Área de Mulher Como tirar manchas do rosto – Ativos, métodos caseiros e tratamentos

Como tirar manchas do rosto – Ativos, métodos caseiros e tratamentos

As manchas no rosto são um problema muito comum derivado de várias causas, sendo assim é importante saber como tirar manchas do rosto. Essa matéria Como tirar manchas do rosto – Ativos, métodos caseiros e tratamentos foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

As manchas no rosto são bastante comuns e bem incômodas, afetando diretamente a autoestima da pessoa. Essas manchas por sua vez podem ter várias causas, como exposição solar, gravidez, acne, melasma entre outros. No entanto, existem várias formas de tratar, amenizar e uniformizar o tom da pele manchada. Por isso é importante saber como tirar manchas do rosto.

Hoje em dia existem vários produtos de beleza que prometem acabar com as manchas ou amenizá-las. Contudo, muitos desses produtos tem em sua composição substâncias nocivas à saúde. Felizmente, existem métodos naturais e tratamentos estéticos que podem resolver o problema e devolver a autoestima perdida devido as manchas na pele.

Mas esse tipo de tratamento não é instantâneo, por isso demanda tempo e paciência para notar os resultados. Portanto, hoje iremos conhecer os tipos mais comuns de manchas e aprender como tirar manchas do rosto. Além disso, conhecer os ativos que ajudam a clarear apele, bem como métodos caseiros e os tratamentos mais eficazes para isso.

Manchas no rosto

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Farol da Bahia

Antes de aprender como tirar manchas do rosto, precisamos entender o que são, os tipos mais comuns e a causa. As manchas nada mais são do que lesões dermatológicas que aparecem na pele por variados motivos. Contudo, dependendo da coloração e marca, as manchas na pele podem ser um indício de algum problema mais sério, como um câncer de pele, por exemplo.

Como dito anteriormente, as manchas na pele são um problema bastante comum, afetando a maioria das pessoas, em maior ou menor escala. Entre as causas mais comuns, podemos citar o depósito de algum pigmento, excesso de exposição aos raios solares, gravidez, queimadura, alergias, micose ou fungo e alterações hormonais.

Sendo assim, existem vários tipos de manchas de pele:

Melasma: são as manchas mais amarronzadas, causadas principalmente por depósito do pigmento melanina, podendo ser causada por fatores genéticos. Melanose solar: marcas pequenas e de tom amarronzado causada pelo excesso de exposição solar durante a vida. Extravasamento sanguíneo:  são aquelas manchas de tom arroxeado, resultado de uma fragilidade capilar do envelhecimento ou por hematomas causados por procedimentos estéticos. Nevos: são uma espécie de pinta escura causada por uma proliferação dos melanócitos, as células que produzem melanina. Contudo, se não tratada, essas pintas podem evoluir para um câncer de pele do tipo melanoma. Ceratose seborréica: marcas semelhantes a pintas ou nervos, porém são mais altas e ásperas, e não tem ligação com o câncer de pele. Leucodermia solar: conhecida também como sarda branca, é causada pelo acúmulo de raios solares, resultando na perda de melanina na região lesionada. Vitiligo: é um tipo de mancha branca causada por uma doença genética autoimune desencadeada por fatores emocionais. Pano branco: mancha esbranquiçada causada por um fungo. Pitiríase Alba: semelhante ao pano branco, no entanto causada pelo ressecamento da pele.

Como tirar manchas do rosto: ativos clareadores

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
O Liberal

Quando se fala em como tirar manchas do rosto, os ativos são sempre citados, no entanto nem todos eles funcionam para essa finalidade. Sendo assim, é importante conhecer os ativos certos de como tirar manchas do rosto. As lesões mais indicadas para o tratamento com ativos são as com causas estéticas, como o melasma por exemplo. Nesse caso, os principais ativos que inibem a produção de melanina e amenizam as marcas e uniformizam a pele são:

Ácido Glicólico; Ácido Retinóico; Hidroquinona; Ácido Tranexâmico; Ácido Azeláico; Vitamina C; Ácido Kójico; Ácido Fítico; Licorice; Ácido mandélico.

Outros tipos de manchas, como a melanose solar, por exemplo, tem um resultado mais satisfatório com tratamentos com luz pulsada do que com os ativos propriamente. Já no caso de manchas roxas, derivadas de hematomas, elas podem ser facilmente amenizadas com o uso do ácido tioglicólico. Para manchas do tipo pitiríase alba, por ser resultado do ressecamento da pele, o tratamento mais eficaz é a hidratação e ativos como ceramidas, lanolina, uréia, niacinamida, e ácido hialurônico.

Contudo, é importante ressaltar que o uso desses ativos só deve ser feito a partir de uma consulta com um dermatologista. Afinal, só um especialista poderá determinar o tipo de mancha e a causa, e assim recomendar o melhor ativo e instruir sobre a aplicação.

Esses ativos quando usados de forma incorreta podem acabar piorando ainda mais o problema. Então, geralmente a recomendação é aplicar o ácido uma ou duas vezes ao dia, sobre a mancha e em seguida limpar e tonificar a pele.

Além disso, se trata de um tratamento lento, então nada de esperar resultados imediatos. A uniformização da pele ocorrerá com o uso de ativos clareadores gradativamente.

Como tirar manchas do rosto: produtos cosméticos

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Dicas de Mulher

Para remover ou amenizar as manchas no rosto, causadas principalmente por acne, gravidez, exposição solar ou melasma, existem ainda métodos caseiros e produtos cosméticos capazes de resolver o problema. Geralmente, as manchas mais recentes são mais fáceis de remover.

Sendo assim, com o uso de ingredientes naturais ou até mesmo cremes e pomadas com ação clareadora já é possível amenizar consideravelmente as marcas na pele. No caso de manchas mais antigas, é bem provável que apenas os ativos citados acima podem oferecer resultados satisfatórios.

Para manchas recentes, aquelas causada por acne, um método simples é usar leite de rosas ou leite de colônia. Isso porque essas loções limpam e desinfetam a pele, ao mesmo tempo que secam as espinhas. Como resultado, deixam a pele com um tom mais uniformizado, diminuindo bastante as marcas na pele.

No caso de manchas escuras, resultado de queimaduras ou excesso de exposição solar, uma loção clareadora usada diariamente já consegue apresentar bons resultados. Pomadas como Minâncora e cicatricure prometem acabar com as manchas, mas não é bem isso que elas fazem. Na verdade, essas pomadas não clareiam a pele, mas ajudam na cicatrização da lesão, deixando a pele uniformizada e sem relevos, por isso a ideia de ajudar com as manchas propriamente.

Como tirar manchas do rosto: métodos caseiros

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Olook

Além de produtos cosméticos com ação clareadora, outra opção de como tirar manchas do rosto inclui métodos caseiros, usando ingredientes naturais. As máscaras de tratamento facial são ótimas para clarear as manchas do rosto, uniformizando o tom de pele. Além disso, existem outras alternativas naturais que vamos conhecer a seguir:

Máscara clareadora natural

Se trata de uma máscara facial ideal para acabar com as manchas na pele, especialmente aquelas causadas por espinhas e exposição solar. Para preparar a máscara milagrosa, será necessário os seguintes ingredientes:

2 colheres de amêndoas moídas; 1 colher de leite de rosas; 5 gotas de óleo essencial de palmorosa; 1 colher de mel.

Modo de preparo

Primeiramente, misture todos os ingredientes até formar uma mistura homogênea. Feito isso, lave bem o rosto com água morna e sabonete facial. Em seguida, com a pele seca aplique a máscara por todo o rosto e deixe agir na pele por uns 20 minutos. Após esse período use um pedaço de algodão embebido de leite de rosas para remover a máscara.

Aloe Vera

A aloe vera, conhecida também como babosa é uma planta conhecida pelos seus benefícios tanto para a saúde, quanto pele e cabelo. Sendo assim, por ter ativos como aloesin e aloína, que ajudam a clarear as manchas na pele é um ótimo tratamento natural.

A forma de usar é muito simples, basta ter uma folha de babosa e retirar o seu gel. Feito isso, aplique o gel na pele manchada e deixe agir por 20 minutos. Depois é só enxaguar com água fria. O ideal é fazer isso duas vezes por dia para ter resultados mais eficazes.

Batata

Pode parecer estranho, mas a batata possui enzimas que atuam com agentes clareadores sobre as manchas na pele. Para usá-la para essa finalidade, basta cortar uma batata em rodelas finas e colocar sobre as manchas, deixando agir por 10 minutos. Depois é só enxaguar normalmente. Outra opção é usar o suco da babata e aplicar sobre as manchas usando um algodão.

Óleo de coco e de amêndoas

Dois óleos com agentes clareadores e que ajudam a hidratar a pele. O óleo de amêndoas pode ser usado diariamente, antes de dormir, aplicando algumas gotas sobre o rosto limpo e lavando pela manhã. Já o óleo de coco, muito conhecido por benefícios estéticos, mantém o equilíbrio da pele, hidrata e suaviza as manchas. Deve ser usado duas vezes ao dia, aplicando algumas gotas sobre as manchas.

Azeite de Oliva

Rico em antioxidantes, ativos anti-inflamatórios e nutrientes que hidratam e suavizam as manchas, o azeite de oliva é uma ótima alternativa natural de como tirar manchas do rosto. Mas para um resultado satisfatório, é muito importante que o azeite seja extravirgem, para evitar possíveis reações alérgicas. O uso é bem simples, basta aplicar algumas gotas de azeite sobre a pele e massagear, removendo alguns minutos depois.

Como tirar manchas do rosto: tratamentos estéticos

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Veja

Em casos de manchas escuras e antigas, difíceis de eliminar com os outros métodos, a recomendação é procurar por tratamentos estéticos para clarear as manchas. Os mais eficazes são:

Peeling com ácidos: é usado ácidos clareadores sobre a pele por alguns segundos para induzir a descamação da camada externa da pele. Desse modo, o corpo é induzir a produzir uma nova camada de pele, removendo completamente as manchas e marcas na pele. Esse procedimento deve ser realizado por profissionais especializados na técnica, uma vez que o uso incorreto de ácidos pode piorar ainda mais as manchas. Laser ou luz pulsada: esses tratamentos são muito indicados para manchas graves, uma vez que o laser e a luz atua sobre os melanócitos, uniformizando o tom da pele. Microdermoabrasão: se trata de uma esfoliação feita com aparelhos que lixam a pele, afim de remover a camada externa da cútis. É o tratamento mais indicado para manchas superficiais. Microagulhamento: é um dos tratamentos mais dolorosos, já que é feito com um rolo cheio de pequenas agulhas que perfuram a pele e estimulam a produção de colágeno. Desse modo, cria-se uma nova camada de pele, removendo as manchas. É recomendado em casos de manchas profunda e cicatrizes de acne. Apesar de doloroso apresenta resultados bastante satisfatórios.

Lembrando que todos esses tratamentos devem ser realizados por profissionais qualificados para obter os melhores resultados e evitar danos irreversíveis à pele.

Como prevenir o aparecimento de manchas na pele

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Viva Bem

As manchas são muito comuns, mas em alguns casos podem ser evitadas. Sendo assim, para prevenir o aparecimento de novas manchas no rosto ou em qualquer parte do corpo, você deve tomar alguns cuidados no dia a dia, como:

Jamais esprema cravos e espinhas; Evite se expor ao sol por muito tempo; Não pegar sol após usar limão na pele; Usar protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados e reaplicar durante o dia; Ter uma rotina de cuidados com a pele, limpando, tonificando e hidratando diariamente; Fazer esfoliação regularmente.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Ácidos para o rosto – Os principais ácidos e seus benefícios para a pele.

Fontes: Derma Club eCycle Tua Saúde

Imagens: Espaço Saúde Rio Farol da Bahia O Liberal Dicas de Mulher Olook Veja Viva Bem

Essa matéria Como tirar manchas do rosto – Ativos, métodos caseiros e tratamentos foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas