Como fazer touca no cabelo? Passo a passo e dicas

A touca é uma forma simples e natural de alisamento do cabelo. Confira abaixo o passo a passo e dicas para cuidar dos fios com essa técnica. Essa matéria Como fazer touca no cabelo? Passo a passo e dicas foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Em sua maioria, as técnicas de alisamento capilar são procedimentos que agridem bastante os fios, pois geralmente envolvem calor ou química. No entanto, você sabia que existe uma técnica caseira de alisamento que é simples, barata, gentil aos fios e que realmente funciona? Se não, aprenda hoje como fazer touca no cabelo.

Ela é também conhecida como touca de nero e alisa o cabelo de forma natural, sendo necessário apenas um lenço e alguns grampos para fazer a famosa touca no cabelo. Primordialmente, essa é uma técnica bem antiga, de uma época em que os alisamentos químicos, que conhecemos hoje, não eram tão populares.

Em síntese, a touca alinha naturalmente os fios por causa da forma em que eles são enrolados e presos em volta da cabeça com os grampos. Depois de preso, o cabelo é envolvido com o lenço e deve permanecer assim por horas, dessa forma os fios estarão forçados a permanecerem esticados e conservarão esse formato. Quando for solto, as madeixas estarão mais lisas, com menos volume e menos frizz.

Orientações para fazer touca no cabelo

Técnica de alisar o cabelo

Técnica de alisar o cabelo

Area de Mulher
Fonte: Trend Today

A touca é uma técnica muito simples e fácil de fazer. No entanto, existem alguns truques que podem potencializar seu efeito alisador, gerar melhores resultados e benefícios ao cabelo. Entre eles:

Lavagem do cabelo antes da touca

Lave bem o cabelo antes para retirar o excesso de oleosidade do cabelo, de preferência com shampoo e condicionador de ação hidratante. Isto porque eles tornam a manipulação dos fios mais fácil, geram brilho e maciez.

Seque bem

Se, na hora de prendê-lo, o cabelo não estiver completamente seco, espere mais ou use um secador. Isto porque abafar as madeixas com umidade pode acarretar na proliferação bactérias e fungos no couro cabeludo ou até causar quebra e danos aos fios.

Hidrate bem

É essencial usar algum óleo ou creme de pentear antes de prender as madeixas. Estes produtos têm ação selante na cutícula dos fios, por isso, eliminam o frizz, nutrem e diminuem o volume.

Capriche no tempo de ação da touca no cabelo

A touca deve ficar no cabelo por pelo menos 2 horas para que surta efeito, já o máximo de tempo recomendado é de 10 horas. Então, uma boa dica para se obter um resultado maravilhoso de forma prática é fazer a touca na hora de dormir. Dessa maneira, quando você acordar é só soltar as madeixas e finalizar como desejar. Mas, atenção à periodicidade, é recomendado que essa técnica seja usada, no máximo, três vezes por semana.

Que tipo de touca usar no cabelo?

Lenço para fazer touca no cabelo

Lenço para fazer touca no cabelo

Area de Mulher
Fonte: All Things Hair

A princípio, preste atenção à escolha do lenço ou tecido que você vai usar para essa técnica. Na hora de escolher o tecido para fazer a touca no cabelo, priorize materiais parecidos com o de meia calça. Esse material tem vários furinhos, ideias para possibilitar a respiração do couro cabeludo e não abafar tanto.

A propósito, até a sua meia calça usada pode ser cortada e transformada em lenço para a touca. Nesse sentido, basta usar a parte da meia calça que se encaixaria na sua cintura, o elástico será o que ficará em torno da sua cabeça. Quanto à parte das pernas, corte todo o comprimento, deixando alguns centímetros apenas para dar um nó, que ficará no topo da sua cabeça.

Em relação aos grampos, pode ser usado o grampo tradicional mesmo. O único cuidado a ser tomado é quanto a sua colocação. A parte onduladinha do grampo deve ser sempre colocada para baixo da mecha, pois ela pode marcar os fios depois de soltos.

Por fim, lembrando que essa técnica de alisamento é indicada para todos os tipos de cabelo. Todavia, uma dica final é para os casos de cabelos com cachos bem fechados. Para garantir o alisamento que você procura, é melhor fazer uma escova simples, dessa forma o efeito da touca será mais evidente e duradouro. Um outro truque é para o caso de madeixas com progressiva, pois essa técnica é um ótimo jeito de conservar o liso por muito mais tempo.

Passo a passo de como fazer touca no cabelo

Cabelo preso em grampos para técnica de alisamento capilar

Cabelo preso em grampos para técnica de alisamento capilar

Area de Mulher
Fonte: Oleoterapia

Finalmente, vamos para um passo a passo detalhado de como fazer touca no cabelo.

Primeiramente, faça a lavagem prévia do cabelo e deixe secar completamente, com secador ou de forma natural; Posteriormente, use óleos ou cremes de pentear para selar as cutículas dos fios e deixá-los mais macios; Penteie bem o cabelo, desfazendo todos os nós e embaraços; Para prender, comece separando o cabelo ao meio, em mechas; Em seguida, pegue a mecha de trás e leve para a frente da cabeça, e a mecha da frente para a parte de trás da cabeça. Assim, o cabelo já vai tomando a forma de uma touca; Vá colocando grampos pelo comprimento das mechas, coloque quantos quiser e julgar necessário, a única exigência é que as mechas fiquem justas e bem fixas em torno da cabeça; Por último, quando todas as mechas estiverem bem presas, coloque a touca. Certifique-se de prendê-la bem na cabeça, mas sem apertar demais. Passadas as horas necessárias, solte o cabelo e finalize como quiser.

Pronto! Seu alisamento caseiro com touca de nero está feito. Afinal, gostou de aprender esse truque de cabelo? Então confira também sobre dormir com o cabelo molhado.

Fonte: All Things Hair, All Things Hair, Cabelo.

Imagens: Oleoterapia Brasil, Trend Today, All Things Hair, Greatist.

Essa matéria Como fazer touca no cabelo? Passo a passo e dicas foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas