Área de Mulher Cabelos com frizz, como evitar? Principais causas e soluções

Cabelos com frizz, como evitar? Principais causas e soluções

Você já sabe como acabar com os cabelos com frizz? Se ainda não, nós podemos te ajudar! Confira essas dicas infalíveis que separamos. Essa matéria Cabelos com frizz, como evitar? Principais causas e soluções foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Os cabelos com frizz são muito mais comuns do que se imagina e são nada mais, nada menos, do que aqueles fios que insistem em ficar arrepiados e acabam aumentando o volume e escondendo o brilho das madeixas.

Capaz de transformar o dia de qualquer mulher em um bad hair day, o frizz é um problema enfrentado principalmente por pessoas que vivem em regiões de muita umidade. Apesar de parecer uma questão fácil de ser solucionada, os cabelos com frizz só podem ser tratados através de procedimentos e de uma rotina de cuidados diária para restaurar a fibra capilar.

Pensando nisso, listamos algumas dicas infalíveis que vão te ajudar a eliminar os fios arrepiados e conquistar as madeixas sedosas e alinhadas dos seus sonhos. Entre as técnicas e práticas está, por exemplo, o uso de um leave-in ou até mesmo a optação de um corte específico para cabelos com frizz. Continue por aqui e confira!

O que são cabelos com frizz?

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Comunidade VIP

Os cabelos com frizz são aqueles com aspecto arrepiado e fios quebradiços aparentes. Apesar de acontecer, muita das vezes, por fatores climáticos, o frizz também pode ser um sinal de que o cabelo está fraco e com danos em sua estrutura.

Além disso, vale ressaltar que o frizz é responsável por retirar o brilho das madeixas e favorecer a perda de nutrientes da fibra capilar, deixando os fios opacos e quebradiços. Portanto, para evitar que isso aconteça é muito importante buscar manter uma rotina de cuidados específica para seu tipo de cabelo.

Principais causas

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Acorda Bonita

Alguns fatores podem colaborar para que os fios fiquem com frizz, entre as principais causas está:

Ressecamento – Quando os cabelos estão ressecados e quebradiços, eles possuem uma tendência maior de desafiar a gravidade e ficarem arrepiados. Uma dica é evitar puxar demais os fios ao penteá-los e não esfregar demais a toalha nos cabelos após o banho. Além disso, vale lembrar a importância de manter uma rotina de hidratação capilar; Procedimentos químicos, como, por exemplo, descolorações, aumentam as chances de ter cabelos com frizz; Clima úmido: Quando o ar está muito úmido, as moléculas de água presentes no ar se unem ao cabelo e modificam sua estrutura, causando o temido frizz. Aliás, sem dúvida, você já deve ter percebido que quando saímos na chuva ou na garoa, os fios rapidamente ficam arrepiados e fora do lugar. Uso excessivo de aparelhos elétricos: O uso de aparelhos como, por exemplo, chapinhas e secadores abre as cutículas do cabelo, o que faz com que elas fiquem levantadas, ou seja, com frizz.

Observação: Por fim, vale salientar que como uma das principais causas dos cabelos com frizz é o ressecamento dos fios, as mulheres cacheadas e crespas, infelizmente, possuem uma tendência maior a sofrer com o problema. Portanto, caso você tenha cabelos cacheados aposte no uso de produtos para hidratação e reconstrução.

Cabelos com frizz, como evitar?

Cabelos com frizz, como evitar? Principais causas e soluções

Cabelos com frizz, como evitar? Principais causas e soluções

Area de Mulher
Vix

O principal segredo para evitar os cabelos com frizz é manter uma rotina de cuidados constante, com ajuda de shampoos, condicionadores e máscaras hidratantes de boa qualidade. Aliás, uma dica infalível para te ajudar a montar essa rotina é aderir a ajuda de um cronograma capilar.

Ademais, confira abaixo outras 6 dicas que listamos para te ajudar a evitar e combater os cabelos com frizz:

Aposte em cremes para pentear os cabelos; Evite o uso de aparelhos como secadores, chapinhas e babyliss. No entanto, quando for usar o secador, por exemplo, substitua o uso da escova pelos dedos; Use finalizadores para manter os fios com aspecto bonito e brilhante; Hidrate os fios mesmo após secos com ajuda de óleos capilares como, por exemplo, o óleo de argan; Evite tomar banho na água quente, opte pela morna ou gelada; Não use fronhas de algodão, prefira tecidos como o cetim ou seda.

Corte para cabelos com frizz

Cabelos com frizz, como evitar? Principais causas e soluções

Cabelos com frizz, como evitar? Principais causas e soluções

Area de Mulher
Imagem: Bela Cabelereiro (Corte bordado)

Você sabia que alguns cortes de cabelos podem ajudar a disfarçar o frizz? Então, entre as opções, o corte bordado pode ser o ideal para quem deseja abaixar o volume dos fios. Além disso, esse corte elimina as pontas duplas do cabelo sem mexer no comprimento dos fios.

Outra opção é apostar em um corte em camadas longas. Isso porque essa opção preserva o peso do cabelo, ou seja, ajuda a equilibrar o volume dos fios e dá mais movimento para as madeixas.

Por fim, vale ressaltar que, quem sofre com os cabelos com frizz, deve passar longe de cortes desfiados ou com navalhas, já que eles deixam as mechas mais propícias a ficarem arrepiadas e quebradiças.

Então, o que achou dessa matéria? Aproveite para conferir também: Como fortalecer os cabelos? Dicas de cuidados e alimentação.

Fontes: Haskell Cosméticos, Aneethun, All Things Hair.

Fontes das imagens: Pure People, Comunidade VIP, Acorda Bonita, Vix, Bela Cabelereiro.

Essa matéria Cabelos com frizz, como evitar? Principais causas e soluções foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas