha capilar são desenvolvidos para a utilização em conjunto. No mais, opte sempre pela linha que trará mais benefícios ao seus cabelos, afinal.

A medida que o tempo passa, seu cabelo pode acostumar-se ao produto. Pensando nisso, opte sempre, se possível pelo revezamento entre as suas marcas favoritas. Lembre-se, o cabelo precisa de nutrição, hidratação e reconstrução, ter isso em mente, facilita na hora de revezar os produtos.

Que tal mais dicas de como manter seu cabelo saudável, leia também como evitar a coceira no couro cabelo e as melhores máscara de tratamento para o seu tipo de cabelo.

Fontes: Claudia, All Things Hair ,Beleza na Web e Blog de Brasileiro.

Imagens: Simply Earth, Glossy Box, Salon Sleek, The Body Deli e WikiHow.

Essa matéria Condicionador – Benefícios e como aplicar o produto nos cabelos foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas