Área de Mulher Alisamento sem formol, o que é? Como é feito e as principais vantagens

Alisamento sem formol, o que é? Como é feito e as principais vantagens

O alisamento sem formol, como o próprio nome indica é um tratamento capilar para alisar o cabelo livre da substância tóxica e agressiva. Essa matéria Alisamento sem formol, o que é? Como é feito e as principais vantagens foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Quando se fala em alisamento capilar, a primeira coisa que vem à cabeça é a escova progressiva, certo? Por muito tempo, essa técnica foi a mais utilizada para alisar as madeixas. No entanto, tinha um porém, a presença de formol, uma substância tóxica. Sendo assim, começou a ter restrições quanto o uso da substância e a indústria de cosméticos começou a investir em opções com a mesma finalidade mas livre da substância. Sendo assim, apareceu o alisamento sem formol.

Por um tempo, muitas mulheres até desistiram de alisar os fios devido a única forma de fazer isso ser com o uso de substância. Mas felizmente isso não é mais um problema, já que as escovas progressivas hoje em dia contém apenas a quantidade de substâncias tóxicas seguras, e tem opções de alisamento sem formol.

No caso do alisamento sem formol, muitas pessoas ainda questionam se funciona mesmo. A resposta é sim, é possível alisar o cabelo sem formol, já que existem outras substâncias com propriedades alisantes que são permitidas pela legislação e não são tão agressivas.

Portanto, hoje iremos entender melhor como funciona o alisamento sem formol e como é feito. Além é claro, das principais vantagens de aderir a essa técnica de alisamento.

Alisamento sem formol

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Escova Orgânica

Como dito anteriormente, a escova progressiva é um dos principais e mais populares métodos de alisamento capilar já feito. Ela promove uma redução do volume e do frizz, e altera a estrutura capilar para deixá-la lisa. Contudo, apesar de prometer o que muitas mulheres sonham, esse tipo de procedimento oferece alguns riscos, para a saúde e para o cabelo em si.

Em contrapartida, o alisamento sem formol oferece os mesmo benefícios da escova progressiva, como fios alinhados, sem volume e sem frizz, mas sem o risco para a saúde. Sem o principal ativo alisante, esses métodos apostam em outras substâncias com efeito parecido, que são regulamentadas e não são agressivas. Sendo assim, livre dos efeitos colaterais como descamação do couro cabeludo, queda do cabelo, ardência nos olhos, dor de cabeça em outros.

Ou seja, o alisamento sem formol é a melhor opção para quem não abre mão de ter um cabelo sempre liso, de forma segura e sem danificar o cabelo. Isso porque além de não provocar os efeitos colaterais indesejados, o alisamento sem formol também ajuda a manter os fios mais saudáveis, já que é feito a partir de ativos naturais e químicos que não são agressivos.

Para se ter uma ideia, atualmente existem mais de 300 tipos de alisamentos capilares livres de formol no mercado. Contudo, é muito importante conferir a lista de ingredientes do produto para assegurar que é realmente livre da substância.

Como é feito o alisamento sem formol

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Escova Orgânica

No caso da escova progressiva, devido a presença de substâncias agressivas, deve ser realizado em um salão de beleza de sua confiança. Até mesmo para garantir o melhor resultado e menores riscos. No caso do alisamento sem formol, além de fazer no salão, também é possível fazer o tratamento em casa sozinha. Nesse caso, mais indicado para quem já tenha alguma prática em cuidados capilares.

Então, independentemente de fazer o alisamento sem formol no salão ou em casa, o procedimento é o mesmo. O primeiro passo é básico, é lavar o cabelo com um shampoo de limpeza profunda, para além de retirar todos os resíduos, abrir a cutícula para receber o produto. Depois de retirar o excesso de água do cabelo é hora de aplicar o produto. O ideal é separar o cabelo em partes para facilitar na aplicação. Feito isso, deixe o produto agir no cabelo conforme instruções da embalagem, geralmente 20 minutos.

Desse modo, após esse período é hora de escovar os cabelos com o uso de um secador e depois finalizar com a chapinha, para deixar os fios lisinhos. O próximo passo é lavar o cabelo novamente para retirar o produto e aplicar uma máscara de hidratação e enxaguar logo em seguida. Depois disso está pronto o alisamento sem formol, mas se preferir pode secar o cabelo novamente e finalizar com a chapinha.

Dica: antes de começar o tratamento, é muito importante fazer um teste do produto em uma mecha para verificar a possibilidade de alergias. Então, caso o cabelo fique quebradiço ou sem elasticidade, é um sinal de que o seu cabelo não tem condições de realizar esse tratamento.

Vantagens do alisamento sem formol

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
A Gazeta

Hoje em dia, a grande maioria dos produtos de alisamento sem formol contam com uma substância em específico na sua composição: a carbocisteína. Se trata de um aminoácido que abre a estrutura do fio, ou seja, permitindo que o produto haja no interior da cutícula capilar e o alisamento seja feito com a ajuda da chapinha.

Então, para que o cabelo fique realmente liso, é necessário fechar a estrutura do fio, nas escovas progressivas, o formol que é responsável por isso. No caso do alisamento sem formol, é o tioglicolato de amônio e a etalonamina, substâncias substitutas do formol, que fazem esse papel, sendo muito menos agressivas e causando menos danos aos fios.

Portanto, a principal vantagem do alisamento sem formol é a possibilidade de alisar o fio sem riscos à saúde. Mas além disso, o tratamento sem formol também promete longa durabilidade, algo em torno de três a cinco meses, dependendo do tipo de cabelo e dos cuidados pós alisamento.

No entanto, é importante lembrar que o alisamento sem formol também é um processo químico. Sendo assim, também sensibiliza os fios, mas nada comparado aos problemas gerados pelo uso de formol.

Cuidados pós alisamento

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
All Things Hair

Obviamente que depois do alisamento sem formol, o intuito é manter os fios lisos e impecáveis por muito mais tempo. E como mencionado acima, dependendo dos cuidados com o cabelo após o tratamento, seus resultados podem ser prolongados ainda mais. Então, além de fazer com que o produto permaneça no cabelo por mais tempo, também é importante cuidar da saúde capilar.

Sendo assim, após fazer o alisamento sem formol, o ideal é evitar o uso de shampoos anti-resíduos, já que esses eles tendem a retirar o produto do cabelo, diminuindo a sua durabilidade. Então, nada de lavar o cabelo com produtos de limpeza profunda. A recomendação é investir em linhas capilares específicas para madeixas alisadas, já que esses produtos contam com ativos que ajudam a manter o efeito do tratamento em questão.

Além disso, é muito importante ter uma rotina de cuidados com o cabelo, fazendo hidratação com maior frequência, no mínimo uma vez por semana. Desse modo é possível fornecer os nutrientes essenciais para o cabelo, que devido ao alisamento tende a ficar com as pontas ressecadas. Mas cuidado para não fazer uma hidratação com limpeza profunda, para não ter o mesmo efeito dos shampoos com essa finalidade.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Progressiva japonesa, o que é? Como funciona e benefícios.

Fontes: Desírius Minha Vida Segredos de Salão Cabelo

Imagens: Escova Orgânica Universa Escova Orgânica A Gazeta All Things Hair 

Essa matéria Alisamento sem formol, o que é? Como é feito e as principais vantagens foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas