Primeiramente é de suma importância informar o que o termo significa. Basicamente a palavra comedogênico deriva de comedão que em síntese são os cravos grandes e espinhas inflamadas.
Contudo muitos produtos cosméticos causam comedões, por que entopem os poros e se a pessoa tem problemas com acne, eles certamente irão aparecer.
Sobretudo as substâncias comedogênicas entopem esse orifício, fazendo com que ocorra um acúmulo de sebo dentro do duto, podendo ocasionar o surgimento dos cravos.
Não- comedogênico
Comedogênico- o que significa e dicas de ingredientes naturais
Area de MulherPortanto o não comedogênico são os produtos que não vão fechar os poros da pele e provocar esses tais comedões. Em síntese isso acontece porque a maioria dos cosméticos para a pele são à base de ceras como estearinas, ceras orgânicas e inclusive parafinas.
Antes de mais nada que esses produtos costumam ser recomendados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à acne. Além disso eles geralmente têm uma textura mais leve ou ingredientes menos oleosos, para evitar o entupimento dos poros.
Entretanto, mesmo que os produtos não- comedogênicos não sejam mágicos, é uma boa ideia usá-los, principalmente se você tiver tendência ao aparecimento de cravos e espinhas.
No entanto, em segundo lugar existem outras causas para acne, tal como a presença de um elevado número de bactérias sobre a pele. Sobretudo nesses casos, utilizar um produto não-comedogênico não irá reduzir significativamente o surgimento de espinhas.
Ácido salicílico – O que é, como usar e contraindicações
×Classificação
Comedogênico- o que significa e como identificá-lo nos cosméticos
Area de MulherDe acordo com a maioria dos estudos, os ingredientes comedogênicos variam segundo uma tabela com níveis de 0 a 5 sendo 0 para produtos que não são comedogênicos e 5 os produtos com alto fator comedogênico. Os produtos de até nível 2 (Moderadamente Baixo) são considerados não-comedogênicos e seguros para uso em peles oleosas.
Níveis ComedogênicosSegundo os pesquisadores, a seguinte tabela ajuda a classifica o índice comedogênico dos ingredientes de zero a cinco. Sendo zero o que não causa entupimento de poros e cinco, aquele que tem alta chance da formação de comedões:
0 – Não entope os poros
1 – Ligeiramente comedogênico
2 a 3 – Moderadamente comedogênico
4 a 5 – Severamente comedogênico
Contudo é de suma importância que você leia com muita atenção o rótulo dos seus produtos. E por fim, sobretudo cuide bem da sua pele respeitando as características dela sem prejudicar a sua saúde.
O comedogênico não é indicado?
Comedogênico- o que significa e como identificá-lo nos cosméticos
Area de MulherDefinitivamente tudo vai de acordo com a sua pele. Contudo se você possui uma pele mais oleosa, é recomendado não optar pelo uso de produtos com alto índice comedogênico. Porém as peles secas permitem que o índice comedogênico seja um pouco maior.
Todavia, não é por que você não tem pele oleosa que pode caprichar no uso de substâncias que possam entupir os poros o tempo todo. Portanto tenha moderação, pois até mesmo uma pessoa que tenha uma pele seca não pode ficar utilizando um produto com alto índice comedogênico, caso contrário, ela pode desenvolver a formação de acnes e cravos.
Ingredientes naturais comedogênicos
Comedogênico- o que significa e como identificá-lo nos cosméticos
Area de MulherManteiga de cacau
Manteiga de coco
Óleo de linhaça
Azeite de dendê
Óleo de Germe de Trigo
Ingredientes não comedogênicos
Comedogênico- o que significa e como identificá-lo nos cosméticos
Area de MulherÓleo de amêndoa
Cera de Carnauba
Extrato de camomila
Glicerina vegetal
Óleo de jojoba
Óleo de semente de damasco
Óleo de abacate
Calêndula
Cânfora
Óleo de castor
Óleo de milho
Óleo de Oliva
Óleo de amendoim
Óleo de semente de sândalo
Óleo de cártamo
Óleo de semente de gergelim
Óleo de girassol
Você vai encontrar no mercado produtos:
Comedogênico- o que significa e como identificá-lo nos cosméticos
Area de MulherEm primeiro lugar “Não comedogênicos”, que em síntese é a ausência ou não agravamento de comedões que basicamente são os cravos.
Em segundo lugar os “Não acnegênico”. Que frequentemente seria a ausência ou não agravamento da acne (espinhas).
E por fim, em terceiro lugar o famoso “Hipoalergênico” que em suma é a baixa capacidade de induzir sensibilização (irritação). Além disso ele é definitivamente outro termo encontrado com frequência em muitos cosméticos e produtos para cuidados da pele.
A menção de hipoalergênico no rótulo pode ser útil para pessoas que têm pele sensível ou com tendência a irritação. No entanto, é importante saber que “hipoalergênico” não significa, necessariamente, livre de alergias. Portanto fique atenta para posteriormente não ter problemas com isso.
Como você irá encontrar componentes comedogênicos nos rótulos?
Comedogênico- o que significa e como identificá-lo nos cosméticos
Area de MulherAcetlyated Lanolin
Cocoa Butter
Coconut Butter
Isopropyl Myristate
Isopropyl Palmitate
Isopropyl Neonpentanoate
Isopropyl Isotearate
Laureth 4
Myristyl Myristate
Myristyl Lactate
PEG 16 Lanolin
Por fim, gostou da matéria sobre produto comedogênico? portanto em seguida leia também: 10 produtos mais perigosos para a saúde que você está usando
Imagem de destaque: Guia55
Essa matéria Comedogênico- O que é e como identificá-lo nos cosméticos foi criada pelo site Área de Mulher.