Área de Mulher Argila no cabelo, como usar? Principais benefícios

Argila no cabelo, como usar? Principais benefícios

Você já ouviu falar sobre o método de aplicação de argila no cabelo? Além de salvar o couro cabeludo, a técnica possui diversos benefícios. Essa matéria Argila no cabelo, como usar? Principais benefícios foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

O que você sabe sobre a argiloterapia? A técnica de aplicar argila no cabelo pode até parecer um pouco chocante, mas seus benefícios são o suficiente para considerar fazer um teste. Aplicar argila no rosto e no corpo já é um ritual popularizado e que integra muitas rotinas de cuidados com a pele. Contudo, ela funciona tão bem quanto quando o assunto é cuidar das madeixas.

Existem diferentes procedimentos que compreendem o método da aplicação de argila no cabelo, bem como o tipo mais indicado que deve ser adquirido. Isso ocorre pelo fato de cada tipo possuir uma cor e propriedades únicas, sendo uma mais adequada do que a outra dependendo do tratamento necessário. Assim, cada um age de um modo nos fios.

Acima de tudo, a argila funciona de forma que possa proporcionar um tratamento poderoso para os cabelos, agindo principalmente nos casos de oleosidade, saúde do couro cabeludo e nutrição dos fios. Confira abaixo quais são os benefícios da aplicação de argila no cabelo, bem como seus diferentes tipos e propriedades para cada tratamento.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Beleza e Saúde

Benefícios da aplicação de argila no cabelo

A argila é, sobretudo, provinda diretamente do solo. Dessa forma, ela é formada por variados oligoelementos, ou elementos químicos inorgânicos, como os derivados do alumínio, ferro, cálcio, potássio, enxofre, magnésio silicatos, entre outros minerais. O resultado dessa composição riquíssima é um poderoso desintoxicante, anti-inflamatório e cicatrizante.

Argila no cabelo

Argila no cabelo

Area de Mulher
Fonte: Lar Natural

Assim, quando aplicada no cabelo, a argila é capaz de equilibrar o pH do couro cabeludo, bem como hidratar, rejuvenescer e proporcionar relaxamento à pele presente na região. No caso de fios fracos e quebradiços, a argila é capaz de repor os minerais perdidos no couro cabeludo, dessa forma, estimulando a circulação sanguínea. Por fim, os fios crescerão novamente fortes e saudáveis.

Da mesma forma, o tratamento com argila é excelente para cabelos que receberam muitos procedimentos químicos e cosméticos, deixando a sensação de couro cabeludo intoxicado e pesado. No caso de cabelos muito oleosos, a argila detoxifica e purifica o couro cabeludo, equilibrando os níveis de óleos naturais, sem retirá-los. Por fim, o elemento ainda possui ação tanto antisséptica quanto bactericida.

Tipos de argila

Na hora do tratamento, é essencial entender qual o melhor tipo de argila que deve ser utilizado. Cada uma possui suas propriedades e benefícios, sendo mais indicada para determinados tipos de cabelo. A roxa, por exemplo, funciona bem para os loiros, enquanto a vermelha é valiosa para as ruivas.

1 – Argila verde

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Pajaris

Uma das mais populares de todas, a argila verde é rica em diversos oligoelementos, como manganês, silício e magnésio. Assim, sua atuação em cabelos oleosos é extremamente eficiente, ajudando até mesmo em casos de seborreia e caspa, mas sem acabar com a oleosidade natural dos fios. Ela possui ação adstringente, desintoxicando a pele da região.

Da mesma forma, a argila verde funciona na hora de desinflamar e esfoliar o couro cabeludo, bem como eliminar os resíduos de químicas e progressivas que tornam os fios pesados e o couro cabeludo intoxicado.

2 – Roxa

Argila no cabelo

Argila no cabelo

Area de Mulher
Fonte: GreenMe

A argila roxa é extremamente rara e não é exatamente indicada para o cabelo, pois seu manuseio é delicado, bem como sua aplicação, que deve ser feita estritamente no couro cabeludo. Contudo, ela é uma proposta valiosa para corrigir manchas em tons loiros, reduzindo o efeito de amarelamento. É preciso refletir a respeito de seu uso e talvez optar por produtos matizadores caso não haja segurança quanto sua aplicação.

