Argila rosa – O que é, onde encontrar, como fazer e benefícios

A argila rosa é uma mistura das argilas vermelha e branca, é bem suave e é bem útil para quem tem a pele sensível e delicada.

Sendo uma mistura da argila vermelha e da argila branca, a argila rosa também é muito utilizada nos tratamentos de beleza. A mistura das duas argilas resulta numa argila suave, de tal forma que é bem útil para quem tem pele sensível e delicada.

Primeiramente, a argila, independentemente da cor, se dá pela degradação e decomposição da rocha. Após ser exposta ao vento, água, apodrecimento de vegetais e agentes químicos ao longo dos anos, resulta em alterações no mineral.

Há muito tempo, a utilização da argila de todas as cores vêm fazendo a diferença, seja para medicamento contra ferimentos ou, como vem sendo utilizada recentemente, com fins estéticos e medicinais. Cada tipo de argila tem um tipo de funcionamento diferente, e é interessante conhecer sobre elas e para que servem.

Para que serve e benefícios da argila rosa

Argila rosa: Conheça e saiba para que serve

Argila rosa: Conheça e saiba para que serve

Area de Mulher
Imagem: I Bahia

Sendo derivada das argilas vermelha e branca, a argila rosa possui o benefício das duas. Ela possui propriedade suavizante, anti-inflamatória, revitalizante, cicatrizante e adstringente. O que acalma irritações na pele, ainda assim, suaviza rosáceas, cicatriza acnes, reduz medidas, além de ter ação calmante.

Com a finalidade de obter uma pele hidratada, luminosa, circulação acelerada e um corpo com menos celulite. Além da pele, fornece maciez e vigor para os cabelos, devido à quantidade de ferro presente. O que a faz ideal para tratamentos estéticos. Ela tem um papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons.

Argila rosa: Conheça e saiba para que serve

Argila rosa: Conheça e saiba para que serve

Area de Mulher
Imagem: Notícia ao minuto

Limpa a pele de forma profunda, remove toxinas e absorve o excesso de oleosidade. Ao fazer uma máscara, ela combate os radicais livres, prevenindo primordialmente o envelhecimento e a aparição de rugas, sendo ótimo para peles maduras.

Máscara reconstrutora – Para que serve e como usar

×

Como preparar e usar argila rosa

Argila rosa: Conheça e saiba para que serve

Argila rosa: Conheça e saiba para que serve

Area de Mulher
Imagem: Summum Naturais

Este tipo de argila é encontrado na forma de pó. Então, para utilizá-la basta misturar com água até forma uma consistência pastosa. Utilize recipientes de cerâmica ou semelhantes para não perder os minerais contidos nela, portanto, não use recipientes de metal.

Para usar como máscara facial, o primeiro passo é limpar bem o rosto. Após isso, basta aplicar a mistura no rosto e deixar agir por cerca de 20 a 30 minutos. Para retirar, basta enxaguar com água. Você pode notar sua pele com uma leve vermelhidão e ardor, mas isso é normal, passe um hidratante para ajudar. Como ela é uma argila suave, pode fazer uso dela todos os dias.

Para usar máscara capilar, o processo se assemelha à máscara facial. Faça a pasta, posteriormente, aplique no couro cabeludo do cabelo e deixe agir por 20 minutos. Finalize o tratamento usando óleos vegetais. Esse tipo de ação é mais eficaz nos cabelos naturais, então, casa você tenha química no cabelo, espere um prazo de dois meses para utilizar a argila. Uma aplicação quinzenal já é suficiente para obter bons resultados.

Onde encontrar

Argila rosa: Conheça e saiba para que serve

Argila rosa: Conheça e saiba para que serve

Area de Mulher
Imagem: Mercado Livre

Por ser natural, a argila rosa pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. Os valores variam entre R$ 10,00 e R$ 30,00 o quilo, aproximadamente, variando as marcas. Além disso tudo, a argila é um produto que não contém nenhum componente prejudicial para a saúde ou o meio ambiente. E é de fácil degradação por não conter substâncias tóxicas.

Mas primeiramente, em caso de peles muito sensíveis, doenças de pele ou do couro cabeludo, o recomendado é consultar um dermatologista e entender melhor o tipo de caso que você se encaixa, para então começar a utilizar a argila rosa.

E então? O que achou da matéria? Você também vai gostar de conferir: Argila para o rosto e cabelo: que tipo usar e quais as diferenças.

Fontes: Ecycle, Green Me.

Imagem de destaque: Mercado Livre.

Essa matéria Argila rosa – O que é, onde encontrar, como fazer e benefícios foi criada pelo site Área de Mulher.