Cabelo macio – Dicas de como manter o cabelo sedoso e com brilho

Manter um cabelo macio, saudável e brilhoso não é difícil, com alguns cuidados e hábitos dá para ter um cabelo sempre impecável. Essa matéria Cabelo macio – Dicas de como manter o cabelo sedoso e com brilho foi criada pelo site Área de Mulher.

Ter um cabelo macio, solto, sedoso, com brilho e livre de frizz é o desejo de toda mulher. No entanto, manter os fios com essa aparência nem sempre é uma tarefa simples. Para isso, é preciso encontrar o equilíbrio entre os hábitos cotidianos e os tratamentos capilares adequados aos seu tipo de cabelo.

Cada cabelo é único e demanda cuidados específicos. Contudo, alguns cuidados e hábitos podem funcionar muito bem para todos os tipos de fios, independentemente do tipo, textura e comprimento. Até porque, o principal inimigo do cabelo macio é o mesmo em todos os tipos de fios: o ressecamento. Ele é o responsável por deixar os cabelos opacos, frágeis e embaraçados.

Sendo assim, para deixar os cabelos saudáveis, sedosos e principalmente macios, é preciso combater o ressecamento. Felizmente, com uma rotina de cuidados capilares e os produtos adequados, é possível sim manter impecável.

Ressecamento dos fios

Cabelo macio - Dicas de como manter o cabelo sedoso e com brilho

Cabelo macio - Dicas de como manter o cabelo sedoso e com brilho

Area de Mulher
Vix

Se tem duas coisas que simplesmente não combinam, essas coisas são: cabelo macio e ressecamento. Não é difícil perceber quando os fios estão ressecados. A falta de vida dos fios, a dificuldade para desembaraçar e a formação de nós são os principais sintomas de que o cabelo está ressecado.

Quando o cabelo está ressecado, a fibra capilar fica com as escamas abertas, e por isso o cabelo embaraça com mais facilidade. Desse modo, forma-se muitos nós no comprimento do cabelo, o que acaba estragando os fios, que arrebentam com maior facilidade, e atrapalha o seu caimento. Totalmente o contrário do cabelo macio.

Além disso, outro fator que pode influenciar o ressecamento dos fios é o tipo de cabelo. Por exemplo, cabelos cacheados e crespos são naturalmente mais secos do que os cabelos lisos. Isso porque a sua estrutura espiral acaba atrapalhando a distribuição de oleosidade da raiz até as pontas.

Apesar disso, dá para resolver o problema do ressecamento e ter um cabelo saudável apenas mantendo uma rotina de cuidados capilares adequadas. Confira a seguir algumas dicas simples que podem deixar o seu cabelo macio por mais tempo.

Fronha de seda – Os benefícios da peça para a pele e cabelo

×

Dicas para se ter um cabelo macio

Cabelo macio - Dicas de como manter o cabelo sedoso e com brilho

Cabelo macio - Dicas de como manter o cabelo sedoso e com brilho

Area de Mulher
O Imparcial

Antes de mais nada, um cabelo macio e sedoso é resultado de muito cuidado e hidratação. Sendo assim, algumas coisas simples do dia a dia podem ajudar a manter e prolongar o efeito macio dos fios.

Produtos adequados ao tipo e necessidade dos fios

O primeiro passo quando se trata de rotina de cuidados capilares é escolher produtos adequados ao seu tipo de cabelo. E principalmente que supra todas as necessidades dos fios.

Portanto, além de se atentar com o tipo, seja liso, cacheado, crespo ou etc, dê preferência para produtos com ação hidratante. No caso de química, como tintura ou alisamento, a dica é apostar em produtos com ação reconstrutora, já que após esses procedimento os fios ficam mais sensibilizados.

Lavagem

O tratamento capilar começa já na lavagem. Por isso é tão importante a escolha certa do shampoo e do condicionador que irá usar no cabelo. Afinal, é na lavagem que esses produtos irão repor as proteínas e reparar a estrutura completa do fio.

Rotina de hidratação

Como dito anteriormente, a hidratação é a chave para evitar o ressecamento dos fios e mantê-los sedosos e macios. Sendo assim, independentemente do tipo de cabelo, a hidratação é uma parte indispensável dos cuidados com os fios.

A hidratação é a responsável por repor a água do cabelo, principalmente quando o fio está seco, áspero e sem vida. Então, o ideal é fazer uma hidratação profunda com máscara hidratante pelo menos uma vez por semana.

Nutrição dos fios

Além da hidratação, outra coisa que não pode faltar no cronograma capilar é a nutrição. Essa etapa ajuda a deixar os fios mais macios e leves, porque é a nutrição a responsável por repor a oleosidade natural dos fios.

Além disso, a nutrição é uma ótima forma de prevenir o temido frizz, e também de deixar o cabelo mais brilhoso. A dica é incluir a umectação com óleos vegetais e manteigas hidratantes no seu cronograma capilar.

Pentear e desembaraçar os fios de baixo para cima

A parte de pentear e desembaraçar os fios do jeito certo ajuda na hora de manter o cabelo solto e alinhado. De modo geral, o ideal é começar a desembaraçar os fios de baixo para cima, sempre com movimentos leves.

Desse modo, você evita a formação de nós ao longo do cabelo, e facilita o processo de pentear, que as vezes pode ser um verdadeiro incômodo.

Evite dormir com o cabelo molhado

Dormir com o cabelo molhado é muito prejudicial á saúde dos fios. Sendo assim, evite ao máximo dormir com os fios úmidos para conseguir um cabelo macio e saudável.

Isso porque quando molhados, os fios ficam mais flexíveis e elásticos, e consequentemente mais propensos à quebra. Isso fica ainda pior quando tem atrito com o travesseiro durante a noite.

A dica é esperar o cabelo secar naturalmente, se não for possível, seque os fios com um secador. Além disso, pode ser interessante investir em uma fronha de seda, para evitar o atrito do travesseiro com os fios.

Utilize sempre protetor térmico

Se for usar qualquer ferramenta que usa calor nos fios, como secador, chapinha ou babyliss, utilize sempre o protetor térmico. Esse produto é muito importante para proteger o cabelo dos danos causados pelo calor, evitando o ressecamento e quebra.

Finalizador

O finalizador é importante tanto para quem deixa o cabelo secar naturalmente, quanto para quem utiliza o secador ou a chapinha. Os óleos finalizadores e leave-ins são essenciais para deixar o cabelo macio e sedoso, já que ajuda a selar as cutículas, evitar o frizz e manter o brilho. Além de tratar as pontas ressecadas.

Proteção solar

Outro fator que pode danificar os fios é a exposição solar. Isso porque os raios solares podem danificar as cutículas capilares, ocasionando a perda de água e nutrientes, resultando no seu ressecamento.

Sendo assim, antes de se expor demais ao sol, ou ir para a piscina ou praia, é indispensável o uso de um protetor solar para os fios. Isso é essencial para se ter um cabelo macio e hidratado.

Cortar as pontas de tempos em tempos

E para terminar, uma dica não menos importante: cortar as pontas do cabelo regularmente. Isso evita que as pontas fiquem ressecadas, e com um aspecto sem vida.

As pontas são a parte mais antiga do fio, e por isso é comum que fiquem mais danificada com o tempo, apresentando um aspecto desgastado. Quanto mais tempo sem cortar as pontas, maior pode ser a parte a ser aparada no próximo corte. Portanto, o ideal é é cortar as pontas uma vez a cada quatro meses.

Assim, você consegue ter um cabelo macio e saudável, e ainda manter o comprimento. Aliás, o corte regular ajuda até no crescimento dos fios.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também produtos para crescer cabelos.

Fontes: Segredos de Salão Beleza Extraordinária Seda Segredos de Salão

Imagem destacada: Salve a Noiva

Imagens: Vix O Imparcial

Essa matéria Cabelo macio – Dicas de como manter o cabelo sedoso e com brilho foi criada pelo site Área de Mulher.