Como aplicar base no rosto – Dicas e truques para uma aplicação perfeita

Como aplicar base no rosto pode ser um desafio para muitas mulheres, mas não precisa ser e essas dicas irão te ajudar nisso.

A base é parte essencial de qualquer maquiagem, o que garante uma pele deslumbrante e sem imperfeições. E para conseguir esse resultado, uma pele com aparência natural e homogênea é preciso escolher o produto adequado e caprichar na hora da aplicação. E é a aplicação o maior desafio, principalmente para as iniciantes em make. Como aplicar a base no rosto é uma dúvida de várias mulheres, e que muitas vezes implica em alguns errinhos.

Como aplicar a base no rosto é algo que requer prática e escolha adequada de um bom produto, aquele que se adapte ao seu tipo e tom de pele. E essa etapa é essencial, já que a base serve para deixar a pele uniforme para receber o restante dos produtos. Imagine o rosto como uma tela e a base é o fundo dessa tela, portanto, precisa estar impecável.

Se você ainda tem dúvidas de como aplicar base no rosto, essa matéria irá te ajudar nisso. Reunimos algumas dicas e truques que irão facilitar a aplicação desse produto.

Aplicação da base no rosto

Como aplicar base no rosto- Dicas e truques para fazer a aplicação perfeita

Como aplicar base no rosto- Dicas e truques para fazer a aplicação perfeita

Area de Mulher
Mercado Livre

A aplicação da base nem sempre é algo simples e pode comprometer toda a sua maquiagem. Sendo assim, aplicar pouca base ou não espalhar bem o produto por toda a face faz com que o resultado não fique bom, e as imperfeiçoes evidentes. Além disso, pode afetar até a aplicação dos produtos seguintes, como o pó e o blush.

Outro erro é a o excesso de base, o que pode deixar a pele com uma aspecto grosseiro, sem contar que a base pode craquelar. Isso faz com que a aparência da pele fique envelhecida.

Desse modo, a aplicação da base corretamente é tão importante quanto a escolha de um produto de boa qualidade, e que se adeque ao seu tipo do pele, e principalmente ao tom. E se tem uma coisa que fica mais evidente do que uma aplicação incorreta, é o uso de uma base de cor diferente da sua pele.

Máscara de cílios – História, como usar e tipos de aplicador

×

Dicas de como aplicar a base no rosto

Como aplicar base no rosto- Dicas e truques para fazer a aplicação perfeita

Como aplicar base no rosto- Dicas e truques para fazer a aplicação perfeita

Area de Mulher
Belezei

Confira algumas dicas simples, mas que tornaram a aplicação da base muito mais fácil.

Escolha da base

Antes de mais nada é preciso escolher uma boa base. Hoje existem diversas marcas e opções para todos os tipos e tons de pele. Não adianta nada arrasar na aplicação se a base não for adequada ao seu tom de pele. Portanto, o primeiro passo e escolher uma base com uma cor o mais próximo possível do tom da sua pele. Para não errar, a melhor forma é testar as cores próximas ao seu tom de pele. E então escolha a que tiver menos contraste com a sua pele.

Preparação da pele

A preparação da pele para receber a maquiagem também tem papel fundamental no resultado final. E isso inclui a lavagem da pele, o uso de um bom tônico e a hidratação. Agora sim a pele está prepara para receber os produtos de maquiagem, e aí surge outra dúvida, o que vem primeiro o primer ou a base? O primer vem primeiro, isso porque ele irá fechar os poros, controlar a oleosidade e fornecer mais durabilidade para a base que vem em seguida.

Quantidade de base

A quantidade certa de base no rosto depende de vários fatores, como o tipo de cobertura da sua base e as imperfeições que deseja cobrir. Sendo assim, o tanto de base que você usa irá ficar evidente no resultado final, deixando a pele mais leve ou mais pesada. Isso também depende da ocasião e tipo de maquiagem. Uma maquiagem mais simples, para o dia a dia geralmente pede uma cobertura mais leve. Já uma make mais elaborada pode demandar uma aplicação mais pesada. Mas sempre tomando cuidado para não exagerar e ter um resultado craquelado.

Tipos de base

Existem diversos tipos de base, contudo, as que facilitam a aplicação são as bases líquidas, levemente cremosas. Isso porque essas bases proporcionam uma cobertura uniforme em todo o rosto.

Passo a passo de como aplicar base no rosto

Como aplicar base no rosto- Dicas e truques para fazer a aplicação perfeita

Como aplicar base no rosto- Dicas e truques para fazer a aplicação perfeita

Area de Mulher
Beauty Date

Então, agora é hora de aplicar a base no rosto, para isso não basta só colocar o produto na pele. Como isso é feito é o que garante o melhor resultado, e por isso tem um jeito e uma ordem adequada de se aplicar a base. Portanto, vamos ver o passo a passo.

Antes de mais nada, a pele precisa estar limpa, hidratada e seca. Em seguida, aplique o primer por toda a face fechando os poros. A aplicação deve começar na testa, partindo do meio das sobrancelhas para cima, até cobrir toda essa região. Agora, aplique a base em toda a área dos olhos fazendo movimentos leves. Desça para o nariz, vindo de cima para baixo. Desse mesmo jeito, aplique a base ao redor da boca e no queixo. Por último as bochechas. Nas bochechas deve-se aplicar a base puxando do meio do rosto para fora. A dica é fazer movimentos que simulam o levantar do rosto. Por fim, para finalizar, dê leves batidinhas com a esponja afim de corrigir possíveis áreas desfalcadas.

Ferramentas para aplicação da base

Como aplicar base no rosto- Dicas e truques para fazer a aplicação perfeita

Como aplicar base no rosto- Dicas e truques para fazer a aplicação perfeita

Area de Mulher
Mercado Livre

Existem diversas ferramentas que você pode usar para aplicar a base no rosto. Sendo assim, escolha a que for melhor para você e para o seu tipo de base.

Os dedos

A opção mais simples, prática, rápida e sem custo é usando os dedos para aplicar a base no rosto. Para isso, basta colocar um pouco de produto nos dedos e ir espalhando pelo rosto na ordem indicada no passo a passo. Além disso, você pode usar os dedos para massagear o rosto enquanto aplica o produto. Desse modo, irá garantir um resultado mais natural.

Pincel kabuki duo fiber

O pincel kabuki duo fiber é aquele mais gordinho, com um formato cilíndrico. Ele é composto por cerdas sintéticas e fibras naturais que promovem uma aplicação mais homogênea e sem marcas. Passe o produto sobre a pele e use o pincel para espalhar uniformemente.

Pincel sintético simples

O pincel simples é um dos mais comuns e práticos para aplicar a base no rosto. Do mesmo jeito, aplique um pouco de base no rosto e com o pincel, faça movimentos leves seguindo o passo a passo. É comum que a base fique marcada, para resolver isso basta dar leve batidinhas no rosto com os dedos ou uma esponja de maquiagem.

Esponja achatada comum

A esponja achatada é uma das ferramentas mais acessíveis e fáceis de encontrar. A aplicação é simples, e consiste em colocar um pouco da base na mão, pegar o produto com a esponja e espalhar pela face seguindo a ordem do passo a passo.

Beauty Blender

A beauty blender é aquela esponjinha que parece um ovo. Ela é muito parecida com uma esponja comum, porém o seu formato anatômico proporciona uma aplicação mais completa, chegando em partes mais difíceis do rosto, com os olhos e cantos do nariz. Nesse caso, a aplicação deve ser feita com leves batidinhas, jamais passe o produto diretamente.

Erros mais comuns na hora de aplicar a base

Como aplicar base no rosto- Dicas e truques para fazer a aplicação perfeita

Como aplicar base no rosto- Dicas e truques para fazer a aplicação perfeita

Area de Mulher

Alguns erros são bastante comuns na hora de aplicar a base, sendo eles:

Não preparar a pele para receber a maquiagem: independentemente do tipo de pele, é imprescindível que a pele esteja limpa e hidratada antes de fazer a maquiagem. Sem isso, as chances da maquiagem ficar com o aspecto craquelado são maiores.

Usar muita base: o excesso de base deixa a pele com aparência artificial. Sendo assim, em algumas partes com imperfeições como olheiras, prefira usar o corretivo na área ao invés de cobrir tudo com a base.

Iluminação errada na hora de se maquiar: a luz correta é muito importante, já que a iluminação muda a percepção de cor da base, isso é essencial para escolher a cor adequada. Desse modo, o melhor é se maquiar diante da luz natural do dia, ou então usar uma luz que tenha efeito semelhante.

Excesso de primer: o primer é importante para fixar a maquiagem, no entanto, o excesso pode ter efeito contrário. O ideal é aplicar uma camada fina apenas para fechar os poros suavemente.

Usar base para bronzear o rosto: escolher uma base um tom mais escuro ou quente do que a da pele para ter um efeito bronzeado dará um resultado muito artificial.

Usar pincéis errados: pincéis muito duros, muito moles ou espessos demais acabará atrapalhando a aplicação da base, e deixando marcas na pele.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também 6 truques com o pó translúcido para transformar a sua maquiagem.

Fontes: Dicas de Mulher Tudo sobre Make Vix 

Imagem destacada: Universa

Imagens: Mercado Livre Belezei Beauty Date Mercado Livre

Essa matéria Como aplicar base no rosto – Dicas e truques para uma aplicação perfeita foi criada pelo site Área de Mulher.