3 – Vermelha

Argila no cabelo

Argila no cabelo

Area de Mulher
Fonte: Beleza e Saúde

Uma opção perfeita para as ruivas, a argila vermelha ajuda a manter o tom pelo tempo que for necessário. Além de prolongar a tonalidade, o elemento ilumina as madeixas avermelhadas, bem como as hidrata de forma adequada. Da mesma forma, sua atuação ainda é excelente contra queda de cabelo, limpeza e desintoxicação do couro cabeludo.

4 – Argila rosa

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: We Fashion Trends

Esse tipo de argila é extremamente indicado para aquelas que sofrem muito com quedas de cabelo e alopecia, a doença propriamente dita que ocasiona quedas repentinas dos fios. Juntamente com isso, ela também é capaz de hidratar e desintoxicar o couro cabeludo.

5 – Argila cinza

Argila no cabelo

Argila no cabelo

Area de Mulher
Fonte: Argila

Do mesmo modo, a argila cinza é outra alternativa para quem deseja remediar quedas de cabelo. Sua ação é anti-inflamatória, ou seja, trata o couro cabeludo da melhor forma possível, bem como proporciona a estimulação de circulação sanguínea, fazendo com que os fios cresçam fortes e saudáveis novamente.

6 – Argila preta

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Argila

Nesse caso, a argila preta é valiosa para quem precisa tratar quedas de cabelo ocasionadas pela idade, e não por outros fatores, pelo fato das ocasiões serem completamente diferentes, dessa forma, necessitam de tratamentos adequados dependendo do caso. A alta concentração de titânio, silício e alumínio da argila preta é capaz de beneficiar a renovação celular, bem como a ativação da circulação no couro cabeludo.

Ainda assim, a argila preta fornece maior proteção aos fios, por meio de uma espécie de blindagem do couro cabeludo. Dessa forma, as quedas são menos ocorrentes. Para aquelas que possuem cabelo escuro, o brilho proporcionado por esse tipo de argila vale o investimento!

7 – Argila amarela

Argila no cabelo

Argila no cabelo

Area de Mulher
Fonte: Cruda

Rica em silício, a argila amarela é uma boa pedida para uma limpeza mais profunda do couro cabeludo. Ela é capaz de absorver as toxinas presentes na região, além de remover as células mortas, sendo a opção perfeita para quando um detox capilar é necessário.

8 – Argila branca

Argila no cabelo

Argila no cabelo

Area de Mulher
Fonte: Beleza e Saúde

Não há melhor indicação do que a argila branca quando o assunto é tratar fios danificados e com alta porosidade. Normalmente, ela é altamente indicada para quem sofre com as consequências de excesso de procedimentos químicos, que deixam o cabeço quebradiço, bem como outros tipos de fatores externos que o influenciam negativamente.

Essa argila pode ser utilizada em qualquer tipo de cabelo, pelo fato de ser uma das mais suaves. Além de seu poder de reconstrução e recuperação, a argila branca ainda promove o crescimento mais saudável do fio, hidratando de forma natural e regulando a oleosidade.

Modo de uso

Utilizar argila no cabelo é muito simples. Antes de mais nada, a mistura deve ser preparada, que consiste em quatro colheres de argila seca e água. Após colocar a argila em um recipiente, complete com água filtrada até que a mistura fique homogênea, não tão firme e não tão mole. Mexa bem. Em seguida, lave os cabelos normalmente, de preferência com um shampoo neutro, que não vá influenciar o efeito da argila. Para a aplicação, algumas precauções devem ser tomadas: no caso de cabelos normais a secos, misture a argila com uma pequena quantidade de creme neutro, passando apenas no couro cabeludo com a ajuda de um pincel. Cuidado para não tocar nos fios! No caso de cabelos oleosos, misture a argila com algum sabonete neutro, novamente aplicando apenas na região do couro cabeludo. Os fios não necessitam do efeito da argila. Feito isso, aguarde o tempo que julgar necessário deixar a mistura no cabelo, desde que não ultrapasse uma hora de duração. Para enxaguar, lave com água morna, mas sem esfregar. Espere que a mistura amoleça sozinha e saia do couro cabeludo. Enxague bem, de forma que nenhum resíduo da argila permaneça nos fios. Não é preciso aplicar condicionador, mas a finalização é permitida.

Se você se interessou por essa matéria sobre argila no cabelo, confira também Remédios naturais para queda de cabelo – Melhores tratamentos

Fontes: Salonline, Cabelo, Cativa Natureza

Imagens: Beleza e Saúde, Beleza e Saúde, Cruda, Argila, Argila, We Fashion Trends, GreenMe, Lar Natural, Pajaris

Essa matéria Argila no cabelo, como usar? Principais benefícios foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas